07 dicas práticas que ajudam a manter a dieta e perder peso

Manter-se firme na dieta pode ser um grande desafio. Não é nada fácil ver aquela maravilhosa barra de chocolate e segurar o desejo de devorá-la. A situação fica ainda mais complicada quando a ansiedade ataca, e dá aquela vontade louca de comer alimentos bem calóricos. A verdade é que é preciso muita disciplina e força de vontade para superar todos os obstáculos e emagrecer de forma saudável. Se você tem dificuldades para manter a dieta e perder peso, então precisa tomar algumas atitudes para evitar cair em tentações e sabotar a sua dieta.

Neste artigo apresentaremos 07 dicas práticas que você pode seguir diariamente. São dicas simples, e se você aplicá-las com seriedade, conseguirá manter a sua dieta e perderá aqueles tão indesejados quilinhos, e conquistará um corpo mais saudável.

Perca peso com saúde: 07 dicas práticas para manter a dieta

dicas manter a dieta e perder peso mais fácilPara emagrecer de verdade é preciso adotar hábitos mais saudáveis, ou seja, é preciso investir em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios físicos.

Muitas pessoas que desejam emagrecer rápido recorrem a dietas da moda, entretanto, esse pode não ser um bom caminho, pois essas dietas podem causar deficiências nutricionais, e isso não é nada bom para a saúde.

Além disso, dietas muito restritivas (como a maioria das dietas da moda) podem abrir espaço para o aparecimento do efeito sanfona, e isso é muito ruim para quem deseja perder peso, pois o efeito sanfona pode levar qualquer pessoa a viver em um círculo eterno de “engorda emagrece”.

Para manter uma dieta saudável é preciso ter disciplina e também ter compromisso com os seus próprios objetivos, porém, isso não é nada fácil. Mas você pode seguir algumas dicas simples para conseguir manter a sua dieta, perder peso de forma saudável e alcançar os seus objetivos.

1 – Nunca, mas nunca mesmo se alimente vendo televisão ou com tablets e celulares perto de você

Quando você se alimenta vendo televisão, ou brincando com eletrônicos como tablets ou celulares, você não percebe a quantidade de alimento que está consumindo. Enquanto o seu cérebro não registra a quantidade de alimento que foi ingerida, a fome não passa, e isso não é nada bom para a sua dieta. Ao se alimentar, sente-se à mesa, desligue tudo quanto é tipo de eletrônicos e coma com tranquilidade.

Isso pode até parecer um conselho bobo, mas não é. Você precisa sentir os alimentos, mastigá-los bem, perceber o gosto que eles têm. Tudo isso te ajudará a comer apenas o suficiente para se sentir satisfeita(o). Como você conseguirá perceber o momento certo de parar de comer se ficar distraída(o) com a TV ou outros eletrônicos? Essas distrações podem levar você a comer muito mais do que deveria, e isso não é nada bom. Certo?

2 – Quando for comer em restaurantes, confira primeiro quais alimentos estão disponíveis

Em restaurantes, antes de entrar na fila para se servir, visualize todos os alimentos disponíveis, planeje o que vai comer, assim você evita encher o prato demais e fica mais fácil resistir à tentação de colocar no prato aqueles alimentos mais calóricos.

Quando visualizamos os alimentos e planejamos o que colocaremos no prato, nossa atenção fica mais focada nos alimentos escolhidos, isso diminui muito o desejo de encher o prato com comidas calóricas que podem prejudicar a dieta.

3 – Ao ir ao supermercado fazer compras, faça uma lista com os alimentos que não prejudicarão a sua dieta

Supermercado para quem está de dieta é um perigo, portanto, antes de sair de casa, gaste um tempinho fazendo uma lista de compras que contenha somente os alimentos que não atrapalharão a sua dieta.

Quando vamos ao supermercado sem fazer uma lista de compras, o risco de cairmos em tentações é muito grande, pois a maneira como as coisas são dispostas no supermercado tem a função de estimular o consumo.

Outra coisa: antes de sair de casa para ir ao supermercado faça uma refeição leve, assim você não fica com fome e não corre o risco de se render às guloseimas que são lindamente colocadas em todos os lugares para fazer você comprá-las.

4 – Quando for se alimentar, não tenha pressa, coma devagar e mastigue muito bem a comida

Você sabia que o cérebro humano, a partir do primeiro bocado de comida, leva aproximadamente 20 minutos para registrar que o estômago já está cheio e não precisa de mais alimento? A regra então é: coma devagar e mastigue, dê tempo ao seu cérebro, assim ele evitará que você coma em excesso. Quanto mais depressa uma pessoa come, mais ela tenderá a comer, pois o cérebro demora a passar a informação de que o estômago está cheio.

Infelizmente, hoje em dia as pessoas estão tão apressadas que nem têm tempo para comer com calma, contudo, nem sempre essa pressa é justificada. Nos acostumamos com a rotina muito corrida, e atualmente somos muito imediatistas, então, estamos habituados a querer tudo muito rápido e a fazer tudo muito rápido. Então, para habituar-se a comer mais devagar, é preciso se esforçar um pouco e cultivar o hábito de respeitar o momento das refeições.

5 – Aprenda a visualizar os seus objetivos

Exercícios mentais são excelentes para ajudar a manter a dieta. Aprenda a visualizar os seus objetivos, imagine como ficará quando perder os quilinhos indesejados. Imagine o quanto seria legal usar aquela roupa bacana, passear na praia sem se preocupar com as gordurinhas indesejadas.

Dedique 02 minutos do seu dia para fazer esse exercício: 01 minuto antes de dormir e 01 minuto ao acordar pela manhã. Aprenda a criar emoções positivas, isso melhorará a sua disposição e aumentará as suas forças para manter-se firme na dieta e nos exercícios físicos.

O fator emocional é muito importante no processo de emagrecimento, por isso, fazer os exercícios mentais pode te ajudar a trabalhar melhor as suas emoções e fortalecer a sua motivação. Fazer esses exercícios mentais pode até parecer chato no início, no entanto, se você for perseverante, perceberá com o tempo que eles são muito poderosos, e até mesmo agradáveis, pois despertam emoções prazerosas e entusiasmo.

6 – Faça um diário e todos os dias registre o que comeu durante o dia

Diversos estudos demonstram que anotar a rotina alimentar diária aumenta a consciência quanto aos alimentos colocados no cardápio. Se você deseja emagrecer de verdade, é importante saber quais e a quantidade de alimentos que você consome diariamente. Isso é importante para que você faça trocas inteligentes e mantenha uma alimentação balanceada, que resultará em perda de peso. 

7 – Procure a companhia de pessoas que conseguiram perder peso de maneira saudável

A companhia de pessoas que conseguiram perder peso de maneira saudável é importante, pois pode contribuir para o aumento da sua motivação. Além disso, essas pessoas podem lhe ajudar a adotar hábitos mais saudáveis.

Considerações finais

Manter a dieta e perder peso realmente pode ser algo bastante difícil, entretanto, é importante que você acredite nas suas próprias capacidades, e busque maneiras de fortalecer a sua disciplina.

Tenha força e não desista dos seus objetivos.

Este artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário abaixo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

19 Comentários

  1. Betania disse:

    Mt boa as dicas. Gosteii!!

  2. Meri dos santos disse:

    Legal amei as dicas me ajudaram bastante

  3. alice disse:

    Obrigado amei as dicas

  4. rosana disse:

    sao dicas muito importante pois te ensinan como perder peso sem passar fome e de maneira saudavel.

  5. Nadir disse:

    Adorei as dicas. Foram muito importante para o meu dia a dia.

  6. Adriana disse:

    Muito boas as dicas, vou seguir…

  7. cely disse:

    Muito boas as dicas…..Obrigado

  8. leda zocoli disse:

    muito boa vou por em pratica

  9. inacia disse:

    Gostei das dicas,vou seguir.ta sendo muito dificil pra mim.mas vou tentar seguir.to aflita em perder alguns kilos

  10. Maria Ribeiro disse:

    Olá, boa noite, já havia recebido essa dica, estou cumprindo a risca, estou me sentindo muito bem, não quero pesar antes de 30 dias, mas sinto minhas medidas bem reduzida, muito obrigada pela sua ajuda

  11. jaine disse:

    dicas otimas,vou coloca-las em pratica 🙂

  12. Maisa Amarante disse:

    Adorei. Vou por em prática.

  13. vaneide disse:

    adorei as dicas,vou sequila obrido!

  14. Isabel Alfredo Muchabje disse:

    estas dicas são muito úteis para mim, vou seguir mesmo sendo difícil.

  15. Carla tamires Antunes Maciel disse:

    Muito obrigada pelas dicas está ajudando bastante…. bjs

  16. Bertina disse:

    Gosto dos artigos que me envia porque me desperta mais interesse. Obrigada