11 Dicas para emagrecer rápido e de forma duradoura

Emagrecer pode não ser uma das tarefas mais fáceis, entretanto, se você adotar algumas atitudes simples, conseguirá alcançar excelentes resultados de maneira bastante consistente. Para ajudar você a perder peso de maneira saudável e duradoura, preparamos algumas dicas para emagrecer que podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

Dicas para emagrecer rápido e de forma duradoura

dicas para emagrecer rápido mesmoPerder muito peso de forma rápida não é algo tão difícil, a verdadeira dificuldade é não cair na maldição do efeito sanfona.

Engordar e emagrecer constantemente (efeito sanfona) pode fazer qualquer pessoa mergulhar no desânimo e adotar medidas cada vez mais radicais na esperança de emagrecer de uma vez por todas.

O problema é que quanto mais radicais as medidas para perder peso, mais o efeito sanfona tende a aparecer.

Para ajudar você a escapar do efeito sanfona, emagrecer de forma saudável e manter o peso ideal ao longo do tempo, preparamos 11 dicas para emagrecer que são bastante simples, e que podem ser incorporadas ao seu dia a dia sem muitas dificuldades.

1 – Evite seguir dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido

Aquelas dietas da moda que prometem emagrecimento rápido são um prato cheio para o efeito sanfona. Essas dietas são muito restritivas, e privam o seu organismo de nutrientes importantes.

Para emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo você não pode deixar o seu corpo desconfiado de que está perdendo gordura rapidamente.

O corpo é muito inteligente, e se ele perceber que está sendo privado de nutrientes, e que também está perdendo gordura, ele dará um jeito de diminuir o consumo de energia, então você não perderá gordura, perderá apenas água e massa magra.

Para evitar essa armadilha você precisa esquecer as dietas da moda e investir na reeducação alimentar.

A reeducação alimentar não priva o seu organismo de nutrientes importantes. Na verdade essa técnica busca oferecer ao organismo uma alimentação de qualidade superior, assim ele funcionará de maneira muito mais eficaz e você perderá peso de forma totalmente saudável.

2 – Beba bastante água diariamente

A água, além de essencial para uma vida saudável, é uma grande aliada de quem deseja perder peso. Tente beber pelo menos 06 copos de água por dia, de preferência gelada.

Sugestão de leitura: Água gelada emagrece: mito ou verdade?

3 – Evite consumir alimentos muito salgados

O sal em excesso favorece a retenção de líquido no corpo, causando inchaços e aumentando a sensação de peso. Além disso, o sal também favorece a hipertensão arterial.

4 – Coma devagar e mastigue bem os alimentos

Comer muito depressa pode levar você a comer em excesso, isso porque, a partir da primeira garfada, seu cérebro demora aproximadamente 20 minutos para entender que você está comendo e que seu estômago está cheio.

5 – Prefira consumir alimentos integrais

Os alimentos integrais são menos processados, o que ajuda a conservar os seus nutrientes. Além disso, os alimentos integrais matam a fome por muito mais tempo, e ajudam a acelerar o metabolismo, promovendo mais queima de calorias.

6 – Evite o consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são ricos em diversos aditivos que são muito prejudiciais à saúde. Para emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo você deve fugir deles, portanto, evite o consumo de salgadinhos de pacote, biscoitos, balas, refrigerantes, dentre outros.

7 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Além de muito calóricas, as bebidas alcoólicas reduzem o metabolismo, dificultando ainda mais a queima de calorias.

8 – Diminua o consumo de açúcar

Você não precisa excluir o açúcar da sua vida, mas não exagere, pois em excesso ele pode sim fazer você ganhar peso.

9 – Evite comer fast-food

Apesar da gostosura e praticidade, os fast-foods podem acabar com qualquer dieta saudável, isso porque eles são ricos em gorduras, açúcares e sódio. Evitá-los é uma atitude que pode ajudar você a perder muitos quilos.

10 – Pratique exercícios físicos regularmente

Para emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo não basta seguir uma dieta balanceada e saudável. Os exercícios físicos são obrigatórios, e juntos com a dieta, ajudam a manter a saúde e o peso ideal, portanto, se você deseja emagrecer, precisa praticar exercícios físicos pelo menos 03 vezes por semana.

Leitura complementar: Exercícios aeróbicos para emagrecer

11 – Não se sacrifique tanto

De vez em quando é importante você cometer pequenos deslizes e comer aquilo que dá vontade. Só tome cuidado para não exagerar.

A dica é escolher um dia da semana, e nesse dia comer de tudo. Isso dá um “choque” no seu corpo, e acaba fazendo com que ele queime mais calorias, além disso, ajuda a manter a sua motivação.

Novamente um alerta: tome cuidado, não exagere, pois tudo em excesso traz prejuízos.

Conclusão

Certamente você já conhece quase todas essas dicas para emagrecer, entretanto, é sempre bom relembrá-las, e dizer que se você segui-las, conseguirá emagrecer de maneira muito mais saudável e consistente.

Você precisa ser perseverante e incorporar essas dicas no seu dia a dia. Comece hoje, mexa-se, dê os passos que levarão você aos seus objetivos. 

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Jorge Artur Dias Rodrigues disse:

    Preciso disto.. me ajuda!

  2. martade andrade rodrigues disse:

    estou com muitos quilos a cima do normal e minha estatura e um metro e meio gostaria de ficar com o corpo mais elegante.

  3. Anderson disse:

    A internet esta cheia de dicas de como emagrecer, então ficamos meio perdidos em relação qual e a melhor maneira de perder peso e sem duvidas essas dicas para emagrecer vão ajudar muito se você quer emagrecer e ainda ter uma vida saudável.