5 Hábitos perigosos que atrapalham a perda de peso

Alguns hábitos podem destruir todos os seus esforços para emagrecer e conquistar o corpo que deseja, portanto, antes de desistir de alcançar os seus objetivos, vale muito a pena analisar com cuidado os erros que você tem cometido que estão te impedindo de obter os resultados que tanto deseja.

Emagrecer é uma tarefa complexa, tão é tão fácil quanto se prega por aí, e é por isso que você precisa adotar uma estratégia de emagrecimento inteligente, que não coloque a sua saúde em risco e que realmente possibilite uma perda de peso saudável e consistente.

Descubra quais os 5 hábitos que podem atrapalhar a perda de peso!

hábitos que atrapalham o emagrecimentoComo eu disse, alguns hábitos podem sim atrapalhar a perda de peso, e você precisa identificá-los para ser capaz de corrigi-los e adotar outros mais saudáveis e alinhados com os seus objetivos.

Confira abaixo 5 hábitos nocivos que podem estar dificultando o seu processo de emagrecimento.

1 – Manter expectativas fora da realidade

Você precisa entender que a perda de peso é um processo, e como tal, demora um pouco a se concretizar. Muitas pessoas que desejam emagrecer mantêm expectativas irrealistas, achando que vão conseguir emagrecer uma quantidade enorme de quilos em apenas uma semana.

Olha, isso não existe, portanto, tome muito cuidado com aquelas promessas mirabolantes de emagrecimento que estão presentes em revistas e em sites da internet.

Você precisa mudar a sua mentalidade, pensar no longo prazo, e se esforçar para abandonar o imediatismo. Não pense apenas na perda de peso em si, procure pensar na sua saúde, assim ficará mais fácil evitar se render às promessas milagrosas de emagrecimento que estão por toda parte.

Estabeleça metas de emagrecimento que você realmente consiga alcançar, isso evitará frustrações e desistência precoce. Por exemplo, ao invés de prometer a si mesma(o) que emagrecerá absurdos 5 quilos por semana, faça um compromisso que emagrecerá apenas 500 gramas em 7 dias. Essa é uma meta realista, ou seja, é possível alcançá-la, e isso sem prejudicar a saúde e sem correr o risco de sofrer com decepções.

Eu recomendo que você leia esse artigo que escrevi sobre a importância de se ajustar a mentalidade para emagrecer com saúde.

2 – Desistir perante os primeiros obstáculos

O processo de emagrecimento não é fácil, e você precisará de muita coragem, perseverança e esforço para conseguir perder peso de forma saudável e consistente.

Durante o processo de perda de peso surgirão muitos obstáculos, e às vezes você pisará na bola. Mas é preciso lembrar que ninguém é perfeito, portanto, quando você pisar na bola, não se deixe levar pela tentação de abandonar tudo simplesmente porque errou.

Não deixe que os seus erros te levem a desistir. Quando você errar, é importante parar e refletir sobre o seu erro, entender porque ele aconteceu e o que pode ser feito para que ele não se repita. Aprenda a aprender com o seus erros!

Em alguns momentos os obstáculos serão tão grandes que você pensará que jamais conseguirá vencê-los, quando isso acontecer, você precisará utilizar a força dos seus objetivos para te ajudar a vencer os desafios.

Pense no que você deseja alcançar, anteveja a vida que deseja ter, e veja os desafios que estão a sua frente não como coisas que destruirão os seus sonhos, mas como oportunidades de se tornar uma pessoa mais forte e determinada.

Eu sei que isso é algo difícil, no entanto, você precisa ser forte, e se precisar de ajuda, não se acanhe, busque a ajuda que precisa e siga adiante.

Vou recomendar outra leitura! É um texto muito importante que pode te ajudar a se fortalecer para enfrentar os desafios que surgirão no seu caminho ==> Motivação para emagrecer.

3 – Fazer dietas muito restritivas

As dietas restritivas são verdadeiras armadilhas que podem acabar de vez com o seu sonho de emagrecer de verdade.

O seu corpo precisa de vários nutrientes para funcionar adequadamente, assim, quando você segue uma dieta muito restritiva, ele acaba sendo privado de nutrientes importantes, e isso não é bom, pois além de prejudicar a sua saúde, ainda pode afetar negativamente o seu metabolismo, tornando-o mais lento.

Quando o seu metabolismo fica mais lento, a tendência é que o corpo queime menos calorias, e a consequência disso é que você perde peso numa velocidade cada vez menor, e chega um momento em que para de perder peso, e volta a engordar novamente.

Se você insistir nessa estratégia das dietas restritivas, muito provavelmente sofrerá a vida inteira com o terrível efeito sanfona, e isso é absurdamente frustrante.

O melhor jeito de fugir dessa armadilha é adotando a estratégia da reeducação alimentar. Ao fazer isso você estará contribuindo para melhorar a sua saúde e para perder peso de forma inteligente e sustentável.

4 – Só pensar na alimentação e se esquecer dos exercícios

Muita gente acha que basta fazer reeducação alimentar que já conseguirá emagrecer e manter o peso ideal. Isso é um engano, e pode te causar muitos desgostos.

A reeducação alimentar é indispensável para o processo de emagrecimento, no entanto, os exercícios também são importantes, e não devem ser negligenciados.

Se você cuidar apenas da alimentação, e continuar se rendendo aos hábitos sedentários, muito provavelmente verá a perda de peso se estagnar.

Os exercícios físicos ajudam a melhorar a saúde, evitam problemas como o colesterol ruim, e fazem com que o seu corpo queime mais calorias. Além disso, uma pessoa que se exercita regularmente se sente mais disposta, pois os exercícios fazem com o que corpo libere substâncias que proporcionam bem-estar.

Mantenha sempre uma rotina de exercícios físicos adequada a sua condição física. Faça isso, e em pouco tempo você notará ótimas mudanças.

Quer aprender a fazer exercícios em casa sem ajuda de aparelhos? Então confira um artigo que escrevi sobre o Programa de Emagrecimento Queima de 48 Horas.

5 – Ficar se pesando várias vezes ao dia

Esse é um erro muito comum que pode destruir o processo de emagrecimento, pois pode fazer com que a pessoa sofra muito com o medo e as frustrações.

Se pesar com muita frequência pode até parecer uma boa estratégia para quem está realmente comprometido com o processo de emagrecimento, no entanto, essa é uma armadilha que você deve evitar.

Eu expliquei isso com mais detalhes no artigo Como se pesar corretamente. Recomendo seriamente que você leia esse texto com bastante atenção, pois ele te ajudará a lidar de forma mais inteligente com a balança.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Poxa muito boas as suas dicas. Eu mesma estou cometendo pelo menos dois desses erros e agora vou começar a mudar. muito bom o seu site. habitos são difíceis de mudar mas podem ser nossos aliados.

  2. Kerolem disse:

    Dicas e explicacoes otimas parabéns me ajudou muito

  3. Bertina Vintane disse:

    Gostei muito das dicas e digo, obrigada.