7 Razões para evitar bebidas açucaradas

Tomar bebidas açucaradas com muita frequência pode contribuir muito para o aumento da obesidade global, além disso, o consumo frequente desse tipo de bebida pode aumentar significativamente o risco de sofrer com problemas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e gota.

Podemos incluir no grupo de bebidas açucaradas as seguintes: refrigerantes, sucos, chás adoçados, limonada. No entanto, o principal vilão é o refrigerante, até porque ele é uma das bebidas mais consumidas atualmente.

Confira 7 razões para evitar bebias açucaradas

Agora vamos falar de 7 razões para evitar o consumo de bebidas açucaradas. Confira!

1 – O ganho de peso

bebidas açucaradas fazem malAs bebidas açucaradas possuem uma enorme quantidade de açúcar, e isso é muito ruim, pois o consumo desse tipo de bebida pode levar a um aumento significativo dos níveis de açúcar no sangue, e isso, por si só, já contribui para o aumento de peso.

Outro problema é que as calorias presentes nas bebidas açucaradas não são “sentidas” pelas pessoas que as consomem.

Quando comemos alimentos sólidos, em apenas 20 minutos o cérebro já percebe que estamos ingerindo alimento e consegue interpretar qual o momento certo de parar de comer.

No caso das bebidas, isso não acontece, porque o cérebro não consegue registrar com tanta eficiência o consumo das calorias presentes nas bebidas. O resultado é que se consome uma grande quantidade de calorias praticamente sem perceber.

2 – Redução do consumo de leite, cálcio e outros nutrientes

O consumo frequente de bebidas açucaradas pode interferir no consumo de bebidas mais saudáveis como o leite.

Um estudo realizado em 2007 (Veja aqui) encontrou uma clara associação entre o consumo de refrigerantes e a redução do consumo de leite e outros nutrientes importantes. Isso é um grande problema, pois o leite é rico em cálcio, e a deficiência desse mineral pode aumentar os riscos de osteoporose.

3 – Aumento do risco de sofrer com diabetes tipo 2

Muitos estudos científicos já encontraram relação entre o consumo de bebidas ricas em açúcar e o aumento do risco de sofrer com diabetes tipo 2 (Aqui).

Sempre que você consome açúcar, acontece uma elevação dos níveis de glicose no sangue, então, o pâncreas secreta insulina para levar a glicose para dentro das células do corpo.

Quanto mais açúcar você consome, mais o pâncreas precisa trabalhar para liberar mais insulina. Ao longo do tempo, se os níveis de açúcar no seu sangue estiverem sempre elevados, os tecidos do seu corpo poderão desenvolver um quadro chamado resistência à insulina. Isso é ruim, pois você poderá desenvolver diabetes tipo 2.

4 – Aumento do risco de sofrer com gota

Um estudo realizado em 2007 (Confira aqui) constatou que o consumo de refrigerantes pode aumentar os riscos de uma pessoa sofrer com gota.

Os autores do estudo descobriram que o consumo de refrigerantes provoca um aumento dos níveis séricos de ácido úrico, e a gota é provocada por uma acumulação anormal de ácido úrico nas articulações.

5 – Pode prejudicar a saúde do coração

As bebidas açucaradas também podem aumentar os riscos de uma pessoa desenvolver doenças do coração.

O consumo excessivo de açúcar pode aumentar os níveis de triglicérides no sangue, e isso pode aumentar os riscos de sofrer com doenças cardíacas.

6 – Prejudicar a saúde dos dentes

O açúcar pode sim prejudicar a saúde dos dentes. Bebidas açucaradas como os refrigerantes são muito nocivas para a saúde dental, pois podem desmineralizar o esmalte dental, o que contribui para o surgimento de cáries. Sobre essa questão, converse com o seu dentista.

7 – Favorece escolhas alimentares erradas

O consumo frequente de bebidas açucaradas pode aumentar os riscos de uma pessoa fazer escolhas alimentares pobres. Foi o que constatou uma pesquisa realizada em 2010 (Veja aqui).

Considerações finais

Como vimos acima, o consumo de bebidas açucaradas pode trazer uma série de problemas, portanto, é sempre bom ficar de olho e não exagerar no consumo desse tipo de bebida.

Se você tem filhos, ajude-os a perceber que as bebidas açucaradas devem ser apreciadas com cautela, nunca em exagero.

Sugestões de Leitura:

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!