A sua dieta pode estar errada: veja os 05 sinais mais comuns

Na ânsia de perder aqueles quilinhos indesejados, é muito comum as pessoas mergulharem de cabeça em regimes e dietas sem levar em consideração as necessidades do organismo. A verdade é que uma dieta errada pode fazer muito mais mal que uma vida sedentária, portanto, é preciso ter muita atenção.

Aqui vamos trabalhar com um conceito padrão de dieta, ou seja, consideraremos dieta como os alimentos que você consome de maneira regular.

sinais de que a dieta está errada de verdadeÉ preciso que você entenda que para emagrecer e manter um peso ideal, o importante não é seguir uma determinada dieta durante um período de tempo pré-determinado. O importante é desenvolver hábitos mais saudáveis, emagrecer e manter um peso adequado por tempo indeterminado.

Agora veja abaixo 05 sinais que indicam que sua dieta pode estar muito errada.

05 sinais de que sua dieta está errada

A proposta é que você verifique se esses sinais estão presentes na sua vida atualmente. Se pelo menos um deles estiver, quer dizer que existe algum problema com a sua dieta.

# 1º Sinal – Você não se preocupa muito com a qualidade, mas com a quantidade do que está comendo

Para emagrecer de verdade você não precisa se preocupar tanto com a quantidade, mas sim com a qualidade dos alimentos que consome regularmente.

Cada alimento provoca um impacto diferente no organismo, por exemplo, o impacto que uma barra de chocolate provoca é muito diferente do impacto que um prato de salada provoca.

O que determinada uma dieta saudável e realmente útil para quem deseja perder peso não são as quantidades de alimentos que podem ser ingeridas regularmente, mas sim a qualidade desses alimentos.

# 2º Sinal – Você sente uma fome intensa quase o tempo todo, e quando pensa em doces quase enlouquece

Esse é um sinal que demonstra claramente que existe algo de muito errado com a sua dieta.

A fome é uma maneira do seu corpo se comunicar com você. Basicamente ele quer dizer “Puxa vida, eu estou precisando de alguns nutrientes para continuar o meu trabalho aqui, se você não arranjar alguns alimentos decentes, eu vou desistir de tudo e você vai se sentir muito mal”.

Se você salta refeições, se come muito pouco e se a sua alimentação não é balanceada, ou seja, se exclui alguns grupos de alimentos, seu corpo começará a reclamar, pois você não o está alimentando de maneira adequada.

O desejo muito intenso por todos os tipos de doces é um sinal claro de que seu corpo está à beira do desespero. Os doces fornecem um alivio rápido para aquela fome momentânea e muito intensa, portanto, se a sua dieta está errada, os riscos de cair em tentações ficam extremamente altos.

Confira também: Segredos para emagrecer de forma saudável e sem passar fome

# 3º Sinal – Você sente um cansaço e falta de energia constantes, e isso tem atrapalhado o desenvolvimento de suas atividades diárias

O cansaço e a falta de energia são sinais de que a sua alimentação está com problemas. A falta de carboidratos e ferro pode provocar sintomas como fadiga, cansaço e fraqueza.

Manter uma alimentação balanceada, que ofereça todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, é o caminho para acabar com esses sinais.

# 4º Sinal – Na ânsia de perder peso e conseguir um corpo maravilhoso, você acaba se exercitando demais

Exercitar-se regularmente é importante para emagrecer de maneira saudável e manter um peso adequado. Entretanto, se você se exercita por longas horas, o seu corpo consumirá muita energia, e precisará repor aquilo que foi gasto para dar conta das outras cargas de atividades que virão.

Ora, para repor as energias o seu corpo necessitará de mais alimento, então você ficará com muita fome.

Exercitar-se regularmente é importante, mas exercícios em excesso pode não ser uma boa ideia para quem deseja perder peso. A dica é: faça exercícios de maneira inteligente.

# 5º Sinal – Você volta a ganhar peso muito rápido logo que termina a dieta

O efeito sanfona é um claro sinal de que tinha algo de errado com a sua dieta. Se durante a dieta você passou muita fome, emagreceu muito rápido e quase morreu de tanto fazer exercícios, pode ter certeza de que você deu uma boa lição no seu corpo.

Após uma dieta muito restritiva o seu corpo tentará se adaptar para não sofrer tanto da próxima vez que você resolver fazer uma dieta maluca. Após a dieta você ganhará gordura para conseguir realizar outra dieta de maneira mais eficiente, ou seja, para conseguir passar mais fome da próxima vez.

O seu corpo tem a capacidade de se adaptar, portanto, tome muito cuidado com o que você tenta fazer com ele.

Considerações finais

Os sinais são claros, e se você olhar com atenção, conseguirá perceber com muita facilidade se a sua dieta está errada.

Uma dieta errada por trazer sérios prejuízos para quem não dá atenção aos sinais que o corpo apresenta.

Dietas muito restritivas e dietas da moda podem até parecer soluções eficazes, entretanto, elas não oferecem ganhos a longo prazo, apenas oferecem uma solução paliativa que pode resultar em mais prejuízos que benefícios.

O que você achou deste artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. maria divina disse:

    muito boa a materia

  2. Terezinha disse:

    As dicas são ótimas, é pegar ou largar. Estou acima do peso, já fiz de tudo, dieta da lua. Quando era jovem era mais fácil emagrecer. Hoje o que me impede muito de realizar o meu emagrecimento é o meu quesito emocional. Ai vou para o doce, sorvete. Estava fazendo caminhada mas depois fiquei com artrose devido a um exercicio da Academia que me deram um peso além. Fiquei incapacitada de poder fazer caminhada. Pretendo agora andar de bicicleta.