Açaí engorda ou emagrece? Como consumir, benefícios e dicas

O açaí é uma frutinha de cor roxa originada de uma palmeira nativa da várzea da região amazônica. Já foi comprovado que essa frutinha é um alimento extremamente nutritivo e saudável, mas no caso de quem deseja perder peso, o açaí engorda ou emagrece?

Muitos mitos rondam a cabeça de quem quer emagrecer, e no que diz respeito ao açaí, tem pessoas que não apreciam essa frutinha de jeito nenhum por causa do medo de atrapalhar a dieta.

Se você gosta dessa delícia mas evita comer por medo de engordar, hoje vai descobrir como consumir açaí sem culpa e sem correr o risco de estragar os seus esforços para perder peso. Prepare-se!

Mas afinal, açaí engorda ou emagrece? Qual a verdade?!

a verdade sobre açaí engorda ou emagreceO açaí é uma ótima fonte de vitamina E, potássio, magnésio, fibras e cálcio. Além disso, ele é um poderoso antioxidante, o que o torna um alimento muito saudável.

O açaí natural, ou seja, sem nenhum tipo de aditivo, é um alimento com poucas calorias. Para você ter uma ideia, cem gramas de açaí puro têm apenas 60 calorias.

Por outro lado, aquele açaí vendido em lojas e em supermercados é uma verdadeira bomba calórica. Mas a culpa não é da frutinha, mas sim do xarope de guaraná que acrescentam para deixar o alimento mais docinho.

Esse alimento fica ainda mais calórico quando são acrescentados outros ingredientes como granola, caldas doces, paçoca e frutas.

Com xarope de guaraná cem gramas de açaí passam a ter 110 calorias. Ao acrescentar outros ingredientes como castanhas, granola e caldas, o valor calórico pode atingir até 1000 calorias.

Viu? É por isso que o açaí ganhou injustamente a fama de alimento ruim para a dieta.

Por que o açaí pode te ajudar a emagrecer

Se consumido de forma correta o açaí pode até te ajudar a perder peso com mais facilidade.

Graças ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório, o açaí pode favorecer a perda de peso.

Inflamações no organismo produzem substâncias que favorecem a proliferação de células de gordura, assim, é sempre importante consumir alimentos que ajudem a combater inflamações e evitar o consumo de alimentos inflamatórios, como refrigerantes, doces e embutidos (presunto, salame, salsicha, etc.).

Para quem deseja emagrecer, alguns especialistas em nutrição recomendam consumir entre 100 e 200 gramas apenas uma vez ao dia. Não é necessário consumir todos os dias, de três em três dias já está bom.

Uma dica interessante é bater no liquidificador 100 g de açaí com 100 ml de água e uma banana. Se você quiser que a mistura fique um pouco mais docinha, pode acrescentar uma colher de chá de mel.

Outros benefícios do açaí

O açaí é uma frutinha rica em ácido oleico. Essa substância é um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Por possuir fibras, o açaí também ajuda a controlar a fome.

A frutinha também é uma aliada contra doenças como câncer e Alzheimer, já que combate os chamados radicais livres. O açaí também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Para quem pratica atividades físicas, o açaí pode ser um grande aliado, pois combate os radicais livres que são produzidos intensamente quando o corpo é submetido a atividades físicas mais intensas.

Considerações finais

Se você tinha dúvidas se o açaí engorda ou emagrece, agora certamente já entendeu como é possível se deliciar com esse alimento sem correr o risco de atrapalhar o seu processo de emagrecimento saudável.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus amigos e ajude-os a esclarecer as dúvidas a respeito do açaí e dos seus benefícios.

Confira mais dicas:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!