Água gelada emagrece: mito ou verdade?

Se você deseja saber se água gelada emagrece, a verdade é que emagrece sim, entretanto, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes.

Leia o artigo abaixo e saiba como utilizar a água gelada para perder os quilinhos indesejados.

Água gelada emagrece: como isso funciona?

O corpo humano é constituído por mais de 70% de água. É muita coisa! Uma pessoa consegue ficar até 200 dias sem se alimentar, mas se ficar sem tomar água por mais 36 horas, seu organismo já começa a entrar em colapso.

é verdade que água gelada emagreceSim, a água é essencial para a vida. Mas como funciona esse negócio de beber água gelada para emagrecer?

A temperatura corporal é de aproximadamente 36º C, e a temperatura da água gelada gira em torno de 4º C. Quando você ingere a água gelada, seu corpo imediatamente começa a trabalhar para aquecê-la, de maneira que ela saia do 4º C e se iguale à temperatura do seu organismo, ou seja, 36º C.

O esforço que o corpo realiza para aquecer a água gelada faz com que ele consuma mais energia. Maior consumo de energia quer dizer queima de calorias, e queima de calorias quer dizer perda de peso.

Esse processo de aquecimento da água pelo corpo se chama termogênese, assim, podemos dizer que a água pode ser colocada no grupo dos alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que aceleram o metabolismo e provocam queima de calorias.

Então a água gelada é a solução para o emagrecimento rápido?

Você deve beber muita água todos os dias, entretanto, não pense que á água gelada é a solução para o emagrecimento.

É verdade que a água gelada emagrece, entretanto, a queima de calorias que ela provoca não é muito representativa. Para você ter uma ideia, o consumo de 500 ml de água gelada faz o organismo queimar apenas 17 calorias. Estima-se que 02 litros de água gelada por dia fazem o corpo queimar aproximadamente 100 calorias.

Mas ao beber pelo menos 02 litros de água por dia você estará ajudando o seu corpo a funcionar melhor. A água é muito importante para a eliminação de toxinas, e mantém a pele hidratada. Além disso, beber muita água previne problemas como prisão de ventre.

Mesmo em dias frios você deve beber bastante água. No caso dos dias mais frios, é normal sentir menos sede, entretanto, isso não quer dizer que seu corpo não precise de bastante água.

Outras maneiras de usar a água para emagrecer

Além da água ajudar a queimar algumas calorias, você pode utilizá-la de outras maneiras para perder alguns quilinhos.

Quando você sentir aquele vazio no estômago, antes de ingerir qualquer alimento, beba um copo de água, assim a fome diminui e você ingere menos calorias quando for se alimentar.

Outra dica é beber água gelada 30 minutos antes das principais refeições. Isso aumenta a sensação de saciedade, você come menos e perde alguns quilinhos.

Considerações finais

A água é um alimento muito importante que você deve utilizar sempre, não somente para emagrecer, mas também para manter o seu corpo saudável.

A água gelada é uma aliada na guerra contra a balança, mas a queima de calorias que ela provoca não é suficiente para causar grandes impactos no seu peso. O ideal é você praticar atividades físicas, manter uma dieta balanceada e beber a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do seu organismo.

PS: Para calcular a quantidade média de água que o seu corpo precisa diariamente multiplique 0,033 pelo seu peso, por exemplo: 0,033 x 60 kg = 1,98 litros de água por dia.

Você consome a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do seu organismo? Deixe o seu comentário abaixo.

7 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *