Alimentos que aumentam a imunidade: saiba quais são eles

Manter o sistema imunológico sempre forte é muito importante para a vida de qualquer pessoa, e uma forma de conseguir isso, é por meio da alimentação.

Mas você sabe quais alimentos que aumentam a imunidade?

No artigo abaixo você vai descobrir o que comer para manter o seu sistema imunológico funcionando adequadamente. Recomendo que leia com calma e faça uma análise sobre a sua situação atual, e pense na seguinte questão: minha alimentação atual realmente é capaz de contribuir para o fortalecimento do meu sistema imunológico?

Se a resposta for negativa, considere mudar os seus hábitos, pois se você não corrigir as suas deficiências nutricionais, poderá sofrer com problemas de saúde, e você não quer isso. Certo?

Como saber se estou com baixa imunidade?

veja quais são os Alimentos que aumentam a imunidadeDetectar se o sistema imunológico de uma pessoa está debilitado não é uma tarefa fácil, no entanto, se você tem sofrido com problemas recorrentes como herpes, estomatite, amigdalite, otite, resfriados, gripes e problemas de pele, pode ser sinal de que está com baixa imunidade.

Contudo, para ter certeza, o ideal é procurar um médico. Esse profissional pedirá alguns exames, e depois de analisá-los com cuidado, terá condições de dizer se você está com problemas no seu sistema imunológico.

Mas não é preciso esperar as coisas se complicarem para tomar atitudes benéficas a sua saúde. A recomendação é adotar hábitos mais saudáveis, e começar a comer todos os dias os alimentos que aumentam a imunidade.

Alimentos que aumentam a imunidade!

Se você tem dúvidas sobre quais alimentos incluir no seu cardápio diário, confira abaixo algumas dicas importantes sobre quais alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Gorduras “boas”

As gorduras em excesso podem provocar aumento de peso e outras complicações, no entanto, alguns ácidos graxos insaturados podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

O Ômega 3 e 6 são exemplos de gorduras boas que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico, portanto, é importante incluir na sua alimentação alimentos como peixes e castanhas, já que eles são ricos nesses nutrientes. Lembre-se também de manter sempre uma alimentação balanceada e saudável.

Frutas cítricas

Laranja, kiwi, abacaxi, limão e acerola são exemplos de frutas capazes de fortalecer o sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante capaz de melhorar as defesas do organismo.

Oleaginosas

As oleaginosas também fazem parte do grupo dos alimentos que aumentam a imunidade. Amêndoa; castanha; noz e alguns óleos vegetais, como o de canola, gérmen de trigo e de girassol, possuem grande quantidade de vitamina E, uma vitamina que age combatendo a fragilização do sistema imunológico.

Esse efeito é muito benéfico principalmente para os idosos, pois o avanço da idade provoca o enfraquecimento das defesas do organismo.

Vegetais verdes escuros

Alimentos como a couve, o brócolis e o espinafre possuem ácido fólico, um nutriente que tem papel importante na formação de glóbulos brancos, que são os principais responsáveis pelas defesas do organismo.

Alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco também são importantes para manter o seu sistema imunológico funcionando a todo vapor. Castanhas; cereais integrais; carne; sementes e leguminosas como a lentilha, o feijão, o grão de bico e a ervilha, são exemplos de fontes de zinco. Esse mineral tem papel importante no combate a gripes, resfriados e outras complicações que afetam o sistema imunológico.

Tomate

Se você não costuma comer tomate, é melhor pensar melhor e incluir esse alimento no seu cardápio. Ele é uma fonte importante de licopeno, e age removendo radicais livres do organismo, e também ajuda no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.

Pimenta

A pimenta é outro alimento que aumenta a imunidade. Ela possui uma substância chamada betacaroteno. Uma vez no organismo, essa substância se transforma em vitamina A, e protege o corpo contra infecções. Mas não exagere, pois em excesso a pimenta pode provocar irritações na boca e problemas intestinais.

Alimentos ricos em selênio

Alimentos como os cogumelos (Champignon) e castanha-do-Pará são fontes de selênio, um mineral antioxidante capaz de combater os radicais livres e acelerar o processo de cicatrização de feridas.

Cebola

A cebola é fonte de quercitina, uma substância que é capaz de potencializar a função imunológica, sendo muito útil no combate a doenças virais e alérgicas.

Gengibre

O gengibre melhora o sistema imunológico e ajuda no tratamento de problemas inflamatórios, como inflamações da garganta, por exemplo. Ele é rico em Vitaminas C e B6.

Finalizando…

Como vimos no artigo, os alimentos que aumentam a imunidade têm um papel muito importante na manutenção da saúde, portanto, devem fazer parte do seu cardápio.

Vale lembrar também que a baixa imunidade pode ter causas diversas, como, por exemplo, estresse, carência de vitaminas, fatores hereditários, obesidade, dentre outras. No entanto, uma alimentação balanceada e saudável, e a prática de atividades físicas, podem te ajudar a manter as defesas do seu organismo sempre prontas para enfrentar eventuais problemas.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!