Alimentos que dão energia de forma saudável

A falta de energia para realizar as tarefas diárias, bem como aquela moleza que aparece durante o dia, pode ser sinal de que a sua alimentação está com problemas.

Para resolver isso, você pode mudar os seus hábitos alimentares, e incluir no seu cardápio alguns alimentos que dão energia.

Confira abaixo alguns alimentos que são muitos bons para aumentar a energia e disposição.

Quais são os alimentos que dão energia?

Alimentos que dão energia veja quaisA maioria dos alimentos que dão energia é muito acessível, sendo bastante fácil inclui-los no cardápio.

Pode ser que você não goste de alguns dos alimentos que eu vou apresentar, no entanto, é sempre importante lembrar que eles possuem muito nutrientes importantes para a manutenção da saúde, portanto, mesmo que você não goste muito do sabor deles, tente fazer uma forcinha e consumi-los regularmente.

Frutas e vegetais

As frutas e vegetais são alimentos muito ricos em diversos tipos de nutrientes, e fornecem energia ao corpo de forma equilibrada.

Essas comidas são ricas em hidratos de carbono e fibras. Os hidratos de carbono fornecem energia, e as fibras ajudam a controlar a velocidade com que a energia é liberada no organismo.

Assim, esses alimentos fornecem energia sustentável, o que quer dizer que eles ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estável, evitando problemas como aumento de peso, diabetes e fraqueza.

As frutas e vegetais também são ótimas fontes de antioxidantes. Suas propriedades protegem as células do corpo e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Para garantir todos esses benefícios, o ideal é consumir vários tipos de frutas e verduras todos os dias.

Se você está acima do peso e deseja emagrecer, pode comer frutas todos os dias, mas não exagere, pois as frutas possuem frutose, um tipo de açúcar que pode engordar caso seja consumido em excesso.

Fontes de ferro

A deficiência de ferro pode ser a responsável por aquela falta de energia durante o dia. Comer alimentos ricos em ferro pode te ajudar a manter os seus níveis de energia sempre altos ao longo do tempo.

A carne vermelha é uma ótima fonte de ferro, sendo que o ferro presente nela é melhor absorvido pelo organismo. No entanto, se você não gosta de carne vermelha, pode consumir alguns vegetais.

Os vegetais folhosos verde-escuros são boas fontes de ferro. O feijão também é outro alimento rico nesse nutriente.

Dica: no caso dos vegetais, é importante comer junto com eles algum alimento rico em vitamina C. Isso deve ser feito para aumentar a absorção do ferro.

Refeições equilibradas

Acima eu falei de alguns alimentos que dão energia que você deve incluir no seu cardápio, contudo, para ter energia e disposição não basta simplesmente comer esses alimentos todos os dias.

Para manter o seu corpo sempre saudável, forte e disposto, você precisa ter refeições equilibradas. Isso quer dizer que nas suas refeições devem estar presentes todos os nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar adequadamente.

  • Você deve consumir alimentos ricos em carboidratos e fibras, como os legumes, cereais integrais e frutas.
  • É preciso consumir também alimentos que possuem gorduras saudáveis, como azeite de oliva, nozes e abacate.
  • E não podemos nos esquecer dos alimentos ricos em proteínas, como frango, peixe, ovos, lentilhas, feijão, ervilhas.

Dica: prefira sempre consumir fontes de proteína magra.

O que você deve evitar

Você deve se esforçar e manter sempre uma dieta equilibrada e saudável, rica em alimentos que dão energia. Além disso, é preciso tomar muito cuidado com alguns alimentos maléficos, como as bebidas energéticas ou açucaradas, e os alimentos processados.

Bebidas energéticas possuem muito açúcar, além disso, podem provocar doenças cardiovasculares e problemas no fígado. As bebidas açucaradas como os refrigerantes, além de muito calóricos, podem provocar problemas nos ossos.

Os alimentos processados são cheios de sódio, e possuem grandes quantidades de substâncias artificiais que provocam danos à saúde. Apesar de muito saborosos, esses alimentos devem ser evitados, pois favorecerem o aumento de peso e deixam o seu corpo mais vulnerável a diversas doenças.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. adriana disse:

    Quando como pouco fiço tonta..e não tenho disposição p malha..o q faço p não sentir isso?