Alimentos ricos em fibras oferecem diversos benefícios: veja

Os alimentos ricos em fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo, portanto, você deve inclui-los na sua dieta, afinal, além de ajudarem a manter a sua saúde, eles também podem favorecer a perda de peso e evitar problemas como, por exemplo, o colesterol alto.

No artigo abaixo você vai descobrir quais os benefícios que as fibras oferecem ao organismo, além disso, descobrirá quais são os alimentos mais ricos em fibras.

Benefícios das fibras para o organismo

As fibras favorecem o bom funcionamento do organismo, portanto, devem ser incluídas na sua alimentação diária.

alimentos ricos em fibrasElas facilitam o funcionamento do intestino, combatendo problemas como a prisão de ventre. Também atuam diminuindo a absorção de açúcares e gorduras, o que é excelente para ajudar no combate ao diabetes e colesterol alto.

Mas não é só isso!

O consumo de fibras ajuda a prevenir doenças graves como o câncer de cólon, e ajuda a evitar o surgimento de hemorroidas.

Para quem deseja emagrecer, as fibras são essenciais, pois elas promovem saciedade, evitando os excessos na hora das refeições.

Agora você já deve ter percebido a importância dos alimentos ricos em fibras para quem deseja viver uma vida mais saudável e ativa.

Mais agora vou fazer um alerta!

As fibras realmente são muito benéficas para a saúde, no entanto, você não pode exagerar, pois em excesso elas podem diminuir a absorção de alguns nutrientes e causar até mesmo prisão de ventre.

O ideal é consumir 25 g por dia, no caso das mulheres. Os homens devem consumir de 35 a 40 gramas por dia. Além disso, é preciso beber bastante água, caso contrário, o intestino pode não funcionar corretamente.

Os alimentos ricos em fibras!

Agora chegou o momento de apresentar os alimentos ricos em fibras. É claro que não tem como eu colocar nesse artigo todos os alimentos que possuem fibras, afinal, eles são milhares. O que eu vou fazer é falar de alguns que são bastante comuns na mesa dos brasileiros. Vamos lá?!

1 – Feijão-preto

O feijão-preto, além de delicioso, é muito rico em fibras. Para você ter uma ideia, uma xícara do alimento contém 15 g de fibras. Além disso, ele é muito rico em flavonoides, antioxidantes e proteínas.

2 – Milho

O milho é outro alimento bastante rico em fibras. Mas ele também possui boas quantidades de antioxidantes, que são importantes para combater o envelhecimento precoce.

3 – Abacate

O abacate é muito rico em gorduras monoinsaturadas. Essas gorduras favorecem o aumento do colesterol bom. No que diz respeito às fibras, o abacate não deixa a desejar, afinal, uma fruta inteira possui aproximadamente 10 g de fibras.

4 – Arroz integral

Eu já falei do arroz integral aqui no blog. Esse alimento é excelente para aumentar a sensação de saciedade, pois ele é bastante rico em fibras, portanto, vale muito a pena abandonar o arroz branco e começar a comer o integral.

5 – Pão integral

O pão integral é uma excelente fonte de fibras porque ele não é feito com a farinha refinada. Esse pão é mais calórico, no entanto, por ser um dos alimentos ricos em fibras, ele desacelera a absorção de açúcar pelo organismo, evitando o aumento do índice glicêmico e, consequentemente, prevenindo problemas como o diabetes.

Mas não vale exagerar, principalmente se você deseja emagrecer.

6 – Pera

As peras são frutas bastante nutritivas e riquíssimas em fibras. Quando consumidas com a casca, são ainda mais poderosas.

7 – Aveia

A aveia contém um tipo especial de fibra chamada beta-glucana. Essa fibra é excelente para melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, a aveia possui fibra solúvel (ajuda a reduzir o colesterol ruim) e fibra insolúvel (melhora o funcionamento do intestino).

8 – Brócolis

Os brócolis também estão entre os alimentos ricos em fibras que devem ser incluídos na sua alimentação diária. Além de possuírem bastante fibras, os brócolis ajudam a prevenir o câncer.

9 – Ervilhas

As ervilhas são alimentos riquíssimos em fibras, portanto, não deixe de inclui-las na sua alimentação.

10 – Maracujá

O maracujá também pode ser colocado no grupo dos alimentos ricos em fibras. Essa fruta prolonga a sensação de saciedade, e também é capaz de baixar as taxas de açúcar no sangue.

Uma dica interessante que pode ajudar a aproveitar ainda mais todos os nutrientes da fruta, é fazer farinha com a casca do maracujá. Para aprender a fazer a farinha de maracujá acesse esse link.

Para finalizar

Existem diversos outros alimentos ricos em fibras, portanto, você tem a sua disposição uma grande quantidade de alimentos diferentes que podem te ajudar a viver uma vida muito mais saudável.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Diana disse:

    É importante essa informação, as fibras são fundamentais em nossa alimentação. É valido lembrar que o consumo de água tem que ser ideal para que as fibras realizem seu trabalho.

  2. Jordana disse:

    Fibras são simplesmente indispensáveis em minha opinião pra quem pretende ter uma vida saudável e de qualidade.