Alimentos ricos em proteínas e sua importância para a saúde

As proteínas são essenciais para a manutenção da saúde, portanto, os alimentos ricos em proteínas devem fazer parte da sua alimentação.

Entre as funções das proteínas, estão a construção dos músculos, a formação de alguns hormônios importantes para o funcionamento de vários órgãos, e a produção de anticorpos, que são utilizados pelo organismo para defender o corpo de agentes agressores.

As proteínas também fornecem energia para o corpo, principalmente quando existe um déficit de carboidratos e lipídeos.

Além disso, uma alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar mais massa muscular, e no caso de quem deseja alimentos ricos em proteínas confiraemagrecer, pode acelerar o processo de emagrecimento, inclusive, existem dietas emagrecedoras que priorizam esse tipo de alimento – um exemplo desse tipo de regime é a dieta hiperproteica.

Mas vale um alerta: para perder peso de maneira saudável e consistente é importante manter uma dieta saudável e balanceada. Nem sempre uma dieta à base de proteínas é o mais recomendado para quem deseja emagrecer.

Qual a quantidade de proteínas que devo consumir diariamente?

A quantidade de proteínas que você deve consumir diariamente deve obedecer as características do seu organismo, portanto, vale a pena consultar um profissional de saúde para saber com certeza o quanto de proteínas você deve ingerir todos os dias.

No entanto, alguns especialistas recomendam o consumo de 0,8 a 1,2 gramas de proteínas por quilo. Por exemplo, se uma pessoa pesa 70 kg, ela deve ingerir entre 56 e 84 gramas de proteínas diariamente.

Para garantir a absorção desses nutrientes, é importante mastigar bem os alimentos, e evitar a ingestão de líquidos durante as refeições.

Alimentos ricos em proteínas: quais são eles?

Existe uma grande quantidade de alimentos ricos em proteínas que você pode incluir no seu cardápio diário. Mas antes de apresentar alguns deles, é importante esclarecer que você não deve consumi-los em demasia, pois o excesso de proteínas no organismo pode provocar sérios problemas de saúde.

No final do artigo vou explicar direitinho por que você deve evitar o consumo excessivo de proteínas.

Alimentos ricos em proteínas vegetais

Os principais alimentos ricos em proteínas vegetais que podem ser incluídos facilmente na alimentação são as leguminosas como as favas, ervilhas, feijão, lentilhas, e alguns cereais, como o arroz. Mas para que esses alimentos funcionem como boas fontes de proteínas, eles devem ser combinados da seguinte maneira:

  • Arroz com o feijão
  • Quinoa com o milho
  • Ervilhas e milhete
  • Lentilhas e trigo sarraceno
  • Arroz integral com ervilhas vermelhas

Alimentos ricos em proteínas de origem animal

Os alimentos ricos em proteínas de origem animal podem ser consumidos todos os dias, no entanto, é sempre importante dar preferência à proteína magra. Isso quer dizer que você deve consumir aqueles alimentos que possuem muita proteína, mas pouca gordura.

Dentre os alimentos de origem animal que são ricos em proteínas estão a carne de frango, pescada, ovos, leite, salmão, queijo, carne de vaca.

A importância da proteína para quem faz exercícios físicos

Como eu já frisei várias vezes aqui no blog, para emagrecer e manter o corpo sempre bonito e saudável é importante manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

O consumo de alimentos ricos em proteínas é muito importante para evitar lesões e para garantir a recuperação muscular após a atividade física, portanto, esses alimentos não podem faltar no cardápio de quem deseja perder peso de forma saudável.

Cuidado com as dietas que priorizam o consumo de alimentos ricos em proteínas

Como eu falei no início do artigo, existem algumas dietas que priorizam o consumo de proteínas, no entanto, essas dietas devem ser encaradas com cautela.

As proteínas são essenciais para uma vida saudável, contudo, manter uma dieta restritiva que incentive o consumo excessivo de proteínas não é uma boa estratégia para quem deseja emagrecer com saúde.

O excesso de proteínas pode trazer consequências desastrosas para a saúde. Por exemplo, quem consome proteínas em excesso pode sofrer com disfunções hepáticas e renais, portanto, é sempre bom tomar cuidado, e não confiar em promessas milagrosas.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!