Andar de bicicleta emagrece mesmo?

Andar de bicicleta emagrece e também ajuda a melhorar a saúde, modelar as pernas, aliviar o estresse e melhorar o fôlego.

Se você é daquelas pessoas que detestam exercícios chatos, então pedalar ao ar livre pode ser uma boa opção, afinal, você poderá sentir o vento no rosto, entrar em contato com a natureza e se divertir enquanto emagrece e melhora a sua saúde.

Mas se você mora em uma cidade grande, e não gosta de ficar driblando carros, ônibus e se desviando de buracos e outros obstáculos, pode adquirir uma bicicleta ergométrica e se exercitar em casa mesmo.

Andar de bicicleta emagrece e deixa as pernas mais torneadas

andar de bicicleta emagreceAndar de bicicleta emagrece porque pedalar é um exercício aeróbico potente que queima muitas calorias. Em uma hora de pedal você pode perder até 700 calorias.

Além de ajudar a emagrecer, andar de bicicleta também é um excelente exercício para trabalhar as coxas, as panturrilhas e a musculatura da região abdominal. Se você pedalar com frequência, suas pernas ficarão mais firmes, e você poderá até mesmo perder aquela barriguinha indesejada.

No entanto, andar de bike não é um bom exercício para aumentar a massa muscular, portanto, se você deseja emagrecer e aumentar os seus músculos, alie o pedal com a musculação.

Outros motivos para você começar a pedalar

Andar de bicicleta emagrece, mas esse não é o único benefício que a magrela pode proporcionar para você.

1 – Aumenta o fôlego

Quando você anda de bike, o seu organismo, principalmente os músculos, pede mais e mais oxigênio. Isso faz com que os pulmões trabalhem mais para dar conta de suprimir as necessidades de oxigênio e para expulsar o gás carbônico do organismo. Essa sobrecarga saudável é excelente para aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

2 – Ajuda a combater o estresse

Andar de bicicleta regularmente ajuda a melhorar a memória e o sono. Além disso, ajuda a diminuir os níveis de cortisol no organismo — lembrando que o cortisol em excesso favorece o estresse.

Pedalar é uma atividade prazerosa que ajuda a aliviar as tensões do dia-a-dia. Mas não é só isso, o pedal também estimula a produção de endorfinas (neurotransmissor do bem-estar). Portanto, tire a bicicleta do fundo da garagem e comece a pedalar por aí o quanto antes.

3 – Economiza dinheiro

Você pode ir de bike para o trabalho, para a faculdade e para a academia. Se você trocar o carro pela magrela, deixará de gastar uma boa grana com combustível, e isso fará muito bem para a sua conta bancária. Além disso, você estará ajudando a deixar o planeta mais limpo e saudável, e isso não tem preço.

4 – Ajuda a prevenir doenças

Fazer exercícios físicos regularmente melhora o funcionamento do organismo como um todo, e isso evita o surgimento de várias doenças. Portanto, para manter a saúde em dia, é importante que você comece a se exercitar, e a bike é uma ótima opção que pode te ajudar a se manter sempre saudável.

Cuidados que você deve tomar

  • Antes de começar a pedalar por aí, você precisa saber como anda a sua resistência física, principalmente se já tem muito tempo que você não pratica nenhum tipo de exercício físico. Procure um médico para fazer uma avaliação completa. Isso é muito importante para evitar problemas. Ok?
  • Outra coisa que você precisa se preocupar, é com os equipamentos necessários para a prática de ciclismo. Lembre-se, a bicicleta é um veículo, e não podemos brincar com a nossa segurança. Compre luvas e um capacete. É importante também comprar roupas especiais para a prática de ciclismo. A camisa de ciclista não é tão necessária, mas a bermuda (ou calça) é indispensável, pois ela tem uma proteção que garante o conforto durante o pedal.
  • Regule o banco da bike de maneira que fique confortável para você.
  • Para evitar acidentes, é importante que você leve a magrela para fazer uma boa revisão. Peça para o mecânico olhar os freios, apertar os parafusos, regular as marchas, olhar o estado das rodas, calibrar os pneus.
  • Instale luzes de segurança para bicicleta, elas não são caras, e são importantes para garantir a sua segurança no trânsito.
  • Não pedale em jejum. Sempre faça uma refeição leve antes de sair com a sua bicicleta.
  • Nunca se esqueça de levar água. Compre um suporte de garrafa e instale na bicicleta, assim você pode pedalar sem se preocupar em segurar a garrafinha de água.
  • Ao andar de bicicleta, siga o fluxo do trânsito, não pedale na contramão.
  • Não use fone de ouvidos e nem fale ao celular enquanto estiver andando de bicicleta. A bike é um veículo seguro, mas para pedalar com segurança é preciso muita atenção.

Como vimos, andar de bicicleta emagrece e proporciona vários outros benefícios, portanto, se você está acima do peso, e deseja emagrecer e viver uma vida mais saudável, comece a pedalar o quanto antes.

Mas não comece a praticar bike com a ilusão de que emagrecerá muito rápido. Para ter bons resultados você precisa ser perseverante. Não desista logo nos primeiros dias.

Uma dica para manter a motivação sempre em alta, é chamar outras pessoas para pedalar com você. Pedalar em grupo é uma excelente forma de tornar a atividade ainda mais divertida e prazerosa.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. cesar disse:

    comecei a pedalar a cerca de 1 mes antes fazia um percurso para o trabalho somente uma vez por semana ,comecei a fazer 10 km todo dia,Estava com 106 kg!!!!!!! Passado 25 dias perdi 10 kilos!!!!!!!!!
    Estou com 96 kilos agora e quero chegar aos 90 kilos…………………
    Fato pedalar faz bem,,,muito bem!!!

  2. Renato disse:

    Olá!

    Posso dizer que sou a prova viva de que andar de bicicleta emagrece mesmo.

    Eu fiquei anos e anos no sedentarismo.

    Não saia de casa pra nada.

    Só que houve um momento em que eu decidi comprar uma bicicleta pra me distrair pois sou aposentado.

    Acontece que eu gostei tanto da brincadeira que acabei pedalando mais do que o normal e…consequentemente queimei mais calorias e emagreci significativamente.

    Hoje posso dizer que emagreci 20 kg só por causa da bicicleta.

    abraços!!!

  3. Cintia Karina Reis disse:

    Comecei a pedalar a poucos dias e já senti a diferença….formou-se em minha cidade grupos de pedal o que tem ajudado muito……estou muito feliz.

  4. Letícia disse:

    Ola!
    Andar de bicicleta é um ótimo exercício, como sempre fui uma pessoa que não gostar muito de caminhar e correr encontrei uma ótima aliada para fazer exercício prazerosamente. Comecei a pedalar esses dias e todos os dias já virou rotina, mesmo quando saio um pouco mais tarde do serviço não deixo de andar de bicicleta foi algo que me ajudou muito em meu sono, meu bem-estar e também em minhas dores musculares. Me sinto muito melhor, e também diferença em meu corpo, além da bicicleta ser uma ótima opção para exercício, movimenta todo o corpo e assim cada vez deixando o nosso corpo mais saudável.