Ansiedade engorda mesmo? Como controlar?

Se você deseja saber se a ansiedade engorda, saiba que ela engorda sim, inclusive, vários estudos científicos já provaram que pessoas que sofrem com ansiedade tendem a acumular mais gordura na região abdominal.

Mas calma, existem várias formas de controlar a ansiedade e minimizar os problemas causados por ela. Leia o artigo abaixo com bastante atenção, e saiba como controlar a ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Por que a ansiedade engorda?

A ansiedade engorda por dois motivos principais:

  • O primeiro, é porque quando a pessoa fica ansiosa, seu organismo começa a liberar mais adrenalina e cortisol. ansiedade engordaO aumento da quantidade desses dois hormônios favorece o acúmulo de gordura no corpo, em especial na região da barriga. Além disso, ocorre também uma diminuição do volume dos músculos, o que faz a pessoa parecer ainda mais gorda.

Quando a pessoa fica muito ansiosa, as áreas do cérebro responsáveis pelo apetite são estimuladas, o que leva a pessoa a sentir muita vontade de comer alimentos ricos em açúcar ou em gorduras. Isso acontece com o objetivo de obter prazer de forma rápida.

Se a pessoa obedecer ao impulso, e comer esses alimentos calóricos, sentirá um prazer momentâneo, no entanto, logo essa sensação de prazer dará lugar a um sentimento terrível de culpa, o que provocará ainda mais ansiedade, e sentimentos como fracasso, menos valia e tristeza.

Isso é muito perigoso, pois a culpa pode gerar um circulo vicioso que funciona da seguinte forma: a culpa gera ansiedade, então a pessoa come para sentir prazer, resultando em compulsão alimentar, o que gera mais culpa, provocando ainda mais ansiedade.

Esse circulo vicioso pode acabar resultando em depressão e em outros problemas de saúde bastante graves, portanto, é preciso ter muito cuidado com isso, e caso você esteja sofrendo com esse problema, e não esteja conseguindo fazer muita coisa para controlá-lo, recomendo que procure ajuda profissional o quanto antes.

Para te ajudar, eu vou apresentar abaixo algumas dicas que podem ser utilizadas para minimizar um pouco os problemas causados pela ansiedade.

Dicas para te ajudar a controlar a ansiedade

A ansiedade engorda, no entanto, é possível controlar esse problema.

1 – Identifique os causadores da ansiedade e aprenda a lidar com eles

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar o que costuma te provocar muita ansiedade. Depois, você precisa aprender a lidar com esses elementos ansiógenos.

Aprender a lidar com os elementos ansiógenos não é uma tarefa das mais fáceis, e é por isso que eu recomendo que você procure ajuda profissional. Uma psicoterapia pode ser um recurso bastante útil, portanto, procure um bom psicólogo e comece um trabalho psicoterápico, com certeza isso te ajudará a lidar melhorar com os elementos que favorecem o surgimento da ansiedade.

2 – Crie formas de adiar o impulso de comer

Quando você sentir aquela vontade maluca de comer, tente não partir logo para a comida, faça outra coisa, como dar uma caminhada, por exemplo. Essa atitude diferente pode te ajudar a evitar uma porção de calorias.

3 – Deixe os “alimentos tentação” bem longe de você

Se você tem dificuldades para controlar a vontade de comer doces, biscoitos e outras guloseimas, o melhor é não comprar essas tentações.

Se você tiver esses alimentos em casa, realmente fica muito mais difícil resistir à tentação, afinal, eles estão ali, bem pertinho. Agora, se você não os comprar, não os terá ao alcance das mãos, e isso poderá evitar um pouco aqueles ataques noturnos de comilança.

4 – Aceite as suas limitações

A culpa também pode engordar, pois ela alimenta a ansiedade, que faz você comer demais e engordar cada vez mais. Portanto, aceite os seus deslizes e os utilize como uma oportunidade de aprendizado. Não se culpe tanto, ao invés disso, procura formas de lidar com as suas dificuldades.

5 – Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos, além de favorecerem a perda de peso, também ajudam a manter o bom humor, pois estimulam a liberação de substâncias que provocam sensação de bem-estar.

Você não precisa ser atleta, basta praticar pelo menos uma caminhada umas 3 vezes por semana, mas se quiser saber quais os melhores exercícios para emagrecer, confira esse artigo com 21 exercícios emagrecedores.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. natalia luiz da silva disse:

    preciso emagrecer mas esta possivel caminho 4 ves na semana tento de tudo

  2. Joao Buange disse:

    Como reduzir a gordura na região abdominal

  3. giovane barbosa disse:

    nossa faz 3 semana que tranquei a faculdade e cabei engordando 7 kilo depois disso estou me sentindo mal por isso o que faço gente nao da pra aguentar

  4. silvana disse:

    Muito boas dicas, passei muito por esse problema de ansiedade comer até sem sentir fome, além de todas as informações do artigo, hoje já está em minha lista os alimentos que saciam a fome e de baixa colorias e me reeduquei de forma saudável.