Anticoncepcional que emagrece? A verdade revelada

Muitas mulheres acreditam que as pílulas anticoncepcionais provocam ganho de peso, essa crença é tão forte, que muita gente acaba abandonando as pílulas por causa do medo de engordar. Mas será que as pílulas realmente engordam? Será que existe um anticoncepcional que emagrece?

No artigo abaixo você encontrará as respostas para essas duas perguntas tão interessantes.

Anticoncepcional engorda? Existe algum anticoncepcional que emagrece?

Milhares de mulheres juram que ganharam peso logo que começaram a tomar anticoncepcionais. Mas, por outro lado, milhares de mulheres também juram que perderam peso pouco depois que começaram a tomar determinados anticoncepcionais. Quem está com a razão?

Na verdade, esse é um assunto bastante polêmico, e não é possível dar uma resposta segura tendo por base apenas relatos pessoais. O melhor é recorrer à ciência.

Anticoncepcional que emagrece

Na década de 60 foi liberada para comercialização a primeira pílula anticoncepcional. De lá para cá, muitos estudos já foram realizados com o intuito de descobrir se o uso de anticoncepcionais promove ganho ou perda de peso.

Um estudo muito famoso realizado por pesquisadores da Escola de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica (Hebrew University Hadassah Medical School, Jerusalém, Israel), constatou que o uso de anticoncepcionais não pode ser considerado responsável nem pelo ganho nem pela perda de peso.

O que muitos estudos têm demonstrado é que as mulheres podem ganhar peso ou emagrecer devido a fatores diversos, e se emagrecem ou engordam quando estão fazendo uso de anticoncepcionais, essas pílulas acabam levando a culpa sem na verdade serem as responsáveis pelas variações de peso.

Outro mito

Existe outro mito que leva muita gente a achar que anticoncepcionais de determinadas marcas engordam mais que outros. De acordo com esse mito, quando a mulher faz uso de determinado anticoncepcional e engorda, basta ir trocando de marca até encontrar um contraceptivo que não provoque ganho de peso.

Segundo essa crença popular, os anticoncepcionais que engordam são os seguintes:

  • Selene
  • Diane 35
  • Injeção anticoncepcional
  • Cerazette
  • Belara
  • Adesivo anticoncepcional
  • Nordete

Ainda, segundo esse mito popular, alguns anticoncepcionais não provocam aumento de peso:

  • Level
  • Yaz
  • Adoless
  • Mínima
  • Yasmin

Antigamente, quando as primeiras pílulas anticoncepcionais começaram a ser comercializadas, elas realmente provocavam ganho de peso, isso porque as dosagens de estrogênio e progesterona eram até 10 vezes maiores do que as dosagens que existem nas pílulas que são comercializadas atualmente.

Além do aumento de peso, essas pílulas antigas provocavam também outros efeitos colaterais nada agradáveis. Por causa desses problemas que as pílulas do passado provocavam, foram sendo construídos vários mitos sobre o uso de anticoncepcionais. Esses mitos atravessaram décadas e ainda causam muito medo em muitas mulheres.

A verdade é que hoje não existe nenhuma constatação científica que prove que anticoncepcionais de determinadas marcas promovem aumento de peso ou emagrecimento.

Isso quer dizer que o aumento de peso ou o emagrecimento relatado por muitas mulheres muito provavelmente não tem relação com o anticoncepcional que está sendo usado. Essas variações de peso podem acontecer devido a fatores diversos, portanto, trocar de pílula várias vezes pode não ser a solução mais adequada para lidar com a questão.

Mas eu ganhei peso logo após começar a tomar determinado anticoncepcional, o que faço?

Se você tem certeza que ganhou peso após começar a tomar determinado anticoncepcional, e se está em busca de uma anticoncepcional que emagrece, então é preciso que você leve em consideração duas coisas importantes.

A primeira coisa, é que os anticoncepcionais são medicamentos, e todo medicamento costuma provocar algum efeito colateral.

No caso específico do ganho de peso, os anticoncepcionais podem provocar retenção de líquido nos primeiros meses de uso, portanto, pode ser que você não tenha engordado de verdade, mas apenas ganhou peso devido ao excesso de líquidos. Mas esse efeito colateral costuma desaparecer logo ao final do 3º mês.

A boa notícia é que você pode fazer alguma coisa para acabar com esse problema da retenção de líquido. Você encontrará algumas dicas interessantes sobre isso neste artigo.

A segunda coisa que você precisa levar em consideração, é quanto ao seu estilo de vida. Faça a você mesma as seguintes perguntas:

  • Quando eu comecei a ganhar peso eu estava fazendo exercícios físicos com frequência?
  • Eu estava mantendo uma dieta equilibrada e saudável?
  • Eu estava dormindo bem?

É importante que você responda a essas perguntas com bastante honestidade, pois elas podem mostrar os verdadeiros motivos que levaram você a ganhar peso.

Procure se alimentar de maneira adequada, e pratique exercícios físicos regularmente. O sono também é muito importante, portanto, procure dormir bem.

Para ajudar você a resolver essa questão do ganho de peso, separamos alguns artigos muito interessantes. Recomendamos que você os leia com toda a atenção, pois eles oferecem informações muito úteis que podem te ajudar a perder peso de forma saudável:

Conclusão

anticoncepcional que causa emagrecimentoComo vimos, não existem dados científicos que comprovem que existe um anticoncepcional que emagrece ou que engorde.

O ganho ou a perda de peso podem ocorrer devido a fatores diversos, portanto, a melhor solução não é ficar procurando um anticoncepcional que emagrece. Uma estratégia interessante, e que traz bons resultados, é procurar manter uma alimentação equilibrada e saudável, e se exercitar com regularidade.

Outra dica é sempre procurar orientação médica antes de tomar pílulas anticoncepcionais. Os anticoncepcionais são medicamentos, e como qualquer outro medicamento, não podem ser utilizados de qualquer jeito, afinal, eles possuem substâncias que modificam o funcionamento do seu organismo, e isso não é brincadeira.

Gostou do artigo? Ele te ajudou de alguma maneira? Compartilhe com suas amigas, pois ele pode ajudá-las também!

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

17 Comentários

  1. Queli Celina Mathias Ferreira Alves disse:

    Eu simplesmente amei esse esclarecimento! Muito bom mesmo, abrangiu todas as minhas dúvidas, e me fez pensar bastante sobre o tema! Obrigada!

  2. Idânia disse:

    Li o artigo com bastante atenção, fiquei bastante calma e confiante voltarei a tomar o meu anticoncepcional e também vou ter novas regras alimentares e fazer execicio físico, acredito que estarei em forma. obrigada, muito bom esse artigo.

  3. Mirella disse:

    Puxa vida! Para mim, isso é decepcionante. Eu sempre fui magrinha, apesar de ser bem comilona, e esperava ganhar peso na adolescência, mas não rolou. ( T.T)
    Recentemente comecei a fazer uso do anticoncepcional IUMI e tinha à espreita certa esperança de engordar com seu uso.

  4. paula disse:

    Pura mentira
    anticoncepcional engorda sim, pois retem liquido no corpo
    não é bem engordar e sim reter liquido
    eu mesmo engordei 17 kg em 2 anos de uso, essas bombas hormonais acabam com o corpo
    uma dica? NÃO USEM

  5. Luck Gress disse:

    Os anticoncepcionais engordam pois o estrogênio ingerido geralmente é sintético e acaba virando estradiol, causa retenção de líquido e resistência insulínica na maioria das mulheres. Após 10 anos tomando anticoncepcional ele inevitavelmente irá engordar.

  6. Angélica disse:

    Eu discordo,visto que minha ginecologista me indicou o iumi justamente pra auxiliar na perda de peso. Pra quem tem dúvidas basta lerna própria bula que diz que auxilia na perda de peso.
    Abraços.

  7. samile disse:

    Acredito que nao se possa ser generalista. Em grande maioria das vezes o que ocorre é a retenção de liquidos. Porém o metabolismo dos lipidios que envolve sim o contexto da ingestao de estrogenios mesmo que minimamente, ocorre de forma individualizada. Tem muilheres ja predispostas a DM, a dislipidemias que o anticoncepcional pode agravar e fazer com que os sintomas apareçam. Sem falar que muitas mulheres com seu uso ficam ansiosas e tendenciosas a ingerir açucares que nao acontece sem o seu uso, vamos ser sinceras é muito mais dificil permanecer na dieta. sem falar que o medico que deve escolher e saber escolher pois cada mulher, individual que é se dera melhor com um tipo o androgenico o antiandrogenico que depende entao da avaliação clinica da mulher. Acho essa ideia meio machista de defender que os anticoncepcionais nao engordam. Sim eles sao otimos nos deixam decidir a hora de sermos maes. Mas reter liquido ja nao nos deixa entrar no nosso melhor vestido, engordar e reter liquido mudam nosso corpo. conheço amigas que malham a semana toda e vivem de dieta e estao cheias de celulites pela retenção de liquido! pelo menos compreendam… ao meu ver vai ser sempre risco x beneficio

  8. Jaqueline disse:

    Oi. eu também faço uso do Iumi e não tenho problema com ganhos de peso, mas também senti ter emagrecido consideravelmente depois do inicio.

  9. REJANE disse:

    O MEU MEDICO DISSE QUE O MOLIERI NAO ENGORDAVA, A PROPRIA BULA DIZIA QUE EMAGRECE, MAS GANHEI 15 KILOS!!!! UM ABSURDO, PAREI DE TOMAR E EMAGRECI 5 KILOS

  10. Natalia disse:

    Realmente engordar não me engordou no sentido de acumular gordura, porém dependendo do organismo, algumas marcas provocam retenção de liquido e consequentemente ganho de peso. Eu, por exemplo, não me dei com o cerazette, em 3 meses de uso meus seios cresceram cerca de 7 cm e ficaram muito doloridos, meu rosto ficava permanentemente inchado dando a impressão que eu estava com algum problema dental ou com alguma ressaca sinistra permanentemente. Já o mínima me fez perder peso, simplesmente pq tudo o que eu comia me dava um enjoo terrível e me fazia sentir vontade de vomitar, porém ele reduzia muito o meu desejo sexual e resolvi parar, ainda estou procurando alguma marca que eu me adapte.

  11. Nanda disse:

    Olá!!
    Eu tomei Iumi por 4 anos, no início eu já estava com 12quilos acima, conforme o uso, eu perdi peso e minha pele e cabelos ficaram ótimos.
    Mas td depende do organismo de cada pessoa.
    Acredito que o anticoncepcional anterior, me deixou com retenção de líquidos…
    Espero ter ajudado!!

  12. Luciana disse:

    Estou usando o selene com a intençao de emagrecer sera que consigo

  13. DINAILZA disse:

    Eu iniciei o tratamento com iumi. Tenho problema de ovário mivropolicisto..tenho que perder peso.. O iumi pode me ajudar no meu problema? ?

  14. Gabi disse:

    Tomo cezarete e engordei dez quilos e como mto menos quando tomava minigest ,emagreci

  15. Nathália Aguiar disse:

    Muito legal a matéria, mas não me convenceu. Eu tomava o Elani 28 por quase dois anos, engordei… No dia que decidi parar de tomar, estava pesando 73kg, 15 dias depois fui pesar novamente e estava com 68kg. Sim, pode ser que toda essa diferença de peso não seja do Elani 28, mas minha alimentação foi a mesma durante esse tempo. E é nítido, outras pílulas que havia tomado, não dava 15 dias, era notória a diferença de peso. Isso que todas que tomei até hoje foram indicadas por ginecologistas. Ficarei mais atenta para tomar o próximo.