Arroz integral emagrece: dicas, benefícios e cuidados

O arroz é um alimento bastante nutritivo e, ao contrário do que muita gente pensa, o arroz integral emagrece.

Do ponto de vista nutricional, o arroz integral é muito melhor que o branco. Só que a maioria das pessoas prefere consumir o arroz branco por causa da aparência. Mas por que o integral é melhor que o branco?

Diferenças entre arroz integral e arroz branco

Apesar do processo de refinamento deixar o arroz com uma aparência mais agradável, ele destrói a maior parte dos nutrientes desse alimento.

arroz integral emagreceO arroz, antes do processamento, possui três camadas: endosperma, farelo e embrião. Mas o processo de refinamento retira do arroz o farelo e o embrião, deixando apenas a endosperma. O problema é que a maioria dos nutrientes está no farelo, sendo que na endosperma existe quase somente amido.

Portanto, o que diferencia o arroz integral do arroz branco é que com o processamento o arroz integral perde apenas a casca, restando o farelo e a endosperma. É por isso que ele é mais nutritivo e saudável que o arroz branco.

O arroz integral é muito rico em fibras, minerais (potássio, ferro e fósforo) e Vitaminas (tiamina B1, riboflavina B2 e niacina B3). Todas essas substâncias ajudam a emagrecer e manter a saúde.

Por que o arroz integral emagrece?

O arroz integral emagrece porque ele é muito rico em fibras.

As fibras presentes no arroz integral, quando entram em contato com a água, se transformam numa espécie de gel viscoso. Esse gel formado pelas fibras faz com que a digestão fique mais lenta, sendo que isso ajuda a emagrecer de duas formas.

1 – Aumenta a sensação de saciedade

O gel formado pelas fibras do arroz integral proporcionam saciedade, assim você se sente satisfeita(o) com uma porção menor de comida, e a sensação de estômago cheio dura mais tempo.

Naturalmente, quando você come menos, deixa de ingerir muitas calorias, e claro, isso te ajudará a perder alguns quilinhos.

2 – Evita os picos de insulina no sangue

Um dos grandes problemas do arroz branco, é que ele é digerido muito rapidamente, provocando a elevação dos níveis de glicose no sangue.

O arroz branco é muito rico em carboidratos de alto índice glicêmico. Isso quer dizer que quando você come esse alimento, os carboidratos dele são absorvidos rapidamente e transformados em glicose.

O problema é que a elevação dos níveis de glicose no sangue provoca uma reação imediata do pâncreas, que começa a secretar grandes quantidades de insulina para dar conta de levar a glicose para dentro das células.

A insulina é um hormônio importantíssimo para o funcionamento do organismo, só que em excesso ela estimula a formação de depósitos de gordura no corpo. Portanto, quanto mais alimentos de alto índice glicêmico você consome, maiores são as chances de você ganhar peso.

O arroz integral emagrece justamente porque ele não provoca picos de insulina, ou seja, seus nutrientes são absorvidos de forma equilibrada, evitando a elevação dos níveis de glicose no sangue e a consequente resposta exagerada do pâncreas.

Outros benefícios do arroz integral

O arroz integral emagrece, mas esse não é o único benefício que ele proporciona.

O arroz integral é muito rico em orizanol, uma substância que ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue. Por causa disso, esse alimento é um grande aliado contra doenças cardiovasculares.

Além disso, ele é muito rico em compostos fenólicos e antioxidantes, sendo ótimo para prevenir inflamações e doenças graves como o câncer.

As fibras do arroz integral também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Cuidado, o arroz integral pode engordar!

É verdade que o arroz integral emagrece, no entanto, você não deve exagerar, pois em excesso ele pode favorecer o ganho de peso. Especialistas recomendam o consumo de 4 colheres de sopa de arroz integral por dia. Não é muito, mas se você seguir uma dieta balanceada, conseguirá emagrecer sem precisar passar fome.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!