Batata doce emagrece e também ajuda a evitar o diabetes

A batata doce emagrece porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, quando você a consome, a energia dela é liberada no organismo de forma gradual, o que evita a elevação dos níveis de insulina no sangue, e prolonga a sensação de saciedade.

A batata doce emagrece e traz vários outros benefícios

A batata doce é bastante utilizada pelas pessoas que fazem musculação e outros tipos de exercícios. Ela tem a fama de fornecer muita energia, mas sem obrigar o corpo a secretar quantidades enormes de insulina.

batata doce emagreceNo que diz respeito à perda de peso, a batata doce emagrece devido ao amido resistente que ela contém.

Apesar de ser carboidrato, esse amido é de difícil digestão, assim, ao ingerir a batata doce, a pessoa fica satisfeita por mais tempo, e a energia do alimento é liberada de forma equilibrada, o que evita o aumento exagerado das taxas de açúcar no sangue, e o consequente excesso de insulina.

Alimentos que são digeridos rapidamente aumentam a taxa de açúcar no sangue, e isso provoca a secreção exagerada de insulina. O problema é que a insulina em excesso favorece o acúmulo de gordura no corpo. Assim, um alimento que não provoca liberação excessiva de insulina é um aliado de quem deseja emagrecer.

Alimentos de baixo índice glicêmico, como a batata doce, também são importantes para ajudar a manter a fome sob controle. Esses alimentos prolongam a sensação de saciedade porque são de difícil digestão.

A batata doce emagrece, mas ela também traz vários outros benefícios. Ela é um alimento muito rico em vitamina A, cálcio, potássio e fósforo. Isso é muito bom, pois o metabolismo recebe muita energia de qualidade, o que favorece a manutenção da saúde.

Além disso, a vitamina A da batata doce tem poderes antioxidantes, sendo útil para combater os radicais livres que provocam envelhecimento precoce.

Batata doce contra o diabetes

Como vimos, a batata doce emagrece porque não provoca aumento das taxas de açúcar no sangue, e também porque prolonga a sensação de saciedade.

Mas essa sua capacidade de fornecer energia sem elevar os níveis de açúcar no sangue também é útil para evitar o diabetes.

Ao fornecer energia de maneira equilibrada, a batata doce evita que o pâncreas trabalhe de maneira exagerada para fabricar insulina.

A insulina serve para levar o açúcar para dentro das células, portanto, quanto mais açúcar no sangue, mais o pâncreas tem que secretar insulina para conseguir colocar todo o açúcar dentro das células.

O excesso de insulina, além de favorecer o ganho de peso, também pode levar os tecidos do organismo a desenvolver resistência a esse hormônio. Esse quadro pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2.

Obs: No caso de quem já tem diabetes, é importante consultar o médico para saber se é seguro consumir determinado alimento.

Como consumir batata doce para emagrecer

Agora que você já sabe que a batata doce emagrece, chegou o momento de sabermos como consumir esse alimento corretamente.

Primeiro é preciso dizer que para emagrecer você não deve fazer uma dieta à base de batata doce.

O que você precisa fazer é incluir a batata doce na sua alimentação. Uma sugestão interessante é consumir batata doce com frango duas vezes por semana, juntamente com outros alimentos de baixo índice glicêmico.

A batata doce deve ser consumida cozida ou assada, nada de fritá-la, pois o óleo prejudica as propriedades benéficas do alimento.

10 Comentários