Batata yacon emagrece e ajuda a controlar o diabetes

Alguns alimentos, além de saborosos, podem ajudar quem deseja perder peso, controlar o diabetes e viver com mais saúde. A batata yacon é um exemplo desse tipo de alimento. Esse tubérculo é originário dos Andes, e já foi alvo de inúmeras pesquisas científicas que provaram seus benefícios.

Mas será verdade que a batata yacon emagrece?

Isso é verdade sim, e nas próximas linhas você vai descobrir porque essa batata pode te ajudar a emagrecer com mais saúde.

Por que a batata yacon emagrece?

batata yacon emagreceA batata yacon emagrece por duas razões principais.

A primeira, é que ela é rica em um carboidrato conhecido como frutooligossacárico.

A segunda razão, é que essa batata aumenta a sensação de saciedade.

O carboidrato frutooligossacárico, ao contrário dos carboidratos simples, é absorvido lentamente pelo organismo. E por que isso é importante?

Quando você ingere alimentos ricos em carboidratos simples, seu organismo absorve rapidamente esses nutrientes. Isso provoca um aumento da taxa de glicose no sangue, forçando o pâncreas a secretar enormes quantidades de insulina – lembrando que o excesso de insulina favorece o acúmulo de gordura no corpo.

O carboidrato frutooligossacárico da batata yacon não provoca esse efeito.

As moléculas desse carboidrato oferecem maior resistência quando o corpo humano tenta quebrá-las, assim, a absorção demora mais, o que contribui para evitar o aumento da taxa de glicose no sangue, e os consequentes picos de insulina.

No que diz respeito ao aumento da saciedade, esse efeito ocorre também por causa da lenta absorção do carboidrato da batata yacon. Funciona assim: a energia da batata é liberada lentamente no organismo, a sensação de estômago cheio dura mais, você come menos, seu corpo recebe menos calorias, e você emagrece mais.

Conheça os outros benefícios da batata yacon

Como vimos, a batata yacon emagrece, no entanto, esse não é o único benefício que ela oferece.

A batata yacon é um alimento que oferece inúmeras vantagens, conheça as principais.

1 – Ajuda a regular o intestino

A batata yacon é excelente para regular o trânsito intestinal. Um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp constatou que essa batata possui uma grande quantidade de um carboidrato chamado inulina.

Esse carboidrato especial serve de alimento para as bactérias boas da flora intestinal. Isso estimula o desenvolvimento dessas bactérias, o que favorece a saúde do intestino, e evita problemas como prisão de ventre.

2 – Ajuda a controlar o colesterol

O colesterol é produzido pelo próprio fígado, e serve para ajudar na digestão das gorduras, dentre outras funções importantes.

Funciona da seguinte forma: o fígado produz o colesterol, ele então é enviado para ajudar na digestão dos alimentos, depois, retorna e é reabsorvido pelo fígado. O problema é que quando a flora intestinal não está saudável, o colesterol não é reabsorvido pelo fígado, e vai parar na corrente sanguínea, provocando o aumento dos níveis de colesterol no sangue.

Por ser um alimento que melhora a saúde da flora intestinal, a batata yacon contribui indiretamente para otimizar os mecanismos de reabsorção do colesterol, evitando, assim, a elevação dos níveis de colesterol no sangue.

3 – Ajuda a controlar o diabetes

Como eu já falei, a batata yacon possui muito carboidrato frutooligossacárico. Esse carboidrato tem ação semelhante a das fibras, e é absorvido lentamente pelo organismo, evitando a elevação dos níveis de glicose no sangue e os consequentes picos de insulina.

Mas por que isso ajuda a controlar o diabetes?

Muito simples!

O carboidrato frutooligossacárico é absorvido de forma lenta, assim, o açúcar é liberado no sangue em baixas quantidades, o que contribui para o equilibro das taxas de glicose no sangue, favorecendo o controle do diabetes.

4 – Poucas calorias

A batata yacon é um alimento com pouquíssimas calorias. Para você ter uma ideia, 100 gramas de batata inglesa possuem aproximadamente 52 calorias. A mesma quantidade de batata yacon possui apenas 30 calorias.

5 – Possui muito potássio

Essa batata é uma excelente fonte de potássio.

O potássio é um nutriente que possui muitas funções importantes no organismo humano.

Ele ajuda na reconstrução muscular, previne fadiga muscular, cansaço e dores. Além disso, favorece o controle da pressão arterial.

Considerações finais

A batata yacon emagrece e pode proporcionar muitos outros benefícios, no entanto, se você deseja perder peso e manter o seu corpo sempre bonito e saudável, não basta simplesmente consumir essa batata todos os dias.

Você pode contar com esse alimento para te ajudar a perder peso, mas tenha em mente que é importante seguir uma dieta balanceada, e também seguir uma rotina adequada de exercícios emagrecedores.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. SALETEROSABOSCATO disse:

    Gostaria de saber quantas vezes por semana devo comer batata yacon para ter bons resultados?

  2. Maria Aparecida disse:

    Boa Tarde
    Gostaria de saber como devo preparar a batata yacon e qual a quantidade permitida por dia .
    Obrigada pela atenção ,adorei esse blog ,vou seguir as dicas ..

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Maria, seja bem-vinda ao blog!

      A batata yacon pode ser ralada em saladas, ou batida junto com sucos. Quanto à quantidade, vai depender muito das suas necessidades nutricionais, por isso, o mais indicado é consultar uma nutricionista.

      Abraços!

  3. Mara lucia alves disse:

    Posso consumir todos os dias um pedacinho

  4. carlos silva disse:

    gostaria de saber se posso guardar a batata yacom cortada no refrigerador? e por quanto tempo

  5. ledoel s. da silva disse:

    Olá gostei, gostaria de receber dicas a respeito do uso da batata diariamente.

  6. sirlene pereira disse:

    qual a quantidade de batata é necessario Para o emagrecemento?