Benefícios da farinha de berinjela para você que quer emagrecer

Durante muito tempo a berinjela foi considerada uma vilã, acreditava-se que ela provocava demência e epilepsia. Mas com o tempo, esse mito foi caindo por terra e o fruto foi conquistando espaço na culinária. No que diz respeito ao emagrecimento, várias pesquisas já comprovaram os benefícios da farinha de berinjela para quem deseja perder aqueles quilinhos a mais.

Veja os benefícios da farinha de berinjela no artigo abaixo.

Benefícios da farinha de berinjela: emagreça naturalmente

benefícios da farinha de berinjela - vejaA farinha de berinjela está ganhando cada vez mais adeptos, e até mesmo a ciência já está convencida de que ela de fato contribui para o emagrecimento saudável.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que a farinha de berinjela pode potencializar os efeitos de uma dieta saudável e da pratica regular de exercícios físicos, melhorando bastante os resultados de quem deseja perder peso.

A pesquisa demonstrou que a farinha de berinjela ajuda a diminuir a quantidade de gordura na região da barriga, reduz a concentração de triglicerídeos no sangue, colesterol total, LDL (colesterol ruim) e VLDL (parente próximo do LDL).

Mas o que surpreende realmente é grande quantidade de fibras presente na farinha de berinjela. Para você ter uma ideia da quantidade de fibras presente nesse suplemento natural, numa dieta de 2.000 calorias é recomendada a ingestão diária de no máximo 55 gramas de fibra. Uma colher de sopa de farinha de berinjela (15 g) possui aproximadamente 6,8 gramas de fibras. É muita coisa!

Veja agora, em detalhes, os benefícios oferecidos pela farinha de berinjela.

1 – Ajuda a aumentar a saciedade

A grande quantidade de fibras presente na farinha de berinjela ajuda a formar um gel no estômago. Esse gel faz com que a digestão fique mais lenta, provocando maior consumo de energia durante o processo digestivo e promovendo a sensação de saciedade.

Isso faz com que a pessoa se sinta satisfeita com uma quantidade menor de comida. Essa diminuição na quantidade de calorias ingeridas resultará em perda de peso.

2 – Ajuda a reduzir a gordura corporal

O gel que se forma no estômago ajuda também a controlar a liberação de glicose na corrente sanguínea.

A insulina é a responsável por colocar a glicose dentro das células corpo, porém, quando ela circula em grande quantidade, contribui para o acúmulo de gordura no tecido adiposo, resultando em aumento de peso.

Quando você ingere a farinha de berinjela junto com outros alimentos, ela ajuda a controlar a quantidade de insulina que é liberada no momento de levar a glicose dos alimentos para dentro das células. Isso resultará em menor acúmulo de gordura no tecido adiposo, e em menor aumento de peso.

3 – Ajuda a controlar a vontade de comer doces

Quando uma pessoa consome alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, alimentos que induzem uma liberação maior de glicose no sangue, o pâncreas precisa trabalhar muito para secretar insulina para levar toda a glicose para as células. Isso provoca o chamado pico glicêmico.

O pico glicêmico faz com que a taxa de glicose no sangue caia muito rápido, assim o seu organismo precisará de mais alimento para repor aquilo que está faltando. O resultado é uma fome insuportável e uma grande vontade de comer doces, que são os alimentos mais ricos em glicose. Não é preciso dizer que isso é péssimo para quem deseja perder peso.  

Como a farinha de berinjela tem a capacidade de controlar a quantidade de glicose que é levada para dentro das células, a digestão acontece de maneira mais lenta, assim o pâncreas não precisa secretar grandes quantidades de insulina para levar a glicose até as células.

Resumindo: a farinha de berinjela evita o pico glicêmico e ajuda você a controlar a vontade de comer doces.

Cuidados ao utilizar a farinha de berinjela para emagrecer

Apesar da farinha de berinjela ser um suplemento natural, ela pode provocar constipação intestinal, já que possui uma grande quantidade de fibras.

Essa farinha também contém bastante nicotina. Em excesso a nicotina pode provocar nervosismo e garganta seca.

O ideal é, antes de começar a consumir a farinha de berinjela para emagrecer, procurar um nutricionista para fazer uma avaliação e determinar a quantidade que você pode consumir.

Como fazer a farinha de berinjela

Fazer a farinha de berinjela é muito simples.

Corte em fatias 01 kg de berinjela (com casca). Coloque em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 02 horas a uma temperatura de 200º C. Depois é só bater a berinjela desidrata no liquidificador até conseguir um pó.

Guarde a farinha em um vasilhame fechado e coloque em um local arejado e longe da luz do sol.

Finalizando…

Os benefícios da farinha de berinjela para quem deseja emagrecer são muitos, entretanto, você precisa encarar o fato de que ela sozinha não fará você perder peso.

A farinha de berinjela é um suplemento que potencializa os efeitos de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos.

Leitura Complementar: Alimentos que ajudam a emagrecer! Perca peso comendo

Você já fez ou faz uso da farinha de berinjela para emagrecer? Deixe o seu comentário abaixo, compartilhe a sua experiência.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Gilliard Antonio disse:

    Olá, minha mãe gosta de fazer esta farinha de berinjela, não sou muito fã mas depois este boa noticia vou começar a comer!

  2. MARIA BETÂNIA BALBINO CANDIDO disse:

    AMEI ESSA DICA DA FARINHA DE BERINJELA, FÁCIL E PRATICA VOU EXPERIMENTAR COM CERTEZA!!

  3. fayane disse:

    Ótima dica, vou fazer!
    Mais posso comer aonde essa farinha?

  4. Rosangela disse:

    Não gosto de beringelas, mas se tratando do resultado que posso conseguir com ela, vou tentar!

  5. elizabeth ferraz disse:

    olá cristiano!!! a materia é muito interessante gostaria de saber se só a farinha da beringela emagrece? e se cozinharmos, assar , não ajuda a emagrecer ? faço essa pergunta porque ela pode ser consumida de varias formas. abraços

  6. edmilson disse:

    quero perder 15 kl como fazer

  7. ana cristina disse:

    Adorei a ideia ja usava a berigenla na mha dieta agora sim voufazer hj mesmo

  8. Cristina disse:

    Gostei demais da dica…

  9. Obrigada pela dica,nunca fiz uso da farinha de berinjela,agora pretendo fazer.

  10. Márcia Torssani disse:

    Boa noite, gostaria de saber qual a quantidade recomendada por dia dessa farinha, para que não tenhamos nervosismo e garganta seca.

    • Redação Emagrecimento Urgente disse:

      Márcia, para saber a quantidade correta que você deve consumir procure orientação de uma nutricionista.

      Abraços!