Bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou a esteira é melhor?

A bicicleta ergométrica e a esteira elétrica são os dois aparelhos mais fáceis de encontrar em salas de ginástica e também são os mais populares entre as pessoas que gostam de treinar para manter o corpo bonito e saudável. Mas apesar de tão populares, muitas pessoas ficam com a seguinte dúvida: a bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou é melhor fazer esteira?

Os dois aparelhos têm vantagens e desvantagens. Veja no artigo quais são elas.

Bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou a esteira traz melhores resultados?

bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou esteira é melhor que elaA bicicleta ergométrica emagrece mesmo. Para você ter uma ideia, ao fazer uma hora de bicicleta você pode perder até 400kcal.

A grande vantagem da bicicleta ergométrica é que ela é um aparelho bastante confortável, e como a pessoa fica sentada durante o exercício, seus joelhos e costas não sofrem impacto. Essa característica do aparelho o torna bastante seguro, portanto, a bicicleta ergométrica é bastante indicada para pessoas sedentárias que desejam começar a praticar exercícios físicos.

A esteira elétrica é um aparelho mais versátil, pois você pode variar a velocidade e inclinação, assim é possível praticar o chamado treino intervalado. Fazendo a variação de velocidade e inclinação você pode perder até 36% a mais de gordura, pois o seu metabolismo se acelera para que seu corpo consiga se adaptar à mudança de ritmo.

A esteira proporciona maior queima de calorias. Uma hora de treino pode fazer você perder até 520kcal. Entretanto, a esteira provoca maior impacto sobre os pés, joelhos e também coluna, o que aumenta o risco de lesões. É por isso que a bicicleta ergométrica é o aparelho mais indicado para pessoas que não têm costume de praticar exercícios físicos.

Agora você já sabe que os dois aparelhos são grandes aliados para quem deseja perder peso. A bicicleta ergométrica é melhor para quem está começando a praticar exercícios, e a esteira é mais indicada para quem já está fazendo atividades físicas há algum tempo.

Outros benefícios da bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é um aparelho que ajuda a tonificar os músculos e a manter as articulações mais saudáveis e eficientes. O exercício realizado nesse aparelho trabalha principalmente os joelhos e os tornozelos, além disso, ajuda a modelar as pernas e o bumbum.

A bicicleta ergométrica é excelente para melhorar a circulação, a capacidade pulmonar, o condicionamento físico e cardíaco.

Quanto tempo deve ser dedicado à bicicleta ergométrica?

O tempo que você deve dedicar à bicicleta ergométrica vai depender muito do seu objetivo. No caso da perda de peso, você deve começar fazendo de 20 a 30 minutos por dia, quatro vezes por semana. Do segundo mês em diante você pode aumentar para 01 hora por dia, de 04 a 05 vezes por semana.

Para melhorar ainda mais os seus resultados, na primeira semana faça o exercício tranquilamente, num ritmo confortável para você. Da segunda semana em diante pegue um pouco mais pesado, faça treinos intervalados, ou seja, comece pedalando devagar, depois pedale mais depressa durante um tempo, pedale devagar novamente, em seguida pedale mais rápido e assim por diante. Isso ajuda a queimar muito mais calorias — uma dica interessante é consultar um profissional de Educação Física para te ajudar a montar um treino adaptado as suas necessidades e características físicas.

A bicicleta ergométrica emagrece mesmo, então aproveite!

Agora você já sabe que a bicicleta ergométrica emagrece mesmo, então está na hora de começar a praticar e receber inúmeros benefícios.

Se você está há muito tempo sem praticar nenhum tipo de atividade física, antes de começar a utilizar a bicicleta visite o seu médico. É sempre importante fazer uma avaliação completa antes começar os treinos. Essa é uma atitude que ajuda a evitar muitos problemas.

Outra recomendação. Antes e depois de praticar exercícios faça alongamentos, assim você evita lesões.

Leitura complementar:

* Como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido

* Caminhada emagrece e faz bem à saúde

* Reeducação alimentar para emagrecer: saiba por que funciona

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. César disse:

    Olá,

    Gostei da matéria, estou justamente a procura de uma bicicleta ergométrica, você recomenda algum modelo?

    Abraço.
    Cesar

  2. Amanda disse:

    OLÁ EU PERDI 15 QUILOS APOS FAZER UMA DIETA SAUDÁVEL INDICADA POR UM NUTRICIONISTA , AGORA PRECISO MANTER ESSE PESO O QUE JA FAÇO A 4 ANOS O QUE MI RECOMENDAM?

  3. sandra disse:

    Olá eu gostaria de saber se a bicicleta também faz perder barriga? No meu caso quero emagrecer so na barriga e deixar pernas e bumbum durinho. Não pratico nenhum exercício e estou com 35 anos. A bicicleta seria ideal?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Sandra!

      Somente praticando bicicleta ergométrica dificilmente você conseguirá perder barriga. Mas como você não faz nenhum tipo de atividade física, pode começar com a bicicleta, e quando ganhar mais condicionamento físico, pode iniciar outro tipo de treinamento mais focado em perder barriga.

      Abraços!

  4. Fernando disse:

    Sandra!
    Não existe um treino especifico para “perder” Barriga. Porem os exercícios aeróbicos trabalham bastante a parte cardiovascular, ajuda acelerar o metabolismo promovendo uma queima de gordura maior. Um exercício que eu recomendo é pular corda, apesar de simples exige um grande esforço.
    NÃO SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NEM NUTRICIONISTA, apenas estou querendo ajudar.

    Abraços

  5. pyquet disse:

    Muito interessante mas tenho umas duvidas: foi baseado em que estudos ? foi um profissional da área que elaborou o texto ?

    • Redação Emagrecimento Urgente disse:

      Essas são apenas dicas, de qualquer maneira, a pessoa precisa consultar um profissional capacitado antes de iniciar qualquer atividade física.

  6. Aleksandro disse:

    Continuo achando que a esteira queima mais do que a bicicleta, mas vejam que a bicicleta é ótima para quem tem problemas nas articulações, ou seja, pode queimar calorias sem impactos.

    Parabens pelo artigo!