Bupropiona para emagrecer: será que funciona?

A bupropiona é um antidepressivo que é bastante utilizado no combate ao tabagismo. Mas nos últimos anos muita gente tem utilizado bupropiona para emagrecer, principalmente porque alguns estudos demonstraram que esse medicamento ajuda a diminuir o apetite, o que leva ao emagrecimento.

Mas apesar da grande quantidade de pessoas que juram que emagreceram com o uso de bupropiona, os mesmos estudos que demonstraram que essa droga ajuda na perda de peso, demonstraram também que, quando utilizada sozinha, seus efeitos são pouco significativos.

Os estudos que demonstraram que a bupropiona ajuda na perda de peso testaram a droga associada com outro medicamento, o naltrexone. Portanto, os efeitos positivos quanto à perda de peso só aconteceram graças à associação das duas drogas.

Como funciona a bupropiona?

A bupropiona é uma droga que tem efeitos inibidores sobre a recaptação de dois neurotransmissores importantes: a norepinefrina e a dopamina. Apesar de ser um medicamento bastante utilizado na cessação do tabagismo, o mecanismo de ação que causa os seus efeitos são desconhecidos.

No que diz respeito ao emagrecimento, a bupropiona, segundo alguns especialistas, ajuda a diminuir a ansiedade, levando consequentemente à redução da compulsão alimentar, o que acaba resultando em perda de peso.

O uso da bupropiona para emagrecer está se tornando bastante comum, no entanto, o uso desse medicamento para o tratamento da obesidade ainda não foi aprovado por nenhuma entidade governamental reguladora.

Inclusive, a FDA (Food and Drug Administration), entidade norte-americana responsável pelo controle dos medicamentos, ainda não aprovou o uso de bupropiona para emagrecer, justamente por que julga que são necessários mais estudos para comprovar a eficácia dessa droga no combate à obesidade.

Bupropiona para emagrecer

Efeitos colaterais da bupropiona

A bupropiona é uma droga que pode provocar diversos efeitos colaterais. Segue os mais comuns: alergia, agitação, ansiedade, diminuição do apetite, sudorese, boca seca, náuseas e vômitos, insônia, dor abdominal, palpitações, aumento da frequência urinária, tremor, irritabilidade e hostilidade.

Para ver outros efeitos colaterais leia a bula da bupropiona.

Contraindicações da bupropiona

O uso de bupropiona é contraindicado para pessoas com diagnóstico de epilepsia ou outros tipos de distúrbios que causam convulsões; pacientes com diagnóstico de bulimia e anorexia nervosa também não devem tomar o medicamento.

Mulheres grávidas e lactantes também não devem tomar esse remédio.

Existem outras contraindicações, mas quem deve avaliá-las é o seu médico.

Considerações finais sobre o uso de bupropiona para emagrecer

Como vimos, a bupropiona não é um remédio para emagrecer, na verdade, ela é um antidepressivo. Alguns estudos demonstraram que essa droga pode ajudar na perda de peso, no entanto, os estudos foram realizados associando esse medicamento com outro medicamento chamado naltrexone.

Ainda são necessários mais estudos para constatar com segurança se realmente a bupropiona é eficaz no tratamento contra a obesidade, no entanto, muitos médicos têm receitado esse medicamento para pessoas que precisam perder peso.

De qualquer maneira, a bupropiona é um medicamento, e você nunca deve tomá-la sem indicação médica.

Outra coisa que você não deve esquecer, é que nenhum medicamento faz milagres, portanto, se você deseja perder peso, precisa mudar os seus hábitos, se alimentar de maneira adequada e praticar exercícios físicos. 

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. ANDRÉA BARROS disse:

    Já tomei Bupropiona como auxiliar no emagrecimento e o efeito foi bastante satisfatório, no que diz respeito à redução de apetite.

  2. maria carmileide disse:

    olha eu usei e adorei o resultado,no caso eu tenho compulsao alimentar e me ajudou bastante a me controlar to fazendo dieta e ta dando certo.bjjjss

  3. daniela souza dos santos disse:

    oi comecei a tomar o bup ja faz tres dias quero saber seu eu continuar tomando só 1 por dia vai ter resultado, tenho tomtura nausee acho melhor nao aumentar a dosagem sera que nao vou conseguir emagrecer

  4. Rosana disse:

    Tenho compulsão alimentar, estou tomando o bup de liberação prolongada,diminui muito a minha ansiedade, e com isso não estou tendo episódios compulsivos, no 1°mês perdi 5kgs, o único efeito colateral q tive foi cefaléia. Pra mim essa medicação foi e está sendo ótima.