Caminhada emagrece e faz bem à saúde

A caminhada é um exercício simples, barato e faz muito bem à saúde, portanto, se você quer saber se a caminhada emagrece, a resposta é que ela emagrece sim. Mas para emagrecer fazendo caminhada você precisa seguir algumas dicas importantes.

Leia o artigo abaixo e saiba como emagrecer fazendo caminhada.

Como perder peso fazendo caminhada

caminhada emagrece e traz benefíciosA caminhada é um exercício aeróbico bastante poderoso, isso quer dizer que ela trabalha vários grupos musculares, e com isso provoca grande queima de calorias, fazendo você perder peso.

Por ser um exercício simples, barato e praticamente sem contraindicações, é recomendada para qualquer pessoa, entretanto, se você já está há muito tempo sem realizar qualquer tipo de atividade física, é importantes passar por uma avaliação médica antes de começar a praticar caminhada.

Além disso, é importante providenciar também alguns equipamentos simples, mas que são indispensáveis para o seu bem-estar. Para realizar a caminhada você precisará de um bom par de tênis e de alguma roupa adequada. No caso da roupa, ela deve ser leve e facilitar a transpiração.

Comece a caminhada de maneira progressiva. Isso quer dizer que você deve começar devagar, pois o seu corpo precisa ir se acostumando ao exercício. No início o ideal é caminhar durante 30 minutos, 03 vezes por semana. Depois vá aumentando gradativamente, sendo que para perder peso rápido o ideal é caminhar de 01 a 02 horas por dia, 05 vezes por semana.

A caminhada emagrece, mas para colher os benefícios você precisa ser consistente, ou seja, precisa ter disciplina e não abandonar a prática regular da caminhada. Por exemplo, se você ficar 03 dias sem caminhar, isso já resultará em perda de condicionamento físico.

Como melhorar ainda mais os seus resultados

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar os seus resultados:

1 – Caminhe de forma mais acelerada

Caminhar mais rápido ajuda a aumentar a queima de calorias. Ao caminhar de maneira acelerada, você deve evitar balançar os braços demais, pois isso prejudica o seu equilíbrio e ainda pode resultar em inchaços.

2 – Caminhe em diferentes terrenos

Subidas e descidas proporcionam aumento da intensidade da caminhada, além disso, essas variações no terreno ajudam na tonificação dos músculos. Se você utiliza a esteira, aumentar a inclinação dela pode ajudar. 

Caminhar em trilhas é uma excelente maneira de fortalecer os músculos e queimar calorias, portanto, sempre que tiver oportunidade, caminhe nesse tipo de terreno.

Caminhar na areia também é uma dica interessante.

3 – Caminhe do jeito certo

Existe uma maneira correta de caminhar. Você precisa caminhar com a postura ereta e os braços com movimentos alternados, bem ritmados com os seus passos. Apoie primeiro o calcanhar, e só então o restante do pé.

Outra recomendação: você deve manter o olhar na horizontal e o abdômen contraído.

4- Caminhe sempre que for possível

Se você pode ir ao trabalho a pé, por que ir de carro? Se a padaria fica perto de sua casa, por que não ir a pé?

Aproveite as oportunidades e caminhe, utilize o carro somente quando for realmente necessário.

5 – Suba escadas

Sempre que for possível utilize as escadas. Subir escadas é uma ótima maneira de queimar calorias e tonificar os músculos, portanto, utilize o elevador somente quando for necessário.

Outras dicas para uma boa caminhada

Mantenha um horário fixo para realizar a caminhada, assim seu organismo se adapta melhor. Prefira caminhar no período da manhã até às 10 horas, e no período da tarde após as 17 horas.

Faça alongamentos antes de caminhar, isso é importante para evitar lesões e deixará você com uma sensação de leveza, e seu corpo ficará mais flexível.

Participe de grupos de caminhada ou caminhe com amigos, isso ajuda a manter a motivação e evita a desistência precoce.

Caminhada emagrece quantos quilos?

A caminhada emagrece, mas determinar quantos quilos você perderá ao praticar esse exercício aeróbico é difícil, isso porque cada organismo responde de uma maneira bastante específica.

Entretanto, há relatos de pessoas que conseguiram emagrecer até 09 kg em um mês. Mas é claro que elas seguiam uma dieta saudável e praticavam a caminhada de maneira consistente.

Você também pode alcançar resultados muito interessantes, desde que mantenha uma alimentação balanceada e saudável, e desde que se exercite com frequência.

Caminhada emagrece e melhora a qualidade de vida!

Além de contribuir para a perda de peso, a caminhada melhora a circulação, combate a osteoporose, ajuda a afastar a depressão, previne a diabetes e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

A caminhada é um exercício que você pode começar a fazer hoje mesmo, portanto, aproveite, comece a caminhar e emagreça com saúde!

Leia Também: 05 exercícios para perder barriga de verdade e naturalmente

Você realmente tem procurado emagrecer com saúde? Deixe o seu comentário abaixo.

14 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *