Canela emagrece: será verdade?

Muitas pessoas juram que a canela emagrece, mas será que isso é verdade? Se você deseja saber tudo sobre esse assunto, e se deseja dicas interessantes para te ajudar a perder peso, continue lendo e se surpreenda!

A canela é um tempero muito rico em substâncias antioxidantes, e pode ser utilizada como uma alternativa saudável ao açúcar.

A canela, além de ser muito utilizada como tempero, também é bastante utilizada para fins medicinais. No entanto, não há evidências científicas de que ela realmente ajuda na perda de peso. Além disso, os estudos já realizados sobre os outros benefícios da canela ainda não são conclusivos.

Mas por que dizem que a canela emagrece?

canela emagreceÉ possível encontrar na internet uma grande quantidade de relatos de pessoas que utilizaram a canela e emagreceram, mas como eu já disse, não existe prova científica de que a canela emagrece, contudo, se você quiser utilizá-la para emagrecer, basta inclui-la na sua alimentação.

Agora eu vou explicar quais as características da canela que podem favorecer a perda de peso. Vamos lá?!

Canela e seus efeitos sobre a insulina

A canela contém uma grande quantidade de compostos fenólicos e cromo. Essa sua composição ajuda a melhorar a maneira como o corpo utiliza a insulina.

A insulina é um hormônio muito importante, pois ela é responsável por transportar a glicose dos alimentos para dentro das células. Além disso, a insulina também tem um papel importante no que diz respeito à forma como o corpo utiliza a gordura armazenada no tecido adiposo.

Uma revisão pulicada em 2008 na Proceedings of the Nutrition Society concluiu que a canela pode ser uma aliada no combate ao diabetes tipo 2, pois ela é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina.

Essa informação é muito importante, pois nos diz que a canela pode ajudar o corpo a utilizar a insulina de maneira mais eficaz.

Mas como isso pode ajudar na perda de peso?

A insulina em excesso favorece a formação de depósitos de gordura no corpo, portanto, quanto mais insulina circulando no sangue, maior é o aumento de peso.

Assim, quando o corpo começa a utilizar esse hormônio de maneira mais eficaz, o pâncreas não precisa secretar tanta insulina. Isso diminui os níveis de insulina no sangue, o que, consequentemente, leva o corpo a armazenar menos gordura.

Apesar das conclusões animadoras, a revisão observou que ainda são necessários mais estudos para comprovar esses efeitos positivos da canela.

A canela e os níveis de glicemia

Uma alimentação inadequada pode provocar flutuações dos níveis de glicose no sangue. Isso é muito ruim para quem deseja emagrecer, pois o sobe e desce da glicose provoca muita fome. Portanto, alimentos que favorecem o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue ajudam a controlar o apetite.

Uma análise publicada em 2009 na revista Diabetes, Obesity and Metabolism relatou que a canela pode ajudar a manter o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Essa conclusão demonstra que a canela realmente pode ser útil para aumentar a sensação de saciedade.

Muita gente diz que a canela emagrece justamente por causa de sua capacidade de controlar o apetite, no entanto, não adianta nada consumir canela diariamente e continuar se alimentando de maneira errada. Você pode consumir a canela para emagrecer, mas é importante também manter uma dieta saudável e equilibrada.

Outros benefícios da canela

  • A canela contém fibras, e isso também pode ajudar a diminuir o apetite.
  • A canela possui vitamina C, K e alguns minerais (como o manganês e o ferro), e pode ser útil para prevenir várias doenças.
  • Uma pesquisa publicada em 2008 no Journal of Nutrition relata que a canela tem efeitos anti-inflamatórios, e que ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Como utilizar a canela corretamente

Para desfrutar de todos os benefícios da canela não é preciso consumir grandes quantidades. Uma colher de chá por dia já é o suficiente.

Você pode utilizar a canela de diversas maneiras: polvilhe sobre mingau, leite, sobremesas. Você também pode tomar o chá de canela.

Atenção: não consuma grandes quantidades de canela, pois em excesso ela pode provocar alterações no Sistema Nervoso Central, e também pode ter um efeito tóxico sobre o fígado.

Grávidas e pessoas com pressão baixa não devem utilizar a canela, pois ela baixa a pressão e pode provocar aborto.

Receita de chá de canela com mel

Se você acredita que a canela emagrece, e deseja utilizá-la para te ajudar na perda de peso, experimente preparar essa receita de chá de canela com mel, é muito fácil. Esse chá deve ser tomado de manhã e à noite.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de canela
  • 200 ml de água fervente

Coloque o mel e a canela em um copo, misture. Adicione a água, envolva o copo em um pano e deixe descansar por 1 hora. Depois é só tomar.

13 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *