Cerveja engorda: verdade ou mentira?

A cerveja engorda quando é tomada em excesso, portanto, se você adora essa bebida, mas tem evitado tomá-la por causa do medo de ganhar peso, continue lendo o artigo e saiba como apreciar uma cervejinha sem correr o risco de engordar.

Por que dizem que a cerveja engorda?

Um copo de cerveja possui, aproximadamente, 150 calorias. Não é muito, porém, se você não consegue parar no primeiro corpo, aí sim a cerveja se torna um problema. É por isso que dizem por aí que a cerveja engorda, pois se você tomar mais de um copo, já estará ingerindo uma quantidade razoável de calorias.

Mas não é só por isso que a cerveja pode engordar.

cerveja engordaComo sabemos, não dá para tomar cerveja sem comer alguma coisa. Essa pode ser outra armadilha que pode fazer você ganhar peso rapidinho.

Durante o consumo da bebida, você pode acabar exagerando no consumo de comidas calóricas, como batata frita e petiscos gordurosos. E claro, isso fará o seu corpo acumular gordura.

Eu não quero ser um estraga prazer, mas preciso te avisar sobre outra coisa.

Grandes quantidades de álcool no organismo aumentam a produção de insulina, e em excesso, esse hormônio favorece o ganho de peso.

Mulheres devem tomar ainda mais cuidado

As mulheres são menos resistentes ao álcool que os homens.

O organismo feminino possui menos água que o organismo masculino, e isso tornam as mulheres mais sensíveis aos efeitos do álcool, e isso pode favorecer ainda mais o ganho de peso.

Como?

O organismo feminino precisa de até dois dias para se livrar dos resíduos deixados pelo álcool, portanto, mais bebida nesse intervalo, pode significar ainda mais aumento de peso.

E tem mais!

Cerveja em excesso pode alterar o metabolismo do estrogênio, e esse hormônio, em desequilíbrio, pode provocar aumento dos depósitos de gordura.

A cerveja realmente aumenta a barriga?

Depois de tanta má noticia, agora eu vou falar uma coisa que você vai gostar.

Um estudo realizado por pesquisadores alemães demonstrou que a cerveja não provoca aumento da barriga.

Segundo esse estudo, o aumento da quantidade de gordura em determinada região do corpo não está obrigatoriamente ligado ao consumo de cerveja, tendo mais relação com fatores genéticos do que com o consumo da bebida.

Mas isso não quer dizer que está liberado o consumo desenfreado da bebida, pois como eu já falei anteriormente, a cerveja engorda quando é consumida em excesso.

Cuidado com o mito de que a cerveja é diurética

Muita gente acredita que a cerveja é diurética. Isso é um mito.

Quando você toma cerveja, é comum sentir aquela vontade danada de ir ao banheiro, no entanto, esse efeito não se deve a nenhuma capacidade diurética da bebida. Ele é passageiro, e acontece porque o seu corpo sente necessidade de eliminar a água da própria bebida, e isso não tem nada a ver com eliminação de líquidos retidos no corpo.

A cerveja também pode fazer bem

A cerveja, quando consumida de forma moderada, pode fazer bem para o coração. Pelo menos é o que dizem vários estudos já realizados em diversos países.

A cerveja é muito rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B, sendo capaz de reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. O recomendado é consumir, no máximo, uma latinha de cerveja, três vezes por semana.

Mas se você sofre com úlcera, gastrite, diabetes, tem nível de triglicérides alto, possui histórico de alcoolismo na família, ou está acima do peso, o melhor mesmo é evitar tomar a cervejinha.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Adriana Cremone disse:

    o que beber antes de beber a cerveja

  2. Caren moraes disse:

    Gostaria de um suco para secar só a barriga pós a única coisa que não estou satisfeita desde já agradeço