Chá de hibisco emagrece: conheça os benefícios dessa bebida

O chá de hibisco é um chá emagrecedor feito com o cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa, e se você deseja saber se o chá de hibisco emagrece mesmo, então está no lugar certo, pois vamos explicar todos os detalhes a respeito desse chá.

Atenção: é importante ressaltar que o hibisco que é utilizado para fazer o chá não é aquele facilmente encontrado em jardins, portanto, tome cuidado. A planta própria para fazer a bebida é a Hibiscus Sabdariffa.

O chá de hibisco emagrece: confira seus benefícios

chá de hibisco emagrece mesmo

O chá de hibisco emagrece, e por causa disso, é muito utilizado por pessoas que desejam perder peso. Mas para que você consiga benefícios tomando esse chá, é importante saber de algumas coisas, portanto, leia as informações abaixo e aprenda a preparar o chá e utilizá-lo corretamente.

Então, o chá de hibisco emagrece porque possui muitas substâncias importantes, como os antioxidantes, flavonoides e ácidos orgânicos. Por causa dessas substâncias, o chá ajuda a eliminar os depósitos de gordura em algumas regiões do corpo, como quadris e barriga. Além disso, ele também é útil contra a retenção de líquidos.

O chá de hibisco também pode ajudar a reduzir um processo conhecido como adipogênese, e isso é uma capacidade extremamente útil para aquelas pessoas que desejam perder peso. Ao reduzir a adipogênese, o chá de hibisco evita a maturação das chamadas células pré-adipócitas.

Sim, mas vocês poderiam explicar como isso é útil para uma pessoa que deseja emagrecer? Claro, vamos lá!

As células pré-adipócitas não ficam para sempre como células pré-adipócitas, na verdade, elas evoluem, ou melhor dizendo, elas ficam mais maduras. O problema é que ao ficarem mais maduras, elas se transformam em adipócitos.

Os adipócitos são células que armazenam gordura no corpo, então, quanto mais adipócitos, mais gordura acumulada. É por isso que uma bebida capaz de reduzir a maturação das células pré-adipócitas é tão útil para quem quer perder peso.

O Chá de hibisco, ao agir reduzindo a adipogênese, te ajuda a acumular menos gordura no corpo, em especial na barriga e nos quadris.

E tem mais outra coisa bem interessante!

Como você já sabe, o chá de hibisco é rico flavonoides. A ciência já demonstrou que alguns dos flavonoides presentes no chá são importantes aliados no combate a problemas como a hipertensão e o colesterol alto.

Conheça outros benefícios que o chá de hibisco pode proporcionar

Como vimos, o chá de hibisco emagrece, e também pode ajudar a combater problemas com hipertensão e colesterol alto. Mas existem vários outros benefícios que ele pode proporcionar.

O chá possui uma boa dose de Vitaminas B1 e B2. A vitamina B2 ajuda a manter os ossos sempre fortes, também, ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos. As vitaminas pertencentes ao completo B também ajudam no metabolismo da glicose e do oxigênio, e auxiliam o corpo a aproveitar melhor a energia que fica armazenada nas células.

O ferro é outra substância presente no chá, por isso, a bebida pode ser útil no combate a anemia. A vitamina A também está presente na bebida, e isso é bom, pois essa vitamina favorece a manutenção da saúde da pele, dos ossos, da visão e do sistema imunológico. Por conter vitamina C, o chá de hibisco também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo o envelhecimento precoce.

E tem mais alguns benefícios!

Muitas das substâncias presentes no chá têm poder antioxidante, e também apresentam efeito vasodilatador e cardioprotetor, e agem de maneira muito potente contra o armazenamento de gordura no corpo.

Aprenda a preparar o chá de hibisco

O preparo do chá de hibisco é extremamente simples e rápido. Para preparar, você deve colocar 200 ml e água em uma vasilha e colocar para ferver. Quando a água começar a ferver, ou seja, quando aparecem as primeiras bolhas que indicam fervura, você deve desligar o fogo. Depois, coloque 1 colher (sopa) de hibisco na água, e tampe a vasilha logo em seguida. Deixe a vasilha tampada por 5 a 10 minutos. Depois é só beber.

Atenção: o recomendado é tomar até 2 xícaras de chá por dia. Tome cuidado, não exagere, pois se você tomar muito, pode sofrer efeitos colaterais. O ideal é consultar um médico antes de fazer uso do chá, em especial se você tem algum problema de saúde. De qualquer maneira, se tomar o chá e sentir qualquer coisa estranha, procure o médico imediatamente.

Combinar o chá de hibisco com uma bebida termogênica (como o chá verde, por exemplo) é uma dica interessante para potencializar os resultados. A bebida com efeitos termogênicos aumentará a queima de gordura, e o chá de hibisco agirá impedindo a formação de depósitos de gordura.

Esse chá é muito bom para ajudar no processo de emagrecimento, no entanto, para que você obtenha resultados reais, é indispensável que melhore a sua alimentação e que se exercite com regularidade.

Saiba quais pessoas não podem tomar o chá de hibisco

É verdade que o chá de hibisco emagrece e pode trazer vários outros benefícios, no entanto, algumas pessoas não devem tomá-lo. Mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, não devem tomar essa bebida, isso porque alguns estudos apontaram que esse chá pode prejudicar a estrutura dos genes do bebê.

Alguns estudos científicos constataram que o consumo contínuo do chá pode causar infertilidade transitória. Esse problema pode ocorrer porque o chá pode afetar os níveis de estrogênio no organismo feminino, e inibir a ovulação.

Esse é mais um motivo para evitar tomar chá de hibisco em excesso. Para evitar qualquer problema futuro, é importante consultar o seu médico antes de fazer uso da bebida.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

79 Comentários

  1. ROSIANE DE SANTANA SOUZA disse:

    Vou experimentar, adorei a dica , vamos ver se resolve o efeito barriguinha.

  2. angela disse:

    Mas tome tambem bastante cuidado,minha nutricionista me indicou este chá,fui parar no pronto socorro,procure saber mais sobre ele,olhe os comentários

    • Cristiano Costa disse:

      Obrigado pelo comentário Angela.

      É sempre importante procurar orientação médica antes de tomar chás emagrecedores, começar qualquer dieta ou programa de exercícios.

      Abraços!

  3. adriana disse:

    pq vc foi parar no hospital ttomando cha de hibisco?

  4. sinalva silva disse:

    gostaria de saber quantidade do hibisco nos 200ml de agua e s posso fazer e colocar numa garrafa termica tambem quantas xicaras ao dia?
    ou vou tomando ao longo do dia?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Sinalva!

      Para 200 ml de água você deve colocar 1 colher (sopa) de hibisco. Você pode tomar até 2 xícaras por dia, e o melhor é fazer e tomar em seguida.

      Abraços!

  5. Luciane Knevitz disse:

    Olá, gostaria de saber se tem melhor horário para tomar o chá. Se antes das refeições ou depois… Tem indicação? E no máximo 2 xícaras por dia? Aguardo retorno. Obrigada.

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Luciane!

      O chá de hibisco pode ser tomado meia hora antes das principais refeições. Não tome mais do que 2 xícaras por dia.

      Abraços!

  6. robson disse:

    onde acho a substancia do chá?

  7. BÁRBARA LUANA disse:

    comecei a fazer caminhada acordo as 5:30hrs e saiu as 6:00hrs oq devo comer antes de sair ? posso tomar o chá com algum alimento ?

  8. ´gizelia disse:

    Boa tarde! minha filha está com um ano e ainda mama, mais não está exclusivamente no peito. Ela toma mamadeira e já come comidinha. posso tomar o chá de hibisco

    • Cristiano Costa disse:

      Olá!

      Converse com o seu médico a respeito disso. Não vale a pena arriscar, por isso é importante saber a opinião do médico antes de tomar esse chá.

      Abraços!

  9. Liliane Nunes dos Santos disse:

    Olá gostaria de saber se tomando este chá, precisa fazer exercícios e dieta?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Liliane!

      O chá sozinho não é capaz de proporcionar grandes resultados, por isso, manter uma dieta adequada e praticar exercícios físicos é essencial.

      Abraços!

  10. oi eu tomo esse chá desde de maio do ano passado e não faço nenhum exercício a não ser ir do trabalho pra casa andando uns três quarterões até a minha casa mas faço um litro e tomo o dia todo e já conseguir emagrecer 12 quilo e claro que fechei a boca evitando: pão, refrigerante farinha e outros mas

  11. beatriz disse:

    pode ser tomado gelado?

  12. Carminha disse:

    Pode tornar o chá de hipismo com adoçante ou mel?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Carminha!

      O ideal é tomar sem adoçar, mas se você não conseguir, pode adoçar com um pouquinho de mel ou açúcar mascavo. Coloque bem pouco mesmo. Não recomendo colocar adoçante.

      Abraços!

  13. lucia disse:

    como vc disse misturar o cha de hibisco com outra bebida termogenica…vc citou cha verde….pode ser gengibre em vez de cha verde? desde ja obrigada.

  14. Itana disse:

    por o hibisco na água sem ferver de um dia para o outro e começar a tomar pode? ou só tem efeito como chá!

  15. Marcia disse:

    O que quer dizer com combinar os chás ? mistura-los ou tomar os dois separadamente no mesmo dia?( o Hibisco e o verde) Por favor me defina combinar os dois.

  16. Antonia Silva disse:

    Olá, boa tarde! Gostaria saber em quanto tempo começa fazer efeito, pois vi que esta planta ajuda em várias problemas de saúde. Para mim por exemplo como tenho pressão alta, colesterol, retenção de líquidos, problema nos ossos. Já comprei a planta e começarei a tomar o chá o mais breve possível. Então, queria saber em quanto verei resultado ou isso depende do organismo cada pessoal. Também pergunto, posso tomar o chá por tempo indeterminado?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Antonia!

      Os resultados variam de pessoa para pessoa, no entanto, esse chá sozinho não é capaz de proporcionar muitos resultados, ele deve estar aliado a uma alimentação balanceada e saudável, e à prática adequada de atividades físicas. No seu caso, eu recomendo que você converse com o seu médico sobre o uso desse chá.

      Abraços!

  17. Mivaldo disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de saber a quantidade de Chá de Hibisco que deve ser ingerido por dia! Pois falam de 1 Litro, 250 ml. Estou tomando 500 ml por dia.

  18. Joao paulo santiago disse:

    Preparo o chá e fico tomando o dia todo gostaria de saber se da certo ou se não é muito indicado, ficar tomando como água do dia todo, eu boto uma folhas na garrafinha e fico só completando a água….

  19. Juliana disse:

    olá, tomo o chá ha três meses tenho sentido umas dores do lado esquerdo superior da barriga, ainda não fui ao médico há algum relato de problemas no fígado/pancreas com o uso do chá? \Obrigada!

  20. Dilma disse:

    eu não faço o chá,coloco dentro da aguá e fico tomando essa aguá está correto?
    me ensinarão assim funciona também?

  21. eliza trindade disse:

    é verdade que o cha de hibisco prejudica os rins

  22. giulia costa disse:

    quem esta amamentando pode tomar desse chá?

  23. josé geraldo braga pimentel disse:

    Nem todos os médicos lidam com medicina natural, alguns até são contra. É certo que cada caso é um caso, mas por que vocês não alertam para os efeitos colaterais quando do uso acima dos 400mls diários.Já ouvi casos de manchas vermelhas, manchas rochas, no corpo e até hemorragias causadas pelo excesso de uso.

  24. josé geraldo braga pimentel disse:

    Comecei a tomar o chá em novembro passado, 1 litro/dia, após alguns dias me surgiram manchas vermelhas nos braços, parei e as manchas desapareceram. Final de dezembro voltei a tomar o chá, 400mls/dia, as manchas não voltaram mais, estou começando a perder pêso e me sentindo bem.

  25. Cláudia disse:

    Gente, tudo o que é feito em excesso tem efeitos colaterais. Eu tinha dificuldade de tomar água durante o dia. Comecei a fazer o chá de hibisco pois sou hipertensa e tenho muita retenção de líquidos. Faço o chá à noite, coloco apenas uma colher de sopa em um litro de água, deixo em infusão e pela manhã começo a tomar gelado ao longo do dia. É uma forma de me hidratar. Comecei a tomar por causa da hipertensão e emagreci uns 8 quilos. Mas sem exagerar na quantidade!

  26. ana costa disse:

    A bebida fervida ficou com cor de suco de uva forte. Um punhado(mão) num litro de água.
    obrigada

  27. Sonia disse:

    Olá! Amei a matéria, muito elucidativa. Gostaria de ratificar dizendo que, minha nutricionista, conforme igualmente essa matéria, orienta a não tomar mais q 500ml por dia, e que o chá sozinho e sem uma atividade física não emagrece.

  28. vanessa disse:

    gostaria de saber se tem algum problema em tomar o chá de hibisco,pois tem grises de ansiedades?

  29. MARISA ARCANJO VIANA DE CASTRO disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se pode tomar o chá de hibisco com porangaba e amora,foi passado pra mim dessa forma.
    Obrigado

  30. Karina Silva disse:

    Lí, que o chá causa infertilidade… será que é um efeito permanente ou durante o consumo do chá? obrigada!

    • Redação Emagrecimento Urgente disse:

      Karina, alguns estudos dizem que o consumo contínuo de chá de hibisco pode sim interferir no equilíbrio hormonal e na fertilidade, portanto, tome cuidado, não exagere, e converse com o seu médico antes de utilizar o chá.

      Abraços!

  31. Marli Trojan disse:

    Boa tarde

    Há um tempo atrás comecei tomar o chá para baixar o colesterol. Porém acho o sabor muito forte.
    no último mês encontrei em uma loja de produtos maturais cápsulas com 500mg. Indica tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Como mantenho no trabalho, tomo duas cápsulas antes do lanche da manha e duas antes do almoço. Tenho mais de 50 anos, portanto sem problemas hormonais, ao contrário, sofro com sintomas de menopausa (calores e suor). Esta dosagem é muito elevada? quais exatamente os sintomas de superdosagem (que não vinculados à idade).

  32. Welba disse:

    Pretendo tomar chá de hibisco, mas eu amamento a minha filha de um ano e sete meses. Pode causar algum dano a ela?

  33. elza rocha disse:

    tomo diurético (moduretic 50mg) , quando passei a tomar o chá de hibisco senti dores nas costa. O chá de hibisco potencializar o diurético?

  34. clea disse:

    gostaria de saber se o cha de hibisco e colocado junto com o cha verde ou se faz separado.

  35. Leliane disse:

    Oi gostaria de saber,tomo remédios controlados e anticoncepcional, tem problema em tomar o chá de hibisco? fiquei com receio quando li que pode interferir na fertilidade…isso e se tomar o chá diariamente? Obrigado

  36. carlos walc disse:

    Algum problema em relação a bebida alcoolica, tomando o chá de ibisco?

  37. Maria Lima disse:

    Olha gente esta história de não tomar o chá de hibisco em exagero é um tanto contraditória, sabe por que ? Lá no México é conhecido por jamaica, e eles preparam suco e tomam em grande quantidade, vários copos geladinhos. Todas as lanchhonetes vedem. É o maior sucesso! Eles fervem grande quantidade numa vasilha, leva à geladeira e deixa gelar, depois adoçam e está pronto um delicioso suco. Eu tomei muito!

  38. Liamar de Almeida disse:

    olha eu tomo chá .hibisco..duas xícaras(150 ml) dia….me sinto muito bem….antes da caminhada pela manhã…antes da aula de alongamentos a noite…barriga sumiu….perdi em quatro meses …seis quilos….Também com reeducação alimentar….

  39. paulo disse:

    vou tomar, gostei

  40. Ariane disse:

    O hibisco em po tem fazer igual ao cha

  41. Josy disse:

    Tenho pressão alta posso tomar normalmente?

  42. Marta Prata disse:

    Bom dia o meu nome é Marta Prata e sou doente oncologica eu fiz analises e acusou algo no fígado será que foi de eu beber o chá de hibisco ,eu bebia 3 chavenas por dia. Terá sido do chá?

  43. Angela Maria disse:

    Costumo mastigar pedacinhos de hibisco, gostaria de saber se faz mal????

  44. Rose disse:

    Claudia, vc disse que faz o chá à noite e bebê ao longo do dia seguinte. Vc consome o litro todo?

  45. Natália Cristina disse:

    Adorei a página, me ajudou muito e me surpreendeu! Deus abençoe! Obrigada!

  46. regina disse:

    Boa noite posso intercalar o cha de hibisco com o cha de amora

  47. .... disse:

    Em questão de infertilidade, qual a quantidade máxima e o tempo para não causar?

  48. Josefa janeide peixoto disse:

    vou experimentar para perder a barridinha pelo menos 5kg

  49. Maria Amélia Figueiredo disse:

    Bom dia tenho 67 anos, tenho problemas de hipotiriodismo, tomo aspirina GR 100.E colesterol.peso 85k posso beber o chá hibisco? Por exemplo ao peq.almoço e ao lanche? Muito obrigada