Chá de sene emagrece mesmo?

O sene é uma planta medicinal utilizada principalmente para combater a prisão de ventre. Normalmente as pessoas utilizam as folhas da planta para fazer chá, no entanto, atualmente é possível encontrar também cápsulas de sene. Mas no que diz respeito à perda de peso, o chá de sene emagrece mesmo?

O chá de sene não emagrece, no entanto, ele pode contribuir para a perda de peso, pois ajuda a tratar problemas intestinais que podem prejudicar o processo de emagrecimento.

Por que muita gente diz que o chá de sene emagrece?

chá de sene emagrece já viuO chá de sene não provoca queima de gordura, não acelera o metabolismo e também não reduz o apetite. Mas então por que tanta gente diz que o chá de sene emagrece?

O sene é uma erva que possui uma grande quantidade de compostos chamados antraquinonas. Esses compostos são laxantes naturais poderosos, e são capazes de estimular as contrações do intestino grosso. Essa ação acelera o trânsito do bolo fecal, o que contribui para uma eliminação mais eficaz das fezes.

A prisão de ventre provoca inchaço na região abdominal, assim, quando a pessoa toma chá de sene, e elimina as fezes, normalmente o inchaço abdominal desaparece rapidamente, a pessoa se sente mais leve e percebe que sua barriga ficou menor. É por causa desse efeito que existem tantas pessoas dizendo que o chá de sene emagrece.

Cuidado com o chá de sene

O chá de sene é totalmente natural, mas você não deve tomá-lo em grandes quantidades e nem por muito tempo.

A utilização prolongada do chá de sene pode causar uma série de problemas, como hipocalemia, hipocalcemia, diarreia, fraqueza muscular, má absorção intestinal, tetania, acidose metabólica, arritmias cardíacas, câncer de cólon retal, dentre outros problemas.

Além disso, o uso prolongando do chá de sene pode causar complicações como dependência, lentidão ou inibição da motilidade intestinal.

Contraindicações

O chá de sene não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade ao sene. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não devem tomar esse chá.

Pessoas que estejam sofrendo com oclusão intestinal; doenças inflamatórias intestinais; dores abdominais; insuficiência hepática, cardíaca ou renal; doença de Crohn; constipação crônica; náuseas e vômitos, também não devem tomar o chá de sene.

Crianças menores de 12 anos, e pessoas que estejam tomando medicamentos para o coração, ou cortisona, laxantes ou diuréticos, também não podem tomar.

Como fazer o chá de sene

Preparar o chá de sene é muito fácil. Confira abaixo uma receita simples.

Ingredientes

  • 250 ml de água
  • ½ colher de sopa de folhas de sene (elas devem estar secas)

Coloque as folhas de sene em uma panela, adicione a água, leve ao fogo e deixe por 5 minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco, coar e tomar várias vezes ao dia. Não coloque açúcar e nem adoçante.

Dicas finais

Apesar de muita gente dizer que o chá de sene emagrece, é importante você ter em mente que não conseguirá perder peso simplesmente tomando esse chá.

A melhor forma de emagrecer de vez é adotar uma alimentação mais saudável e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Os chás podem ser ótimos aliados, mas eles sozinhos não trazem resultados realmente eficazes e duradouros.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Edimarcia disse:

    Adorei as dicas