Chá mate emagrece e ajuda a diminuir o colesterol

O mate é uma erva muito comum no Brasil, e possui várias propriedades benéficas à saúde. Essa erva ajuda a combater o colesterol, o envelhecimento precoce, e até mesmo o câncer. Além disso, o chá mate emagrece.

O chá mate emagrece e ajuda diminuir o colesterol

O chá mate é utilizado de norte a sul do Brasil. Em alguns lugares ele é tomado gelado, e em outros é apreciado com água quente, e chamado carinhosamente de chimarrão.

chá mate emagrece é é gostosoMas o fato é que o chá mate, além de gostoso, ajuda a manter a forma e também é um importante aliado contra o colesterol alto e o envelhecimento precoce. Ele também ajuda a afastar algumas doenças graves, como o câncer e o diabetes.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina demonstrou que o chá mate inibe a absorção do colesterol. Para você ter ideia do poder da erva mate, um dos voluntários que participaram do estudo conseguiu redução de 40% no nível de colesterol ruim.

Os pesquisadores descobriram que o chá mate inibe a absorção do colesterol contido nos alimentos, assim, o organismo absorve menos gordura, e os níveis de colesterol diminuem naturalmente.

O estudo demonstrou também que o chá mate potencializa os efeitos dos medicamentos contra colesterol. Funciona assim. Quando a pessoa toma o remédio e o chá mate, acontecem dois efeitos: o medicamento diminui a produção de colesterol pelo organismo, e o chá mate diminui a absorção do colesterol presente nos alimentos. O resultado é uma drástica redução dos níveis de colesterol ruim.

No que diz respeito à perda de peso, o chá mate emagrece porque ele tem efeitos diuréticos, é capaz de acelerar o metabolismo, reduzir o apetite e eliminar as toxinas nocivas acumuladas no organismo.

Mas a cafeína é a principal substância que torna o chá mate um alimento emagrecedor. Ela é uma substância estimulante capaz de facilitar a queima daquelas gordurinhas que se alojam nos lugares mais impróprios.

Além disso, o chá mate emagrece porque ele atrasa o esvaziamento gástrico, o que resulta em uma leve sensação de saciedade. Esse efeito ajuda a combater a fome.

Como preparar e tomar o chá mate para emagrecer

O chá mate emagrece, porém, para conseguir bons resultados você precisa tomar a bebida nos momentos apropriados. Além disso, é preciso saber preparar o chá corretamente.

Vamos falar primeiro sobre o preparo do chá.

Para preparar leve 1 litro de água ao fogo. Quando as primeiras bolhas começarem a aparecer, acrescente 2 colheres de sopa de erva-mate verde ou torrada. Em seguida desligue o fogo, tampe a vasilha e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Depois é só coar e beber. Não adoce. Se você quiser, pode adicionar no chá algumas gotinhas de limão ou um pouco de canela.

A recomendação é tomar 1 litro de chá mate por dia. O ideal é tomar o chá 30 minutos antes ou depois do almoço, e 30 minutos antes ou depois do jantar. Não tome o chá junto com as refeições principais, pois a cafeína pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes como os minerais, o ferro, as vitaminas e o cálcio.

Contraindicações

Apesar de ser bem tolerado pela maioria das pessoas, o chá mate não é recomendado para quem sofre com hipertensão. Pessoas que têm problemas de insônia também não devem tomar o chá, ou então não tomá-lo depois das 17:00 horas.

Recomendações importantes

O chá mate emagrece, mas ele não é uma bebida milagrosa. Não adianta nada você tomar o chá mate e continuar comendo porcarias.

Para emagrecer de verdade, e manter o peso perdido, é importante cuidar melhor da alimentação e deixar os hábitos sedentários de lado. A dica então é: alimente-se de maneira correta e pratique exercícios físicos regularmente.

5 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *