Chá preto emagrece e ajuda a prevenir doenças

O chá preto emagrece e também é útil para prevenir algumas doenças. Mas eu já vou te dar um aviso muito importante: o chá preto só funciona se você manter sempre uma alimentação balanceada e saudável. Não adianta nada tomar esse chá e continuar mantendo uma alimentação inadequada.

Por que o chá preto emagrece?

chá preto emagrece e é gostosoO chá preto, assim como o chá verde, é elaborado com a planta Camellia sinesis. Essa bebida é muito rica em cafeína, sendo capaz de aumentar a queima de gordura. É por isso que o chá preto emagrece.

A cafeína, quando consumida em quantidades adequadas, pode ser uma grande aliada de quem deseja emagrecer, afinal, ela é uma substância capaz de acelerar o metabolismo, e como sabemos, quando mais acelerado o metabolismo, maior a queima de gordura.

Mas não é só por causa da cafeína que o chá preto emagrece.

Essa bebida também é rica em catequinas. Essas substâncias ajudam a diminuir o apetite e as gorduras.

Além de favorecer a perda de peso, o chá preto também oferece alguns outros benefícios, e pode ser útil na prevenção de algumas doenças.

Outros benefícios do chá preto

A cafeína presente no chá preto é capaz de diminuir a sensação de fadiga e sonolência, afinal, ela é uma substância capaz de estimular o cérebro. Além disso, ajuda na digestão, pois aumenta a produção de ácidos digestivos. No entanto, você não deve abusar, pois em excesso a cafeína pode causar agitação, dor de cabeça, insônia e ansiedade, dentre outras complicações.

O chá preto possui uma boa quantidade de flavonoides. Esses compostos têm propriedades antioxidantes, e são capazes de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Eles também possuem ação anti-inflamatória.

A bebida também ajuda a melhorar o humor, proporcionando sensação de bem-estar e relaxamento. Isso acontece porque o chá preto é rico em L-teanina, um aminoácido que age no cérebro, aumentando a quantidade de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e ácido gamaaminobutírico (GABA).

Os taninos são outras substâncias benéficas presentes no chá preto. Os taninos possuem ação antioxidante, no entanto, apesar de favorecerem a saúde, eles não devem ser consumidos em grandes quantidades, pois prejudicam a absorção de nutrientes importantes como aminoácidos e o ferro.

Os polifenóis presentes no chá preto possuem ação antioxidante, e ajudam a proteger o cérebro, sendo, portanto, aliados contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Mal de Parkinson. Mas vale destacar que o chá branco é melhor que o há preto nesse quesito, pois ele possui uma quantidade maior de polifenóis.

Como preparar e consumir o chá preto

Como vimos, o chá preto emagrece e proporciona vários outros benefícios. Agora vamos ver como preparar e tomar essa bebida.

Para preparar o chá preto você deve esquentar um litro de água (deixe a água no fogo somente até o momento em que ela começar a levantar fervura), e depois acrescentar 2 colheres de sopa de chá preto. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 3 minutos. Em seguida é só coar e tomar.

A bebida pode ser consumida quente ou fria, e você deve tomá-la entre as refeições. Não é uma boa ideia tomar o chá preto durante as refeições, pois ele pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes.

Não tome o chá preto à noite, pois a cafeína presente nele pode fazer você sofrer com insônia, portanto, evite tomar o chá depois das 17:00 horas.

Para quem deseja emagrecer, o ideal é tomar, no máximo, 900 ml de chá preto por dia.

Contraindicações

Apesar de ser uma bebida bem tolerada pela maioria das pessoas, grávidas e lactantes devem evitar tomar o chá preto. Pessoas que sofrem com úlceras gástricas, insônia e hipertensão, devem consultar um médico antes de fazer uso da bebida. Isso vale também para quem tem batimentos cardíacos irregulares.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Anita disse:

    Será que o chá preto pode ser consumido por hipertenso?