Chá verde emagrece mesmo? Como preparar e como tomar

O chá verde é consumido há milhares de anos em países asiáticos. Originado de uma planta chamada Camellia sinensis, esse chá traz inúmeros benefícios para a saúde, já que é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. No que diz respeito à perda de peso, o chá verde emagrece mesmo, e pode ser utilizado para potencializar os efeitos de uma dieta saudável e da prática de exercícios físicos.

Chá verde emagrece mesmo: como funciona

Chá verde emagrece mesmo ou nãoVários estudos científicos já demonstraram que o chá verde ajuda a diminuir a gordura corporal. Isso porque uma catequina chamada epigalocatequina galato (EGCG) atua estimulando algumas enzimas que são responsáveis por controlar o metabolismo das gorduras.

Essa catequina presente no chá verde incentiva as enzimas a quebrar as gorduras, assim, o organismo passa a utilizá-las de maneira mais eficaz, o que ajuda a emagrecer, já que as gorduras não ficarão depositadas no tecido adiposo.

Esse efeito do chá também contribui para diminuir os riscos do surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.

Algumas pesquisas concluíram que as catequinas presentes no chá verde funcionam muito bem para prolongar a sensação de saciedade. Isso se deve à ação que elas exercem sobre os receptores de leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade. Assim, o chá verde emagrece porque também ajuda a diminuir a fome.

Além disso, o chá verde emagrece graças a sua capacidade de acelerar o metabolismo, e ele pode ser considerado um alimento termogênico.

Os polifenois presentes no chá verde têm a capacidade de inibir uma enzima, e juntos com a cafeína que faz parte da composição do chá, aumentam o seu poder de termogênese e sua capacidade de oxidação das gorduras. Esses efeitos proporcionam aceleração do metabolismo, maior queima de energia, e melhor utilização da gordura armazenada no corpo, o que resulta em emagrecimento.

Outros efeitos benéficos do chá verde

O chá verde emagrece mesmo, mas esse não é o único benefício que ele traz para a saúde.

1 – Ação antioxidante

As catequinas do chá verde tem ação antioxidante, e ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo. Graças a esse poder antioxidante, o chá verde ajuda na prevenção de doenças graves como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. A ação antioxidante também combate o envelhecimento precoce da pele.

2 – Ajuda a combater o colesterol ruim

As catequinas EGCG ajudam a combater o colesterol ruim (LDL), isso porque elas reduzem a absorção do colesterol proveniente de alimentos. Algumas pesquisas demonstraram que alguns polifenois (taninos) presentes no chá verde também ajudam a reduzir o colesterol no organismo.

3 – Ajuda a melhorar o humor

O aminoácido L-teanina também está presente no chá verde. Esse aminoácido aumenta a produção de dopamina e serotonina no cérebro, sendo que esses dois neurotransmissores estão relacionados à sensação de bem-estar. Além disso, o aminoácido também aumenta a concentração de ondas alfa no cérebro, o que deixa a pessoa mais relaxada.

Os flavonoides do chá verde diminuem a ansiedade e o estresse.

4 – Melhora a digestão

O chá verde estimula a flora intestinal, melhorando a digestão. Isso reflete positivamente em todo o organismo, até mesmo na otimização do sistema imunológico.

Como preparar e como tomar o chá verde para emagrecer

Como vimos, o chá verde emagrece e traz vários outros benefícios para a saúde, portanto, compensa tomá-lo diariamente.

Sempre que for possível, você deve utilizar as folhas da planta, pois as versões em pó, em cápsulas e em saquinhos não preservam os nutrientes importantes e originais.

Como fazer

Para fazer o chá verde você não deve ferver a água, pois o calor excessivo pode acabar com os nutrientes.

Coloque 500 ml de água numa vasilha e leve ao fogo, deixe até começar a aparecer as primeiras bolhas. Retire do fogo e acrescente 2 colheres de sopa de folhas de chá verde. Tampe a vasilha e deixe ficar morno, depois coe e coloque o líquido em uma garrafa térmica. As propriedades benéficas do chá verde permanecem intactas por apenas 24 horas.

Como tomar

Os especialistas recomendam ingerir no máximo 2 xícaras de chá verde por dia. Se você ultrapassar essa quantidade, poderá sofrer com efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do chá verde

O chá verde emagrece e é bom para a saúde, no entanto, quando tomado em excesso, ele pode provocar vários efeitos colaterais.

A cafeína presente no chá verde pode provocar insônia. Além disso, ela pode aumentar a secreção gástrica, o que pode provocar gastrite.

Grandes quantidades de chá verde também podem trazer prejuízos no que diz respeito à absorção de nutrientes como o cálcio e o ferro. Por causa desse efeito, você não deve tomar chá verde junto com as refeições.

Contraindicações do chá verde

Veja abaixo para quais grupos de pessoas o uso de chá verde é contraindicado:

  • Pessoas com hipertireoidismo;
  • Pessoas que sofrem com hipertensão, irritações gástricas e glaucoma (no caso de quem tem glaucoma, é importante conversar com o médico para saber se pode tomar);
  • Gestantes;
  • O chá verde pode interagir com alguns remédios, em especial com medicamentos que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto, se você estiver tomando algum remédio, consulte seu médico antes de fazer uso do chá.

Considerações finais

O chá verde emagrece mesmo, no entanto, ele não é um milagre que fará você emagrecer rápido de uma vez por todas. Ele é útil para melhorar os efeitos dos exercícios físicos e de uma alimentação saudável e equilibrada. Portanto, não adianta tomar o chá e continuar se alimentando de maneira inadequada e seguindo uma rotina totalmente sedentária.

Para te ajudar a melhorar os seus resultados, recomendamos que você leia os seguintes artigos:

39 Comentários