Comer arroz aumenta a gordura na barriga ou isso é mito?

Será que comer arroz realmente aumenta a gordura na barriga? Se você também tem essa dúvida, leia o artigo abaixo e descubra a verdade a respeito desse assunto.

O consumo de arroz e o aumento de gordura na barriga

Os povos asiáticos são os maiores consumidores mundiais de arroz, no entanto, tradicionalmente as taxas de obesidade e doenças cardíacas são menores na maior parte das culturas asiáticas, quando comparadas com o restante do mundo.

arroz branco aumenta barrigaComo explicar isso?

Explicar essa questão pode parecer algo complicado, no entanto, é possível chegar a algumas conclusões. Mas antes de partirmos para a explicação, vamos falar um pouco sobre a influência do arroz branco no aumento da gordura na barriga.

O arroz branco e a barriguinha indesejada

O arroz branco é considerado um alimento de alto índice glicêmico, isso quer dizer que quando você o consome, os níveis de açúcar no seu sangue aumentam.

Hoje em dia o consumo de arroz branco tem sido associado com o aumento do risco de acumular gordura na barriga, sofrer com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

Alimentos como o arroz branco e o pão francês são capazes de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Isso não é algo muito bom, pois quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito elevados o pâncreas é obrigado a trabalhar mais para secretar insulina.

O trabalho da insulina é levar a glicose para dentro das células, assim, quanto mais glicose (açúcar) no sangue, mais insulina o pâncreas precisa secretar para dar conta de todo o trabalho.

Se você acabou de se exercitar, e fez isso por longo tempo, muito provavelmente os níveis de glicose no seu sangue estão para baixo. Nesse caso, comer alimentos de alto índice glicêmico, como o arroz branco, pode ajudar a aumentar as suas reservas de glicogênio (polissacarídeo formado por milhares de unidades de glicose. Ele é uma importante fonte de energia).

Por outro lado, se você não faz atividades físicas, mas come muito arroz branco, suas chances de engordar mais são grandes, afinal, seus músculos não estão privados de glicose, assim, o que resta ao corpo é armazenar todo o açúcar do arroz branco sob a forma de gordura.

É por isso que comer alimentos de alto índice glicêmico sem controle algum, e ainda viver no sedentarismo, amplia e muito as chances de uma pessoa sofrer com excesso de peso e gordura na barriga.

Uma saída que muitos têm encontrado é comer arroz integral ao invés de arroz branco. O arroz integral não provoca aumento exagerado dos níveis de açúcar no sangue, pois sua digestão acontece mais lentamente, no entanto, em excesso ele também provoca ganho de peso.

Qual a solução então?

Por que os asiáticos são grandes consumidores de arroz mas mesmo assim sofrem menos com a obesidade?

Na verdade a resposta para essa pergunta não é tão complicada.

A dieta tradicional asiática inclui o arroz branco, no entanto, ela é rica em outros alimentos, como frutas, legumes, chá verde. Além disso, os asiáticos são muitos ativos, ou seja, tradicionalmente fazem mais atividades físicas que os ocidentais.

Eles também procuram consumir porções modestas de alimento, e comem o suficiente para se sentirem satisfeitos, ou seja, não exageram.

  • Tem-se observado que à medida que alguns povos asiáticos começam a adotar uma dieta mais ao estilo ocidental, as taxas de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas têm vindo a aumentar entre eles.

Conclusão

O arroz não é inimigo da boa forma e pode ser incluído no cardápio, desde, é claro, que você mantenha sempre uma alimentação saudável e adaptada as suas necessidades nutricionais.

Além disso, você precisa se exercitar com regularidade, para que o seu corpo se mantenha forte, saudável e queime as gorduras indesejadas.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!