Comer rápido engorda e pode causar problemas digestivos

Infelizmente, devido à correria do dia a dia, a maioria das pessoas não dispõe de tempo para fazer refeições com a calma que o ato de se alimentar exige. Muita gente apenas engole a comida, pulando a mastigação, uma etapa muito importante do processo digestivo.

Toda essa correria no momento das refeições pode causar consequências desagradáveis, afinal, a ciência já comprovou que comer rápido engorda. Além disso, a mastigação incompleta dos alimentos podem causar problemas digestivos.

Comer rápido engorda mesmo?

comer rápido engorda é verdadeComer rápido engorda, e existe uma explicação bem plausível para essa afirmação.

A digestão é um conjunto de processos, e cada um desses processos tem uma função muito específica e muito importante.

A mastigação é a primeira etapa da digestão, e sua função é fragmentar o alimento, de maneira que ele se misture com a saliva. Ao se misturar com a saliva, o alimento já começa a ser digerido, pois a amilase salivar tem a função de fazer a digestão química, que facilita a deglutição.

Quando você come muito depressa, essa primeira fase do processo digestivo é prejudicada, pois os alimentos não são bem mastigados, e a saliva não consegue realizar a sua função completamente. Assim, o bolo alimentar segue para a próxima fase da digestão com a consistência inadequada, e isso prejudica todas as outras etapas da digestão.

Um dos problemas causados pelo ato de comer muito rápido (e pela falta de mastigação) é o ganho de peso. Mas você deve estar se perguntando: Mas como isso pode afetar o meu peso?

Comer rápido engorda porque o cérebro demora 20 minutos para perceber que o estômago está cheio. Portanto, se você come rápido demais, acaba ingerindo grandes quantidades de comida antes de seu cérebro perceber que as porções de alimento ingeridas já são suficientes.

O resultado disso é que seu corpo acaba recebendo mais calorias do que precisa e, aquilo que ele não usa, guarda sob a forma de gordura, e você engorda cada vez mais.

Por outro lado, quando você come devagar, quando mastiga bem os alimentos, seu cérebro ganha tempo para perceber quando é o momento certo de parar. Assim, ele dispara o alarme da saciedade no momento certo, e você não passa dos limites, e seu corpo não recebe mais calorias do que precisa.

Entendeu porque o ato de comer rápido engorda?

Mas o ganho de peso não é o único problema que isso provoca.

Comer rápido demais pode provocar problemas digestivos

Alguns nutrientes, como as proteínas, são digeridos mais rapidamente quando nos alimentamos mais devagar; porém, quando comemos rápido demais, a digestão desses nutrientes pode ser bastante prejudicada. Assim, se você costuma comer muito depressa, e se costuma fazer refeições muito ricas em proteínas, pode sofrer com flatulência e outros problemas digestivos.

A proteína que não é digerida corretamente pode apodrecer no intestino grosso, e isso favorece a produção de gases como o sulfeto de hidrogênio. Esses gases podem fazer você sofrer com flatulências, e normalmente são flatulências com um cheiro muito forte e desagradável.

Algumas dicas para ajudar você a comer mais devagar

Eu sei que muitas vezes é difícil comer devagar, pois todos nós temos muitas tarefas e compromissos, no entanto, em nome da nossa saúde e do bem-estar, precisamos fazer uma forcinha para melhorar a maneira como nos alimentamos.

Abaixo segue algumas dicas que podem te ajudar a comer mais devagar:

  • Evite conversar sobre assuntos estressantes no momento das refeições;
  • Não assista TV durante as refeições;
  • Coma de 3 em 3 horas;
  • Sempre coloque os talheres no prato entre cada garfada. Apesar de ser difícil adotar esse costume, vale muito a pena tentar, pois essa atitude simples pode ajudar o seu cérebro a perceber mais facilmente o momento certo de dar o alarme de saciedade;
  • Procure mastigar bem os alimentos, e sinta o gosto da comida, tente perceber o sabor de cada alimento;
  • Mantenha sempre uma dieta saudável, e evite comer alimentos industrializados.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!