Como acabar com a retenção de líquido no corpo

O corpo humano é feito com muita água, entretanto, em algumas situações o organismo retém água em excesso, resultando em inchaços que podem incomodar bastante. Mas a boa notícia é que é possível acabar com a retenção de líquido no corpo, e para fazer isso você não precisará fazer nada difícil e nem desagradável.

Veja no artigo abaixo as principais causas da retenção de líquidos e como acabar com ela.

Veja as principais causas e saiba como acabar com a retenção de líquido no corpo

descubra como acabar com a retenção de líquido no corpoA retenção de líquidos no corpo acontece por causa do extravasamento de um líquido bastante pobre em proteínas do sangue. Ele se desloca dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, causando inchaços visíveis.

Insuficiência vascular, hipertensão arterial, problemas renais, hipotireoidismo, problemas no fígado e até no coração podem provocar a retenção de líquidos. Entretanto, outros fatores também podem ser responsáveis pelos inchaços, como por exemplo, a TPM, o uso de anticoncepcionais, questões posturais, clima, dentre outros.

Veja abaixo as principais causas da retenção de líquidos e como evitá-la.

1 – Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Dias antes da menstruação ocorre um aumento da produção de progesterona. Esse aumento provoca a retenção de líquidos, que pode ser sentida nos seios e na região do abdômen. Ao iniciar o fluxo menstrual, ocorre a queda dos níveis de progesterona, então os inchaços tendem a desaparecer.

Como evitar

Para evitar a retenção de líquidos pode ser útil consumir vitamina E e ácido gamalinoleico de maneira regular. Alguns estudos já provaram que essas substâncias ajudam a diminuir o inchaço.

A vitamina E e o ácido gamalinoleico são encontrados em farmácias sob a forma de cápsulas, porém, alguns alimentos também contém essas substâncias:

# Alimentos que contém vitamina E: nozes, castanhas, germe de trigo, sementes e óleos vegetais.

# Alimentos que contém ácido gamalinoleico: óleo de prímula e linhaça.

2 – Uso de anticoncepcionais com alta dosagem hormonal

Todos os anticoncepcionais podem provocar a retenção de líquidos no corpo. Entretanto, algumas pílulas favorecem ainda mais o surgimento do problema. As pílulas mais antigas possuem muito mais estrogênio que as pílulas mais modernas, e podem provocar mais retenção hídrica.

Como evitar

Para acabar com a retenção de líquidos seria necessário abandonar o uso de anticoncepcionais, entretanto, essa pode não ser uma boa solução. O ideal então é conversar com o ginecologista para saber se a pílula que você está tomando é do tipo mais antigo. Caso seja, veja com ele se é possível mudar.

3 – Usar salto alto

A elegância pode sair cara, pois aquele salto enorme pode fazer com que sua panturrilha fique muito tensa, então ela não conseguirá bombear os líquidos, então você sofrerá com inchaços nas pernas.

Como evitar

Troque o saltão por um intermediário, entretanto, se isso não for possível, vá para o trabalho com um sapato mais confortável, e quando chegar lá, troque. Nos intervalos, volte a usar o calçado mais confortável. À tarde, quando for voltar para casa, tire o saltão e calce o sapato mais confortável. Essas atitudes podem ajudar você a diminuir a retenção de líquidos.

4 – Ficar muito tempo sentada

Quando você passa muito tempo sentada, sua panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco, isso acaba provocando uma grande pressão, e surge o inchaço.

O que fazer para evitar

Para evitar o problema é importante que você não fique sentada por mais de 30 minutos ininterruptos. A cada meia hora, levante-se e caminhe durante alguns minutos. Também é importante sentar-se com a coluna bem reta. Massagear os pés de vez em quando também pode ajudar.

5 – Ficar muito tempo de pé também não é bom

Ficar muito tempo de pé faz com que os líquidos desçam para as extremidades das pernas. Caso o retorno desses líquidos para o tronco não funcione adequadamente, pode surgir inchaços nas pernas e nos tornozelos, e você ficará com uma sensação de peso.

O que pode ser feito para evitar

Para evitar esse desconforto o ideal é mudar de posição de vez em quando, ou seja, sentar-se durante alguns minutos ou fazer pequenas caminhadas. Caso não seja possível fazer isso, use meias de compressão, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

6 – Sal em excesso pode causar retenção de líquidos no corpo

Alimentos muito salgados podem contribuir para a retenção de líquidos no corpo. O sódio prejudica o equilíbrio hídrico do organismo, provocando a retenção hídrica, além disso, aumenta a pressão arterial.

Como evitar

Para evitar a retenção hídrica é preciso diminuir o consumo de sal, aumentar o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beber muita água todos os dias. O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio no corpo, e a água estimula a função renal e contribui para a eliminação de toxinas.

7 – O calor também provoca retenção de líquidos

O clima quente faz com o que os vasos sanguíneos fiquem mais dilatados, assim, uma maior quantidade de líquido sai e fica no espaço entre as células, e vai se acumulando. Isso acontece porque o organismo busca baixar a temperatura interna do corpo para suportar o calor.

O que fazer

Quando for possível ficar em ambientes climatizados, ótimo, entretanto, nem sempre isso é possível. Nesse caso, uma dica é deitar-se e colocar as pernas em um nível mais elevado que o restante do corpo (você pode fazer isso utilizando almofadas). Essa atitude simples ajuda o sangue a circular mais facilmente.

Retenção de líquidos e dietas da moda

relação entre dietas da moda e retenção hidricaA retenção de líquidos muitas vezes é a responsável por aqueles quilinhos a mais que você ganha mesmo quando está seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos diariamente.

Ela também pode ser a responsável pelo rápido ganho de peso logo após você fazer aquela dieta da moda que prometia resultados incríveis. Isso acontece porque muitas vezes as dietas que prometem resultados milagrosos apenas fazem você diminuir a retenção de líquidos, ou seja, provocam perda de água.

Nesse caso, quando você termina a dieta e volta a sua rotina alimentar normal, começa a reter líquidos novamente, ganhando peso muito rápido.

Leitura complementar: A sua dieta pode estar errada: veja os 05 sinais mais comuns

Considerações finais

É possível acabar com a retenção de líquido no corpo, mas é importante que você saiba que de vez em quando esse problema pode surgir, mesmo que você tome todas as precauções. Nesse caso, vale continuar seguindo as dicas, assim você diminui os efeitos do problema. Entretanto, se nada funcionar, procure orientação médica, pois como foi mencionado nesse artigo, a retenção hídrica pode ser sinal de que algo não vai bem com o seu organismo.

Como você tem lidado com a retenção de líquido no corpo? Deixe o seu comentário abaixo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

49 Comentários

  1. Luciana Neves dos Santos disse:

    Olá Cristiano, sofro muito desse mal, principalmente depois que foi descoberto o problema de hipotireoidismo, mas as suas dicas valeram muito, vou colocá-las todas em prática. Obrigada. Um abraço

  2. maria cristina dos santos disse:

    ola boa tarde ,estou adorando suas dicas leio todas obrigada .gostaria muito que voce me mandasse mais dicas sobre gordura localizada no abdomem

  3. AMANDA DIAS disse:

    Cristiano estou amando este site, estas informações são maravilhosas, já emagreci 20 kgs de fevereiro a julho 2014 falta ainda 15 kgs. está meta eu vou consegui, tenho até dezembro 2014 estou firme na academia e na dieta e sem contar com suas dicas que são maravilhosas, vou fazer aqueles exercícios para secar mais rápido e ficar com os tão sonhados 65 kgs.
    um abraço.

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Amanda!

      Obrigado pelo maravilhoso comentário!
      Eu fico feliz em saber que você gosta das minhas dicas.

      Abraços pra você, e tudo de bom!

  4. Arlete disse:

    Estou adorando suas dicas eu tenho esse problema de de retenção de líquidos tem dias q estou magrinha e outro estou um pouco gordinha

    • Cristiano Costa disse:

      Oi Arlete!

      Que bom que você está gostando das dicas!

      Esse problema de retenção de líquidos realmente é bem desagradável, mas dá para minimizá-lo bastante.

      Abraços!

  5. geni Cardoso disse:

    Estou começando a ver o sait e estou precisando emagrecer conto com a ajuda de vcs obrigado

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Geni!

      Aqui no site tem um monte de dicas que podem te ajudar. Recomendo também que você se cadastre no site. Ao se cadastrar, você recebe várias dicas diretamente no seu e-mail.

      Abraços!

  6. Gilliard Antonio disse:

    não tenho este problema !

  7. MARIA BETÂNIA BALBINO CANDIDO disse:

    MUITO LEGAL AS DICAS, TENHO RETENÇÃO DE LÍQUIDO E NÃO SABIA COMO LIDAR COM ISSO! QUE BOM QUE AGORA POSSO CONTAR COM SEU APOIO! MUITO OBRIGADA!!!

  8. Leticia disse:

    Sempre tive problemas com retenção devido ao trabalho, sempre inchei muito e no dia do meu casamento meus pés eram duas bolinhas e como doíam!!!

    Em 2008 descobri problemas hormonais, tireoidite de hashimoto – hipotireoidismo…daí pra lá virou uma bola de neve! consigo engordar 1kg de um dia para o outro, e não como muito.

    Há 1 semana descobri que a melancia pode me ajudar muito com esse problema, apenas tomando 1 copo do suco, baixei em poucas horas 300g..e a cada dia perco mais gramas, é incrível. Para quem sofre com o mesmo problema, acredito q a melancia chegou para nos salvar! Seria bom um artigo que fale sobre os alimentos que auxiliam assim como a melancia…estou impressionada com ela! Mas os dias que fiquei sem tomar, vi que meu peso aumentou de novo. Acredito que tem que se fazer uso contínuo.

    Abs!

  9. fayane disse:

    Oi, estou gostando muito das suas dicas.
    Também tenho retenção de líquido, e estou tomando anticoncepcional injetável que acho que aumenta esse problema! Também estou amamentando então não sei se posso tomar essas vitaminas se poder me ajudar!
    Bj obrigada!!!!!

  10. Rosangela disse:

    Olá, Cristiano, acho que sofro desse mal, pois me sinto inchada o tempo todo, mesmo com dietas e exercícios… Suas dicas têm me ajudado muito e espero conseguir atingir o peso que tanto sonho. Mas tenho um problema com esse exercício de “Burpee”, por mais que eu tente, não consigo fazê-lo. Fico triste com isso, acho que esse deve ser um dos melhores para se conquistar o corpo desejado. E como não consigo, tento fazer outro, mas nem sei se estou fazendo da maneira correta. Se puder me mande outros que sejam tão eficientes quanto o “Burpee”… Um abraço, até a próxima

  11. JOCELAINE MACIEL disse:

    Muito legal ás dicas ,vou utiliza-lás ,obrigado Cristiano..

  12. rejane disse:

    E assim q eu estou. E tenho tiróide e ja tem um tempo q tento emagrecer e ñ consegui e agora com a sua ajuda to na luta viuu muito obrigado bjss

  13. marines couto disse:

    Oi Cristiano Costa, eu estava tomando 4 litros de agua de beringela por dia e comecei a inchar muito acho q tive uma retenção de liquido o que eu faço? Pois queria muito emagrecer preciso perder 20quilos.

  14. márcia disse:

    olá cristiano costa! seus artigos estão me ajudando bastante! muito obrigada! abraços

  15. oi Cristiano, estou amando as tuas dicas muito obrigado. um abraço

  16. ana luciA disse:

    Ola Cristiano Costa desde q entrei no site tenho adorado suas dicas ,acho elas incriveis,as vezes eu me sinto assim quando estou perto da menstruaçao e o meu poblema e gordura localizada (os famosos penelzinhos) sera q cintra resolveria?
    Abraços

  17. ana cristina disse:

    Oi cristiano sofri mto com isso as vezes ate kndo bebo bastante agua me sinto asim.e comi tenho mtas varizs sinto alem de dor mto inchaso.uso a meia mas as veze sinto tao inchada k ate a meia me encomoda.mas vou fazer a dica k nos pasou obg.

  18. Janaína Peixoto disse:

    Tenho muito inchaço e dor mas pernas vou utilizar as dicas. Desde já agradeço

  19. Elisângela de Souza Dummer disse:

    Eu tenho muita retenção de líquido e com isso aumentei meu peso mais do que um dia achava que iria pesar. Para ajudar tenho pedra nos rins. já tratei e voltou. Estou a mais ou menos 5 meses tomando anticoncepcional contínuo e aumentei ainda mais de peso. Faço tudo que me ensinam e por ter pedra diminui bastante o sal mas até agora não obtive resultados positivos quanto isso. É bastante visível, principalmente a tarde meu inchaço nos tornozelos e também no corpo, além das dores nas pernas. Aguardo por novas sugestões.

  20. danikele queiroz de oliveira disse:

    bom a mais ou menos um e meio eu tive depressão e por causa dessa depressão peguei medo de comer e ai em diante emagreci 22 kilos por causa da depressão .enfim fui em endocrino, nutricionista , psiquiatra tomei buclina , e remédio manipulado que o endocrino passo tanto p depressão como vitaminas nessa formula . E a psiquiatra me passou um anti depressivo chamado (pondera) que é cloridrato de paroxetina . primeiramente a deus eu me curei dessa depressão e depois essa medicação mais ainda faço uso dela ds outras não , pois engordei 22 kilos tenho 1;55 e estou pesando 74 kilos não sei se é retenção de liquido pois na bula do (pondera ) diz que possa vim reter liquido . gostaria que vc me ajudasse o q posso fazer pois não estou conseguindo emagrecer e todos q me conhecem falam que eu estou é inxada . desde ja agradeço

  21. Júlia disse:

    Obrigada Cristiano!

    Gostei muito das informações sobre retenção de líquido no organismo. Vou observar mais.

    abs,
    Júlia

  22. dorinha prado disse:

    oi! tomei corticoide por 3 m

  23. Vânia disse:

    Olá Cristiano, eu tenho retenção de líquido, estou muito inchada, vou começar a fazer a sua dica, obrigada

  24. Vânia disse:

    Eu passo muito tempo sentada, em frente ao computador, isso pode estar relacionada ao meu problema.

  25. Junior disse:

    Tenho hipotiroidismo e tenho muita retenção de liquidos e gostaria de saber como acabar com isso , acho que e isso que esta me atrapalhando a emagrecer espero sua ajuda ?

  26. simone disse:

    Bom tbm retenho muito liquido,começei a tomar furosemida por minha conta,deu problema,pois ele elimina potássio e acabei tendo espasmos horrorozos na mão,mas como acabar com essa retenção,estou com medo…

  27. ARIANA SANTOS DOS ANJOS disse:

    OI BOM DIA OBRIGADA PELA MENSSAGEM E PELAS DICAS.

  28. Marcos A Lobo disse:

    Estou todo inchado, e uma amiga enfermeira, falou que os sintomas seria de retenção de liquidos. existe alguns cuidados a serem tomado ? e para desinchar o q

  29. jane meire disse:

    fiz uma cirurgia de tirioide e tenho percebido que tenho inchado com muito mais frequencia, gostaria de receber dicas pra evitar ou amenizar esse problema, obrigada

  30. Damião oliveira disse:

    quando bebo minha pressão sobe, a ter mesmo a cerveja acho que tenho problemas de retenção de liquido. o que fazer para que isso não ocorra? além dessas dicas.

  31. Alessandra Pereira disse:

    Contra a retenção de líquidos, problema comum pra mim, faço atividade física cinco vezes na semana, bebo muita água, bebo chá, tenho uma alimentação equilibrada e saudável.

  32. valeria santos disse:

    Fiquei muito feliz com as dicas de retenção de liquidos sofro muito com isso, pois trabalho o dia inteior sentada, não tomo muito liquido quer dizer não tomava pois agora vou mudar meus abitos , fico no aguardo de receber mais dicas, pois são dicas valiozissimas.
    Muito obrigada mesmo
    Valéria Santos

  33. Solange disse:

    Oi minha mãe tá inchada por causa dos rins e já fizemos de tudo e nada pra fica melhor. Os médicos falam em problema renal e ela tem a doença Lupos.

  34. Rita Dias disse:

    Eu to retenção de liquido enchacos nas pernas