Como baixar o colesterol de forma natural

Colesterol alto é um problema que tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo. Uma dieta inadequada e o sedentarismo são as principais causas do problema, por isso, é preciso mudar alguns hábitos para conseguir vencer esse vilão.

Para te ajudar, no artigo abaixo vou falar sobre como baixar o colesterol de forma natural.

As dicas que eu vou dar no artigo podem sim te ajudar a baixar o colesterol alto, no entanto, é importante que, além de seguir as dicas, você conte com as orientações de um médico, afinal, ele é o profissional competente para te ajudar a ficar livre de complicações relacionadas ao aumento dos níveis de colesterol ruim.

O que é colesterol?

Como baixar o colesterol naturalmenteO colesterol é um tipo de gordura produzida no nosso organismo. Ao contrário do que muita gente pensa, o colesterol é essencial para o bom funcionamento do corpo, afinal, ele ajuda na produção de alguns hormônios e também na produção de vitamina D. Contudo, em excesso o colesterol aumenta consideravelmente o risco do surgimento de doenças cardiovasculares, por isso, é preciso tomar cuidado, e evitar que seus níveis no sangue fiquem descontrolados.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL, que é mais conhecido como colesterol ruim, e o HDL, mais conhecido como colesterol bom.

O LDL pode entupir as arteriais e provocar muitas complicações. Por outro lado, o HDL é muito importante, pois ele contribui para evitar a formação de placas de gordura nas artérias. Assim, acredita-se que para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares é preciso que os níveis de LDL estejam baixos, e que os níveis de HDL estejam altos.

Portanto, para viver com mais saúde, com os níveis de colesterol bem equilibrados, você precisa mudar alguns hábitos. Para te ajudar, logo abaixo eu vou apresentar algumas dicas importantes sobre como baixar o colesterol de forma natural.

Como baixar o colesterol de forma natural

Como eu disse acima, para baixar o colesterol ruim naturalmente é importante mudar alguns hábitos.

Alimentação

Dietas inadequadas são as principais responsáveis pelo desequilíbrio dos níveis de colesterol no sangue, por isso, é muito importante manter sempre uma dieta saudável e bem equilibrada.

Confira as dicas:

  • Especialistas recomendam trocar carnes gordas pelas magras, queijos amarelos pelos brancos, leite integral e seus derivados pelas versões desnatadas. Também recomendam retirar a pele de carnes de aves, como o frango, pois a pele é rica em gordura.
  • No caso da carne vermelha, a dica é consumi-la no máximo 3 vezes por semana. Além disso, antes de preparar, é preciso retirar toda a gordura visível. No caso das carnes brancas, o consumo também deve ser dosado, afinal, elas também possuem colesterol.
  • Aumentar o consumo de fibras é essencial, afinal, as fibras diminuem a absorção de gordura pelo organismo, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol ruim. Além disso, elas aumentam a excreção de colesterol sob a forma de bile. Por isso, consuma frutas com casca e alimentos integrais.
  • Para baixar o colesterol, é preciso também evitar o consumo de alimentos industrializados, pois muitos deles são ricos em gorduras trans, um tipo de gordura extremamente prejudicial ao organismo.
  • O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas. Ele ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom. Você pode colocá-lo em saladas, por exemplo. Mas não exagere, pois ele é um pouco calórico. O recomendado é consumir no máximo 2 colheres de sopa por dia.
  • Os peixes são ricos em ômega 3, um tipo de gordura boa, portanto, são importantes aliados de quem deseja viver com mais saúde. A gordura presente nos peixes ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, além disso, é capaz de evitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, sendo que isso ajuda a diminuir os riscos de infarto.
  • Evite as frituras, pois elas favorecem o aumento dos níveis de colesterol ruim.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são essenciais para quem deseja viver com saúde. Eles aumentam a queima de gordura corporal, reduzindo os níveis de colesterol ruim. Além disso, ajudam a manter o diabetes e a pressão arterial sob controle.

Pare de fumar

Se você fuma, é melhorar parar com isso. O cigarro acelera o aparecimento da aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias dentro das artérias. Essa complicação pode aumentar bastante o risco de entupimento de vasos sanguíneos, e levar a problemas graves como má circulação e infarto.

Cuide de sua saúde!

Agora que você já conhece algumas dicas sobre como baixar o colesterol de forma natural, pode começar a praticá-las hoje mesmo. Além disso, visite o seu médico regularmente. Lembre-se, com a saúde não se brinca!

Confira Isso Também:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!