Como comer menos: dicas simples e fáceis de seguir

Se você já está há muito tempo brigando contra a balança, e deseja saber como comer menos, convido-lhe a me acompanhar nesse artigo.

Eu vou te dar algumas dicas bem simples e fáceis de seguir que podem te ajudar a controlar a quantidade de comida que você ingere diariamente. Vamos lá?!

Dicas sobre como comer menos

Essas dicas sobre como comer menos são muito fáceis de implementar. Você pode começar a utilizá-las hoje mesmo, e se aliá-las a uma alimentação balanceada e saudável, certamente conseguirá obter excelentes resultados.

1 – Coma devagar e se concentre na comida

Se você costuma comer vendo televisão, ou mexendo no computador, então pare de fazer isso imediatamente.

como comer menosQuando você faz outras tarefas enquanto se alimenta, seu cérebro fica distraído, e isso acaba prejudicando a sua capacidade de controlar a quantidade de comida que está sendo ingerida. O resultado disso é que você acaba comendo demais.

Comer rápido demais também favorece a comilança.

O seu cérebro demora de 15 a 20 minutos, a partir da primeira garfada, para perceber que o seu estômago está cheio. Assim, quando você come rápido demais, acaba consumindo uma grande quantidade de alimento nesse espaço de 15 a 20 minutos. E claro, isso aumentará o seu peso.

Quando você for se alimentar, procure comer devagar, mastigue bem os alimentos, e sinta a comida na sua boca. Concentre-se na comida, e não em outra coisa. Isso ajudará o seu cérebro a dosar a quantidade de alimento ingerida.

2 – Coma em um prato pequeno e vermelho

Essa dica pode parecer um pouco estranha, mas na verdade ela faz bastante sentido.

Comer em um prato pequeno ajuda a evitar comilanças, pois ele cabe menos alimento. Assim, ao ver o prato cheio, o seu cérebro entende que aquilo é muita comida, mesmo ela estando em um prato menor, dessa forma, fica mais fácil comer menos sem sofrer com o sentimento de privação comum às pessoas que fazem dietas.

A cor vermelha está presente na cabeça das pessoas como uma cor que remete a sinais de alerta. Além disso, ela remete à ideia do “pare” do semáforo. Assim, pratos e copos vermelhos podem ajudar a reduzir o apetite em até 40%. Pelo menos é o que dizem os pesquisadores suíços e germânicos que conduziram um estudo que teve como objetivo testar essa teoria.

3 – Beba mais água

O sinal da sede é o mesmo da fome, portanto, é preciso tomar cuidado para não confundir vontade de beber água com vontade de comer alguma coisa.

O ideal é você comer de 3 em 3 horas, e se sentir vontade de comer algo antes de completar as 3 horas, beba água, pois seu corpo pode estar pedindo líquido, e não comida.

4 – Coma proteínas em todas as refeições

Vários estudos já demonstraram que consumir proteínas, principalmente no café da manhã, ajuda a controlar a fome durante o dia.

As proteínas trazem saciedade, e isso significa que quando você consome alimentos ricos em proteínas, se sente satisfeito por mais tempo.

O ideal não é concentrar a ingestão de proteínas somente no almoço e jantar, como ensinam algumas dietas. Procure espalhar o consumo de proteínas uniformemente ao longo do dia.

5 – Mantenha as tentações longe dos seus olhos

Se você tem dificuldades para segurar aquela vontade de devorar alimentos altamente calóricos, como batata-frita, salgadinhos, doces e biscoitos, a melhor coisa que você pode fazer é deixar esses alimentos bem longe da sua vista.

Quando os alimentos estão fora do nosso campo de visão, fica muito mais fácil controlar a vontade de comê-los. Mas se você deixa essas tentações à vista, ou seja, toda hora você se depara com elas, aí realmente fica muito difícil segurar a vontade de devorá-las.

O ideal mesmo é evitar comprar esse tipo de alimento, mas se você já os tem em casa, trate de escondê-los em locais menos acessíveis.

6 – Não use a comida para combater o estresse e a tristeza

Se você costuma usar a comida como uma fonte de conforto quando está passando por momentos difíceis e estressantes, pare de fazer isso agora.

Os alimentos não foram feitos para consolar ninguém, portanto, quando você estiver se sentindo mal, saia da cozinha e vá visitar alguém, ou vá fazer uma caminhada.

Nos momentos difíceis e tensos, os alimentos podem até trazer uma sensação de prazer e conforto, porém, essa sensação vai embora rapidinho, e dá lugar a um sentimento de culpa bem pior que o sentimento que te levou a comer sem precisão.

Considere ler o artigo Compulsão alimentar: o que é e como controlar

7 – Coma comida de verdade

A maioria dos alimentos industrializados possuem componentes químicos que prejudicam a nossa saúde e interferem no nosso mecanismo de saciedade. Esses alimentos atrapalham o trabalho do cérebro, e isso muitas vezes nos leva a comer em excesso.

Evite ao máximo o consumo desse tipo de alimento. Dê sempre preferência à comida de verdade, ou seja, aquela pura, sem conservantes, espessantes, aromatizantes, etc.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Maria disse:

    Gostei bastante desse artigo, parabéns!
    comer beeem devagar tem sido minha salvação e minha maior aliada nessa nova empreitada, realmente fico saciada antes mesmo de terminar a comida do prato, gostei da dica do prato pequeno e vermelho, tenho bebido mais agua que o normal, sobre as proteínas, vou ter que pesquisar para aprender como utiliza-las no decorrer do dia, obrigada!

  2. Muito bom. Segredo para uma longevidade, é se alimentar de alimentos o mais natural possível. Pois só assim, estaremos respeitando os limites do nosso corpo para que ele venha a funcionar perfeitamente na queima de gordura.
    Parabéns pelo seu Blog!
    Sucesso.

  3. ubirajara disse:

    oi.. achei legal a do prato pequeno… mas sobre o prato vermelho não… tipo.. vermelho em prato me lembra molho de tomate… da mais vontade de comer hehe. acho que tem a ver com a cultura suíça e alemã isso.. pois o tipo de alimentação é bem diferente.. talvez funcione pra eles, mas pra brasileiros…..

  4. Valdelicia disse:

    Gostei muito das dicas e o truque do prato vermelho realmente é novidade pra mim. Muito interessante.

  5. virginia castiano disse:

    obrigado Cristiano. estou feliz com sua dicas elas estao a me fazer muito bem. desde o dia que comecei sinto que alguma coisa esta mudando no meu peso. um abraco.

  6. virginia castiano disse:

    o proximo passo e prato vermelho e pequeno. parece estranho

  7. Domingas Veloso disse:

    Olá Cristiano fico feliz com a sua dica ,e sigo ao pé da letra ,já estou sentir a diferença na balança estou muito feliz .
    Muito obrigada ,abraços

  8. Rafaelly Brilhante disse:

    Ótimas dicas!