Como controlar o apetite: dicas que você precisa conhecer

Aprender como controlar o apetite é muito importante para que você consiga emagrecer sem precisar recorrer a dietas da moda ou outras estratégias perigosas de emagrecimento rápido.

Quando aprendemos a controlar o nosso apetite, fica muito mais simples resistir às tentações e evitar comilanças em momentos de estresse, por exemplo.

Aprendendo a reconhecer quando a fome é fisiológica

dicas sobre como controlar o apetiteAprender como controlar o apetite pode não ser uma tarefa tão fácil, no entanto, vale muito a pena se esforçar para aprender isso, e o primeiro passo para domar o seu apetite é descobrir quando o seu corpo realmente está com fome.

As pessoas hoje não comem simplesmente quando estão necessitando de alimento, na verdade, elas comem por diversos motivos.

Os sinais de fome são enviados para o cérebro quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, quando o estômago está vazio ou quando as reservas corporais estão próximas do esgotamento.

Quando esses sinais são enviados ao cérebro, rapidamente ele age fazendo surgir a sensação de fome, então precisamos comer para nutrir o nosso corpo e mantê-lo funcionando adequadamente.

No entanto, atualmente somos alvos de intensas propagandas de alimentos que acabam por nos levar a consumir uma grande quantidade de comida mesmo quando nosso corpo não está precisando de combustível.

Além disso, podemos também sentir a necessidade de comer por influência de outros fatores, como estresse, ansiedade, visão ou cheiro de comida, encontros sociais. Outras vezes comemos simplesmente por que vemos outras pessoas comendo ou porque a comida é muito acessível.

Os bebês, seres que estão em sintonia com seus corpos, param de comer no exato momento em que se sentem satisfeitos.

Mas à medida que envelhecemos os estímulos ambientais se tornam grandes influenciadores que afetam significativamente o nosso apetite, e isso é um problema, principalmente para quem deseja emagrecer.

Assim, para controlar o apetite é preciso aprender a reconhecer quem está no comando quando você sente necessidade de comer. Nesse sentido, é importante que você pense nas seguintes questões:

  • Eu realmente estou com fome? Ou estou apenas entediado, cansado, estressado, ansioso ou simplesmente quero comer porque todo mundo ao meu redor está comendo alguma coisa?

A questão aqui não é que você pode comer apenas quando realmente está fisicamente com fome. A questão é que você precisa aprender a reconhecer quando está com fome de verdade (fisiológica), e quando está com vontade de comer motivada(o) por influências do ambiente externo.

Quando você aprender a reconhecer isso, ficará mais fácil controlar o apetite e tomar decisões alimentares de forma mais consciente.

Aprender a reconhecer quando se está com fome de verdade também poderá te ajudar a encontrar novas formas de lidar com a ansiedade e com o estresse. Por exemplo, se você sempre recorre à comida quando se sente ansiosa(a), saber distinguir a fome fisiológica de outras motivações que te levam a comer pode te ajudar a evitar comilanças em momentos de mais tensão.

Confira algumas dicas sobre como controlar o apetite

Agora vamos te passar algumas dicas para te ajudar a controlar o apetite. São dicas simples, mas que podem funcionar.

1 – Beba um pouco de água

Quando você sentir muita fome, experimente tomar um pouco de água e aguardar alguns minutos. Seu corpo pode estar precisando apenas de um pouco de líquido, mas você pode estar interpretando isso como um sinal de comer.

2 – Mantenha alimentos muito saborosos fora de vista

Manter alimentos saborosos fora de vista é uma atitude simples que pode te ajudar a evitar comilanças, portanto, vale a pena tentar.

3 – Procure consumir mais fibras

As fibras são importantes para ajudar no funcionamento do intestino, além disso, elas aumentam a sensação de saciedade, portanto, é muito importante que você procure consumir alimentos que possuem bastante fibras.

4 – Procure formas de reduzir a ansiedade e o estresse

O estresse e a ansiedade podem atrapalhar o seu processo de emagrecimento, portanto, é muito importante que você procure formas de ficar mais tranquila(o) e relaxada(o).

Sobre isso, leia os artigos abaixo:

Considerações finais

Aprender a controlar o apetite não é uma tarefa fácil, no entanto, é muito importante que você se esforce um pouco e procure compreender mais o seu corpo e os sinais que ele apresenta, assim ficará mais simples saber quando realmente está com fome e quando a fome é apenas emocional, ou a vontade de comer é resultado de estímulos do ambiente externo.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!