Como definir metas de exercícios que você consiga alcançar

Mesmo as pessoas mais comprometidas com seus resultados podem, em alguns momentos, encontrar dificuldades para manter uma rotina adequada de exercícios físicos.

Isso é normal, e se você está com dificuldades para se exercitar diariamente, saiba que não precisa se culpar por isso, é necessário apenas tomar algumas atitudes para não desistir de conquistar os seus objetivos.

Para evitar frustrações e desistência precoce, você precisa estipular metas realmente alcançáveis. Isso te ajudará a recuperar a confiança na própria capacidade de manter os esforços para alcançar os resultados desejados, e também corrigirá eventuais deslizes que você está cometendo e que podem estar prejudicando o seu projeto de emagrecer e manter peso ideal.

definir metas alcançáveis por vocêÉ claro que estipular essas metas e manter a disciplina não é coisa fácil. Isso é realmente desafiador, no entanto, você precisa visualizar bem os seus objetivos, e manter sempre em mente que estipular as metas e manter a disciplina são coisas que te ajudarão a realizar o sonho de ter um corpo muito mais bonito e saudável.

Eu vou apresentar abaixo algumas dicas que podem te ajudar a reorientar a sua mente, de maneira que possa manter os seus esforços e se aproximar cada vez mais dos seus objetivos. Lembre-se, essas dicas são apenas sugestões, e só funcionarão se você realmente se comprometer com os seus resultados e se esforçar de verdade para alcançá-los.

1 – Definir metas que você realmente seja capaz de alcançar consistentemente

Quando você está realmente interessada(o) em atingir os seus objetivos, é preciso que você adote uma mentalidade de maratonista. Um maratonista não começa correndo 42 km, antes de conseguir alcançar essa façanha, ele vence inúmeros pequenos desafios, e só depois parte para o grande desafio.

Você deve pensar como um maratonista, ou seja, não se mate de tanto fazer esforço, primeiramente, comece com uma rotina branda de exercícios, e seja consistente, ou seja, não arrume desculpas para deixar de fazer seus exercícios ou diminuir o tempo dedicado a eles. Estipule pequenas metas no início, e só depois de atingi-las, estipule outras metas mais desafiadoras.

Se por acaso cometer deslizes, não use isso como desculpa para jogar tudo para o alto. O que você deve fazer nesses momentos é estipular novas metas e se esforçar para alcançá-las.

Você pode começar a definir metas atingíveis a cada dia. A ideia é criar um desafio para si mesma(o), e aumentar a motivação e o compromisso, de maneira que seja possível vencer novos desafios dia após dia, semana após semana, ano após ano.

A consistência de desafios não significa que você deve se submeter a um treino duro todos os dias. Ela significa que você, conscientemente, aceite que a cada dia vai apresentar novos desafios para superar, e que está realmente comprometida(o) com os próprios resultados, e que não vai deixar qualquer coisa alterar permanentemente o seu caminho.

2 – Saber quando é hora de maneirar nos treinos ou aumentá-los

Fazer exercícios em excesso pode provocar diversas complicações, por outro lado, manter uma rotina muito leve de exercícios pode acabar comprometendo os seus resultados.

É por isso que você precisa aprender a ouvir o seu próprio corpo.

Se perceber que está sentindo dores estranhas, que está se sentindo muito fraca(o), que está perdendo o sono à noite, pode ser que sua rotina de exercícios esteja muito pesada, nesse caso, é prudente diminuir a frequência e a intensidade dos treinos.

Se você perceber que o seu corpo não está mudando, ou seja, está do mesmo jeito, pode ser que seja necessário intensificar os treinos.

É por isso que ao estipular metas você precisa desafiar o seu corpo, pois ele precisa sentir o impacto dos exercícios para realmente queimar mais gordura e perder peso. No entanto, suas metas não devem te levar a ultrapassar os limites do seu corpo.

Meu conselho é que você procure um Educador Físico que te ajude a estipular metas adequadas. Além disso, antes de começar a se exercitar, é importante fazer uma avaliação médica para descobrir quais são os reais limites do seu corpo. Não negligencie esses cuidados, pois eles são essenciais para que você alcance os seus objetivos de forma saudável.

3 – Monitorar todo o seu progresso

Para saber como você está caminhando rumo aos seus objetivos é essencial que você monitore os seus progressos. Se você não fizer isso, ficará muito mais difícil saber se realmente está no caminho certo, e se é necessário fazer ajustes na sua rotina de treinos.

Hoje existem várias ferramentas que podem te ajudar a fazer esse monitoramento de forma fácil e rápida. Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará diversos aplicativos e planilhas que podem te ajudar a fazer isso de maneira muito simples.

Considerações finais

Você precisa ter em mente que os exercícios são essenciais para a perda e manutenção do peso. Não adianta apenas fazer dieta, é preciso aliar a alimentação saudável com uma rotina de exercícios adequada.

É preciso entender também que uma rotina de exercícios muito pesada pode provocar problemas de saúde e muitas decepções, mas que uma rotina de exercícios muito fácil pode acabar te distanciando dos seus objetivos.

Encontrar um equilíbrio saudável é o segredo para a criação de metas de exercícios que você realmente consiga alcançar e que te proporcionem realização e motivação quando alcançá-las.

Dica extra:

Atualmente existem programas de exercícios que podem ser feitos através da internet, é o caso do Queima de 48 Horas, um programa de emagrecimento muito interessante com uma proposta inovadora. Vale a pena conhecer!

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!