Como emagrecer rápido: os segredos para ficar em forma

Você está tendo problemas para perder peso, e deseja saber como emagrecer rápido? Nesse artigo eu vou apresentar 11 dicas para ajudar você a ficar em forma.

Perder peso pode ser algo muito difícil para muita gente, no entanto, as pessoas cometem muitos erros que atrapalham muito o processo de emagrecimento. Corrigir alguns desses erros já é um grande passo para iniciar ou acelerar a perda de peso.

Como emagrecer rápido: 11 dicas para ajudar você a ficar em forma

confira como emagrecer rápidoLeia todas as dicas com bastante atenção, e se você perceber que está cometendo alguns erros ao tentar emagrecer, não se culpe, afinal, existem muitas informações erradas por aí que acabam confundindo quem está em guerra contra a balança.

1 – Coma menos carboidratos

As dietas que restringem o consumo de carboidratos realmente podem ajudar a acelerar o processo de emagrecimento. Portanto, se você deseja emagrecer, comece cortando o açúcar e o amido (pão, por exemplo).

É claro que você conseguirá emagrecer alguns quilinhos seguindo apenas uma dieta hipocalórica, no entanto, a maioria das dietas são difíceis de seguir, pois elas despertam um gigante implacável que muitas vezes leva qualquer dieta ao fracasso: a fome.

As dietas que pregam que você deve ingerir menos calorias diariamente são verdadeiras dietas masoquistas, e mesmo que você resista com todas as suas forças, vai chegar um momento em que a vontade de comer falará mais alto.

A fome é uma adversária cruel que derrota a maioria das pessoas que desejam perder peso, portanto, a melhor maneira de combatê-la é seguir uma dieta que, ao invés provocar muita fome, ajude a minimizá-la.

A principal vantagem de uma dieta com poucos carboidratos é que ela ajuda você a sentir menos fome. Calma, eu já vou explicar como funciona.

O açúcar e o amido são capazes de aumentar a fome, então, quando você os elimina da alimentação, seu organismo naturalmente se sentirá satisfeito com uma porção menor de comida.

Mas apesar da dieta pobre em carboidratos realmente ajudar a perder peso rápido, ela não é bem vista pela maioria dos profissionais de saúde. Eu já escrevi um guia bastante completo sobre esse tipo de dieta, considere lê-lo antes de decidir cortar os carboidratos da sua alimentação.

2 – Coma quando você sentir fome

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, é cortar os carboidratos da alimentação e ao mesmo tempo evitar comer gorduras. O problema é que os carboidratos e as gorduras são os principais combustíveis que o organismo utiliza para produzir energia, assim, quando você segue uma dieta pobre em carboidratos, e restringe também o consumo de gorduras, seu organismo começa a reclamar, e você sente muita fome.

Se você persistir nessa estratégia errada, mais cedo ou mais tarde não conseguirá suportar a fome, e acabará desistindo da dieta.

A solução para esse problema é continuar consumindo poucos carboidratos, e aumentar o consumo de gorduras, e comer sempre que sentir fome.

Você deve incluir os seguintes alimentos na sua alimentação, e sem sentir culpa por isso:

  • Manteiga
  • Azeite de oliva
  • Carnes
  • Peixes
  • Bacon
  • Ovos
  • Óleo de coco

Você não pode ficar com fome, precisa comer sempre o suficiente para se sentir satisfeito, principalmente no início do processo de emagrecimento. Ao comer menos carboidratos e ingerir mais gorduras, seu corpo começará a queimar gorduras para conseguir a energia que ele precisa.

Além disso, a falta de carboidratos diminuirá os níveis de insulina circulando no seu sangue, e isso é bom para evitar a formação de depósitos de gordura. O resultado é que seu corpo se transformará numa máquina de queimar gordura, e você perderá peso sem precisar passar fome.

Você quer mesmo saber como emagrecer rápido? Então saiba que você não precisa temer a gordura saturada. No entanto, se quiser, pode dar preferência à gordura insaturada, e você a encontra em alimentos como o azeite de oliva, abacate e peixes gordos.

Mas vale um alerta:

Tudo o que foi dito até aqui realmente ajuda a emagrecer mais rápido, e muitos especialistas recomendam essas coisas, no entanto, existem também muitos outros especialistas que condenam essas estratégias.

Portanto, para evitar problemas de saúde, antes de seguir essas recomendações, visite seu médico e converse com ele a respeito dessas estratégias de emagrecimento.

3 – Esqueça os produtos low carb

Os alimentos low carb são bastante famosos nos Estados Unidos, e agora já estão chegando ao Brasil com toda a força.

Os low carb são produtos que foram modificados pela indústria alimentícia e transformados em alimentos pobres em carboidratos. No entanto, se você realmente deseja saber como emagrecer rápido, precisa entender que uma dieta emagrecedora deve ser baseada em comida de verdade.

Durante milhares de anos os seres humanos comeram comida de verdade, mas de uns tempos para cá a indústria alimentícia criou alguns produtos que não são comida de verdade, mas apenas produtos.

Os alimentos low carb não cumprem o que prometem. Eles estão cheios de componentes que podem fazer você ganhar peso, portanto, tome muito cuidado.

Ao invés de comprar e comer produtos low carb, dê preferência à qualidade dos alimentos, e isso quer dizer que você deve consumir menos comida processada, e mais comida de verdade.

4 – Tenha paciência

Muitas pessoas levam décadas para ganhar muito peso, no entanto, quando descobrem que precisam emagrecer, querem perder todo o peso o mais rápido possível. Para conseguir isso, decidem que a melhor opção é morrer de fome. Mas já sabemos que essa estratégia é muito pouco eficaz a longo prazo.

Para ter sucesso, ou seja, para emagrecer e ficar com o corpo em forma, é preciso algum tempo.

Em uma dieta com pouquíssimos carboidratos é possível perder de 1 a 3 kg na primeira semana, e uma média 0,5 kg nas semanas seguintes. Pode parecer muito pouco, mas veja bem, em 1 ano é possível perder aproximadamente 25 kg, e isso não é tão pouco assim.

Algumas pessoas perdem peso mais rápido que outras, e muitas vezes isso não tem relação com os esforços despendidos, mas sim com diferenças no que diz respeito ao metabolismo. Portanto, evite ficar se comparando com as outras pessoas, pois isso pode acabar com a sua motivação.

Você pode perder peso mais rápido seguindo uma dieta adequada e praticando exercícios físicos. Contar apenas com a dieta não é uma atitude inteligente, e você precisa saber disso.

É importante também não se preocupar apenas com a perda de peso, mas também com a manutenção do peso perdido.

É possível perder peso para sempre, e você pode conseguir isso evitando voltar a praticar os hábitos que te levaram a ganhar peso. Se você perder peso, e logo em seguida voltar a viver exatamente da maneira que vivia quando ganhou peso, então certamente o excesso de peso voltará.

A manutenção do peso ideal requer paciência e mudanças a longo prazo. Esqueça as soluções rápidas, e se concentre em mudar os hábitos que são prejudiciais. Pode parecer difícil no início, mas é possível realizar as mudanças.

5 – Mulheres, cuidado com as frutas

Essa dica serve para os homens também, no entanto, as frutas podem trazer mais dificuldades para as mulheres que desejam perder peso.

Essa questão das frutas é bastante controversa, e tem causado muitas discussões acaloradas entre profissionais de saúde que discutem assuntos relacionados a emagrecimento.

As frutas são de fato excelentes para a saúde, mas o problema é que elas contêm uma quantidade enorme de açúcar. Para você ter uma ideia, cerca de 10% do peso das frutas é açúcar, e isso é bastante coisa.

O açúcar das frutas pode “desligar” a queima de gordura. Isso pode aumentar a fome e diminuir a perda de peso. Para evitar esse desastre, você não precisa cortar as frutas da alimentação, mas tome cuidado com exageros.

6 – Homens, cuidado com a cerveja

barriga de cerveja não é bomEssa dica também vale para as mulheres, mas os homens costumam beber mais cerveja, portanto, estão mais propensos a sofrer com as consequências que essa bebida pode causar.

Ora, você está lendo esse artigo que fala sobre como emagrecer rápido, então, acredito que isso quer dizer que você está disposto a fazer alguns sacrifícios para perder peso mais rapidamente.

Pode parecer um inferno maneirar no consumo de cerveja, mas entenda que apesar de ser deliciosa, essa bebida pode fazer você ficar ainda mais furioso com a balança.

A cerveja contém muitos carboidratos, e ela é capaz de frear a queima de gordura. É claro que você não precisa deixar de beber cerveja, mas tenha em mente que para emagrecer mais rápido é recomendado diminuir drasticamente o consumo dessa bebida — algumas dietas, como a da proteína, chegam até mesmo a recomendar a abstinência total de bebidas alcoólicas.

7 – Evite consumir adoçantes artificiais

Muita gente costuma utilizar adoçantes no lugar do açúcar, na esperança de que isso traga algum efeito benéfico ao processo de emagrecimento. Mas nenhum estudo até hoje conseguiu demostrar que os adoçantes artificiais realmente ajudam na perda de peso.

Na verdade, vários estudos já demonstraram que os adoçantes podem é aumentar o apetite e a vontade de comer alimentos doces

Além disso, os adoçantes artificiais podem favorecer a permanência do vício por doces, e os efeitos do consumo de adoçantes a longo prazo são totalmente desconhecidos.

8 – Procure diminuir o estresse, e durma mais

O estresse crônico pode aumentar os níveis de cortisol no seu corpo, e grandes quantidades de cortisol aumentam a fome, você come mais e ganha mais peso. Portanto, é importante que você procure diminuir o estresse. Isso pode não ser fácil, mas para emagrecer e garantir a sua saúde, o esforço vale a pena.

Aqui no blog eu já falei da importância do sono para quem deseja emagrecer. Se você está dormindo mal, procure descobrir o que está acontecendo, e tome atitudes para melhorar o seu sono. Faça isso o mais rápido possível.

9 – Exercite-se de maneira inteligente

Os exercícios sozinhos podem não fazer você perder a quantidade de peso que deseja, no entanto, eles são importantes para potencializar a perda de peso, e também ajudam a manter o corpo sempre forte e saudável.

Os exercícios têm vários efeitos benefícios. Por exemplo, ao se exercitar, seu corpo queima os estoques de glicogênio que estão disponíveis, e para produzir mais glicogênio o corpo precisa de carboidratos.

A vantagem disso é que logo após fazer alguma atividade física, você pode comer um pouco mais de carboidratos sem precisar ficar com medo de aumentar os níveis de insulina no seu sangue. Os carboidratos ingeridos depois da atividade física serão utilizados para produzir mais glicogênio. Só tome cuidado para não exagerar.

Veja aqui uma lista com 21 exercícios que você pode fazer para potencializar sua perda de peso.

10 – Procure um programa de emagrecimento

Existem alguns programas de emagrecimento que podem te ajudar a emagrecer mais rápido e de forma saudável. Mas tome cuidado ao procurar um desses programas, pois existem muitos deles por aí que não passam de pura enrolação.

Aqui no blog eu fiz uma avaliação bastante completa dos melhores programas de emagrecimento disponíveis em língua portuguesa. Considere dar uma olhada.

11 – Verifique como anda o equilíbrio de hormônios no seu organismo

Se você já seguiu todas as dicas anteriores, e mesmo assim não conseguiu emagrecer, então pode ser que desequilíbrios hormonais sejam a causa do seu problema.

Existem três áreas que costumam influenciar de maneira importante no aumento de peso:

1 – Hormônios da tireoide
2 – Os hormônios sexuais
3 – Os hormônios do estresse

Hormônios da tiroide

Muitas pessoas, principalmente mulheres, sofrem uma desaceleração do metabolismo como resultado de uma deficiência de hormônios da tireoide. Esse quadro é conhecido como hipotireoidismo. Os sintomas mais comuns são:

  • Fadiga
  • Intolerância ao frio
  • Prisão de ventre
  • Pele seca
  • Ganho de peso

Alguns exames laboratoriais podem ser feitos para verificar como anda o funcionamento da tireoide, sendo que normalmente são feitos exames de TSH e T4. O médico pode solicitar outros exames, e com base nos resultados, prescrever um tratamento adequado.

Hormônios sexuais

Os hormônios sexuais também podem afetar o peso.

Mulheres: as mulheres podem sofrer com a Síndrome do Ovário Policístico. Esse quadro provoca um aumento dos níveis de testosterona e insulina, e provoca efeitos como ganho de peso, distúrbios menstruais, infertilidade, acne, dentre outros.

Durante a menopausa é comum a queda dos níveis de estrogênio no organismo feminino, isso pode provocar ganho de peso, principalmente na região da barriga. Portanto, se você tem mais de 40 anos, e já notou ganho de peso, talvez esteja entrando na menopausa. A atitude mais aconselhável é procurar um médico para receber orientações.

Homens: após os 30 anos alguns homens já podem experimentar uma queda dos níveis de testosterona, e os níveis desse hormônio vão declinando com o avanço da idade. Essa queda pode provocar um ligeiro ganho de peso, especialmente na região da barriga. Além disso, pode ocorrer também diminuição da massa muscular.

A deficiência de testosterona pode ser parcialmente tratada com exercícios físicos e também com complementos de vitamina D. No entanto, é sempre importante procurar orientação médica.

Evite tomar altas doses de suplementos de testosterona, pois a suplementação por longos períodos de tempo pode aumentar os riscos de câncer de próstata.

Hormônios do estresse

sabia hormônio do estresse e emagrecimentoO culpado pelo ganho de peso também pode ser o famoso hormônio do estresse, o cortisol. Níveis elevados de cortisol podem aumentar a fome, e fazer você comer mais, o que fatalmente resultará em ganho de peso.

A causa mais comum do aumento dos níveis de cortisol é o estresse crônico e a falta de sono, ou o uso de medicação que contém cortisol.

Em alguns casos raros, o aumento dos níveis de cortisol pode estar relacionado a um tipo específico de tumor. De qualquer maneira, vale consultar o médico e fazer exames para verificar como anda os níveis de cortisol no seu organismo.

Preocupe-se em emagrecer com saúde!

Agora você já sabe como emagrecer rápido. Também sabe que algumas das dicas que foram dadas nesse artigo devem ser encaradas com cautela, e que antes de tomar qualquer decisão que afete a sua saúde é importante procurar orientação médica.

Mas quero te dar um conselho.

Eu sei que você deseja emagrecer o mais rápido possível, no entanto, nem sempre perder peso rápido é a melhor solução. O processo de emagrecimento deve ser bem planejado, e deve sempre priorizar a saúde, e não somente a aparência.

Como eu já disse várias vezes aqui no blog Emagrecimento Urgente, não existe solução mágica para a perda de peso. Se você deseja ficar em forma, ao invés de ficar procurando soluções mágicas para emagrecer rápido, considere investir na reeducação alimentar e em um programa de emagrecimento confiável e eficaz, e também não se esqueça de que os exercícios físicos são essenciais para potencializar a queima de gordura, fortalecer o corpo, proporcionar bem-estar e saúde.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!