Como saber se estou acima do peso? Tire suas dúvidas!

Como saber se estou acima do peso? Essa é uma pergunta que ouço frequentemente, e para ajudar quem deseja saber se está precisando perder alguns quilinhos, resolvi escrever um artigo bem completo explicando as formas de descobrir isso.

Como saber se estou acima do peso? É difícil descobrir isso?

Manter o peso ideal é muito importante para ter saúde e uma vida mais longa e feliz, por isso, é sempre bom cuidar bem da alimentação e ficar longe dos hábitos sedentários.

Como saber se estou acima do pesoA obesidade hoje em dia é um problema que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro e, infelizmente, ela aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças. Além disso, a obesidade e o sobrepeso mexem com a autoestima das pessoas, e provoca muitos desgostos e sofrimentos.

Sobrepeso e obesidade são sinais de que existe algum desequilíbrio físico, em muitos casos, são sinais de que existe um desequilíbrio emocional também. Assim, é preciso primeiro saber se você realmente está acima do peso, e depois procurar formas de resolver o problema.

Mas final, como saber se estou acima do peso?

A primeira coisa que eu preciso esclarecer é que a balança não é a melhor ferramenta para te ajudar a descobrir isso. Dentro de sua composição corporal, a gordura não é a mais pesada, na verdade, ela ocupa espaço, mas uma pessoa com excesso de gordura no corpo pode, em alguns casos, pesar menos que uma pessoa que tenha mais massa muscular.

O corpo humano é composto por massa gorda e magra. A massa magra é composta pelos ossos, músculos, articulações e órgãos. Por outro lado, a massa gorda é composta por tecido adiposo, e quando ela aumenta, então você tem um problema, e precisa se preocupar com ele e tentar resolvê-lo.

Mas como eu disse, a balança não é a melhor ferramenta para te dizer se você está acima do peso, pois o número que ela mostra diz respeito apenas ao seu peso total, e não à quantidade de gordura presente no seu corpo.

Existem duas maneiras de saber o percentual de gordura corporal de uma pessoa: o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação entre Cintura e Quadril (RCQ).

O IMC é o padrão internacional utilizado para saber se uma pessoa está ou não com um peso saudável. A RCQ é considerada mais adequada por muitos profissionais de saúde, pois ela é capaz de medir a gordura abdominal – lembrando que quanto maior a concentração de gordura abdominal, maior o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Como calcular o IMC

O IMC é calculado levando em consideração o peso e altura. Para saber se você está no peso ideal, é preciso observar as seis faixas de valores:

  • abaixo de 18,5 = abaixo do peso
  • 18,5 a 24,9 = peso normal
  • 25 a 29,9 = acima do peso (sobrepeso)
  • 30 a 34,9 = obesidade grau I
  • 35 a 39,9 = obesidade grau II
  • acima de 40 = obesidade grau III

É muito fácil calcular o IMC, basta utilizar a seguinte fórmula:

IMC= peso (quilos) ÷ altura² (metros)

Por exemplo, se uma pessoa pesa 95 kg, e mede 1,70 m:

IMC= 95 ÷ 1,70²

IMC= 95 ÷ 2,89

IMC= 32,87

No nosso exemplo, se conferirmos os valores de referência das faixas do IMC, vamos saber que essa pessoa está com Obesidade Grau I. Isso quer dizer que ela precisa se cuidar, pois sua saúde pode estar em risco.

No seu caso, para saber o seu peso ideal é só calcular o seu IMC, e observar os valores das faixas de referência. Qualquer número abaixo de 18,5 ou acima de 25, já é sinal de que alguma coisa pode estar em desequilíbrio no seu organismo. Nesse caso, recomendo que você procure orientações de um profissional de saúde.

Cálculo do RCQ

A Relação entre Cintura e Quadril (RCQ) é interessante porque ela mede a quantidade de gordura que está sendo acumulada no seu corpo, e isso o IMC não é capaz de medir.

É muito fácil calcular a RCQ, no entanto, é importante não apertar a fita métrica, e não prender ar no estômago. Expire lentamente.

Para calcular, faça o seguinte:

  • 1° Passo – Passe uma fita métrica à volta da cintura, na parte mais estreita. Anote a medida.
  • 2° Passo – Agora passe a fita métrica à volta do quadril, na parte mais larga. Anote a medida.
  • 3° Passo – Divida a medida da cintura pela medida do quadril.

As medidas devem ser:

  • Até 0,8 para mulheres
  • Até 0,9 para os homens

Resultados maiores que 0,8 para mulheres e maiores que 0,9 para homens já são sinais de que existe risco de doenças cardiovasculares. Quanto mais altos os valores, maior o risco.

Como alcançar e manter o peso ideal?

Se você já está no peso ideal, parabéns! Continue mantendo uma alimentação saudável e balanceada, e não abandone as atividades físicas.

Se você está acima do peso, agora é o momento de agir, não deixe para depois.

A primeira coisa que você precisa fazer é parar de comer alimentos lixo, como, por exemplo, alimentos industrializados, doces, refrigerantes, salgadinhos, fast-food.

Em seguida, é preciso abandonar os hábitos sedentários, e começar a praticar atividades físicas regularmente.

Para mudar a sua vida de maneira segura, é importante que você procure orientações de um profissional de saúde qualificado. O profissional de saúde te orientará no seu processo de transformação, e te ajudará a alcançar ótimos resultados da maneira mais saudável possível.

Dica Interessante:

No caso dos exercícios físicos, se você não dispõe de tempo para ir a uma academia, pode tentar fazer os treinos em casa. Nesse caso, recomendo que Acesse esse Link e dê uma olhada no artigo que eu escrevi sobre um ótimo sistema de treino que pode te ajudar a perder peso com saúde e mais rapidamente.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Natasha disse:

    Gostei muito do artigo. Parabéns !

  2. Tânia Cristina Ramos disse:

    Estou amando todas as suas dicas…tem sido de muito proveito tudo…vou começar os treinos…e me aplicar em tudo….Amo tudo isso..PARABÉNS pela obra…

  3. Maria de Fátima disse:

    Oi! Cristiano, gosto muito de receber suas ,
    ,dicas é muito importante ficar atualizada, com a nossa alimentação.Obrigada!

  4. Maria de Fátima disse:

    Olá ! Cristiano é muito bom, você nos orientar com suas dicas. Obrigada!

  5. Valdelicia Silva disse:

    Olá Cristiano! Encontrei há pouco tempo seu blog e tenho me identificado muito com suas dicas a respeito dos cuidados com o peso.

  6. virginia castiano disse:

    ola Cristiano amei as dicas e ja comecei a implementar