Como se pesar corretamente: não deixe a balança te enganar

A balança pode ajudar no controle do peso, no entanto, para não transformá-la em uma inimiga, é preciso saber como se pesar corretamente.

No artigo abaixo eu vou explicar como utilizar a balança corretamente. Também vou explicar o motivo pelo qual o peso pode variar durante o dia. Essa é uma matéria muito importante que pode te ajudar a evitar muitas frustrações e decisões erradas, portanto, recomendo que leia com bastante atenção.

Saiba como se pesar corretamente e evite muitas frustrações

descubra como se pesar corretamentePesar-se regularmente pode ajudar na perda e manutenção do peso, no entanto, é preciso tomar cuidado, afinal, existem muitos fatores que podem fazer o seu peso variar bastante ao longo do dia.

Se você costuma se pesar várias vezes ao dia, é melhor parar com isso, pois o peso de uma pessoa pode variar até 2 kg em um único dia, assim, o peso que você tinha pela manhã não será o mesmo que terá à tarde.

Mas por que o peso varia ao longo dia?

O jejum prologando, a ingestão de comida, o período menstrual e a retenção de líquidos são eventos que podem fazer o peso variar.

Por exemplo, seu peso pode variar devido à ingestão de água. Ficar muito tempo sem ir ao banheiro também pode interferir no peso.

Como se pesar corretamente

O ideal é se pesar pela manhã, depois de ir ao banheiro e antes de tomar o café. Pese apenas 1 vez por semana, e evite se pesar nos finais de semana, pois é comum ingerir mais comida no sábado e no domingo. É importante também pesar-se sempre no mesmo dia da semana, no mesmo horário, e na mesma balança. Fazendo isso, você evitará frustrações, e terá uma ideia mais real de como está caminhando seu processo de emagrecimento.

É preciso ter sempre em mente que a balança não mede a perda de gordura, mas sim o peso, portanto, variações no peso não necessariamente quer dizer aumento ou perda de gordura corporal. Mais à frente vou explicar sobre a questão da retenção de líquidos, então você vai entender melhor como as variações da quantidade de água no corpo podem interferir no peso.

Para evitar outras variações de peso, você deve tomar alguns cuidados com a balança:

  • Não coloque a balança no banheiro, pois a umidade pode interferir no funcionamento do aparelho;
  • Não coloque a balança sobre tapetes, ela precisa ficar sobre um piso nivelado;
  • Suba na balança sem roupa, e procure ficar parada(o), pois a movimentação do corpo pode interferir no resultado;
  • Pise sempre bem no centro da balança;
  • Faça testes para ver se a balança está funcionando corretamente, isso pode ser feito, por exemplo, colocando um saco de arroz de 5 kg sobre o aparelho, e verificando se ele está medindo o peso correto;
  • Fique atenta(o) à bateria da balança, pois bateria fraca pode interferir nos resultados.

Como a retenção de líquidos pode interferir no seu peso

A retenção de líquidos com certeza é uma das maiores responsáveis pelas variações de peso ao longo do dia e também ao longo do tempo.

Por exemplo…

Você começa a fazer dieta ou reeducação alimentar, e para comparar o peso, pesa no dia em que começou. Muito bem, cinco dias depois, você se pesa novamente, e percebe que perdeu alguns quilinhos. Isso te deixa muito feliz, e você ganha mais motivação para continuar a dieta ou reeducação alimentar.

Você se esforça por mais alguns dias, e se pesa novamente, e percebe que perdeu peso, mas bem menos que na última vez em que se pesou. Porém, você continua os esforços.

Alguns dias depois, você se pesa novamente, e quase morre de susto, pois descobre que perdeu pouquíssimo peso, e pode ser que descubra que até ganhou algum peso. Isso te deixa muito para baixo, e você acaba jogando tudo para alto. Mais uma tentativa frustrada!

Mas por que isso acontece?

Quando você faz alterações na sua alimentação, seu corpo acaba perdendo um pouco de água, e isso acontece de forma mais acentuada quando você faz alguma dieta muito restritiva. O fato é que a diminuição de peso pode acontecer devido à perda de água, e não devido à perda de gordura.

Com o correr dos dias, o corpo se acostuma àquela nova alimentação, e regula a quantidade ideal de água no organismo, então, a perda de peso diminui ou até mesmo cessa.

Muito bem, a retenção de líquidos pode provocar aumento de peso, mas por que essa retenção acontece?

Diversos fatores podem provocar retenção de água no organismo. As mulheres têm mais tendência para reter líquidos, e é por isso que é comum o aumento de peso durante o período menstrual – perceba que o aumento de peso no período menstrual pode acontecer devido ao aumento da concentração de água no organismo, e não necessariamente ao aumento de gordura.

Problemas de circulação, do coração e dos rins também podem fazer o corpo o reter mais líquidos.

Uma alimentação muito rica em sódio (sal) também pode favorecer a retenção de líquidos, portanto, nunca exagere no sal.

É importante também beber bastante água durante o dia. Isso pode parecer contraditório, mas a verdade é que a água é um diurético natural, sendo capaz de ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos.

Dica Extra: se você sofre com retenção de líquidos, pode ser que a drenagem linfática te ajude a acabar com o problema.

Considerações finais

Espero que essas informações sobre como se pesar corretamente te ajudem alcançar os seus objetivos de forma mais rápida e tranquila.

Tenha em mente que além de seguir essas dicas, é importante também fazer exercícios físicos regularmente. Lembrando que a atividade física ajuda a diminuir a retenção de líquidos e favorece a queima de gordura.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

20 Comentários

  1. diva da silva disse:

    gostei muito de sua dica materia sensacional

  2. Diana Rodrigues disse:

    Adorei a reportagem, me tirou muitas dúvidas e frustrações.

  3. Fernanda disse:

    Bom dia !
    Logo pela manhã tomo 1 litro de água de berinjela em jejum, e percebi que nessa semana minha roupas alargaram mais, mas quando fui pesar logo após ingerir essa quantidade de água vi na balança que eu não emagreci. A água de berinjela, pode interferir no peso pela manhã ? Obrigada.

  4. Fernanda disse:

    Obrigada pelo retorno. Mas a minha dúvida é saber se eu beber mais de 1 litro de água e for pesar, se isso irá interferir no meu peso na balança ?

  5. Fernanda disse:

    Obrigada ! Gostei muito das suas dicas e seus ensinamentos !

  6. Tainara Lessa disse:

    Parabéns pelo artigo,pois possui vocabulário de fácil entendimento. Obrigado pelas dicas !

  7. Vinicius disse:

    Obrigado! Agradeço pela dica.. fiquei até com medo, pois perdi 1 kg em 1 semana, depois de mais 1 semana não perdi nem 500 gramas… ai eu percebi que me pesei errado: as 18:00 da noite, não tinha ido no banheiro, e ingeri muito liquido!
    Vou começar a me pesar de manhã cedo como você disse.
    Mais uma vez, obrigado!

  8. Olá. Os teus artigos tem me ajudado muito com a perda de peso. Obrigado pela ajuda.

  9. Mery Rutchii disse:

    Cristiano, amigo querido, gostei muito da sua explicação pois muita coisa não sabia e realmente como começava a fazer os regimes me pesava todos os dias e um dia ficava feliz e no outro me desanimava kkkkkkk Obrigada de coração pela sua ajuda e incentivo acho que agora vou conseguir me livrar de alguns quilinhos a mais e com certeza diminuir os remédios da pressão e ter uma saúde melhor. Um grande abraço e minha amizade sempre.

  10. Michelle disse:

    Olá
    Muito útil teu artigo! Estou fazendo uma dieta de 600cal/dia. Utilizo a balança digital geratherm e me peso “estou com um peso”, 30seg depois me peso de novo e aparece outro. Uso os pés secos no eletrodos e não entendo!

  11. moane disse:

    ola,tenho hipotiroidismo de hashimoto,e estou 17 kg acima do peso,tenho 22 e pretendo engravidar,o q faço para emagrecer rapido?

  12. Valdenia disse:

    Gostei,amei saber tudo isso obg! Muito obg