Dieta alcalina para emagrecer: prós e contras

A dieta alcalina é um método emagrecedor que vem conquistando muitas pessoas no Brasil. O objetivo dessa dieta é estimular uma alimentação mais saudável e, com isso, eliminar as toxinas do organismo e favorecer a perda de peso.

Mas como funciona essa dieta na prática? Leia o artigo abaixo e saiba todos os detalhes.

Como funciona a dieta alcalina

Não existe nenhum estudo científico que tenha provado que a dieta alcalina realmente leva ao emagrecimento, no entanto, isso não tem impedido o seu uso por milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

dieta alcalinaSegundo os adeptos dessa dieta, ela funciona porque ajusta a alimentação, deixando o pH do sangue mais alcalino, o que favoreceria a eliminação de toxinas e a perda de peso.

Pontos positivos da dieta alcalina

Agora que você já sabe qual a estratégia de emagrecimento utilizada pela dieta alcalina, chegou o momento de conhecer quais os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde.

1 – Ajuda na reeducação alimentar

Se você tem dificuldades para manter uma alimentação balanceada e saudável, a dieta alcalina pode te ajudar a se alimentar melhor.

Essa dieta coloca no cardápio alimentos como legumes, frutas e verduras, e retira alimentos como a farinha branca, carnes muito gordurosas e alimentos industrializados. Por causa disso, quando bem balanceada, essa dieta pode funcionar muito bem como uma reeducação alimentar.

2 – Pode ajudar a acabar com a retenção de líquido

Quanto mais toxinas você ingere através da alimentação, mais seu corpo tende a reter líquidos. Como a dieta alcalina deixa o pH do sangue mais alcalino, seu corpo consegue eliminar as toxinas nocivas mais facilmente, e isso, consequentemente, ajuda a combater a retenção de líquido.

3 – Aumenta o consumo de alimentos integrais

Uma das vantagens dessa dieta é estimular o consumo de alimentos integrais.

O consumo de alimentos integrais melhora a digestão, prolonga a sensação de saciedade, e oferece ao corpo nutrientes de qualidade que favorecem a manutenção da saúde.

4 – Recomenda a prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas também é recomendada pelos adeptos dessa dieta. Isso é bastante positivo, pois os exercícios físicos têm um papel muito importante no processo de emagrecimento e na manutenção da saúde.

5 – Recomenda a diminuição do consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados, apesar de saborosos, são verdadeiros vilões, afinal, eles são ricos em sódio, corantes e outras substâncias nocivas. O consumo exagerado desse tipo de alimento prejudica a saúde e favorece o aumento de peso.

Ao cortar os alimentos industrializados do cardápio, a dieta alcalina ganha pontos no quesito alimentação saudável.

Pontos negativos da dieta alcalina

Como eu demonstrei acima, a dieta alcalina pode trazer alguns benefícios para a saúde, no entanto, essa dieta também possui alguns pontos negativos que devem ser observados com atenção.

1 – Não se preocupa tanto com as calorias

Essa dieta não se preocupa com o número de calorias ingeridas diariamente, afinal, a estratégia utilizada para favorecer a perda de peso é a eliminação de toxinas. Isso é uma falha, pois não existe comprovação científica de que somente a eliminação de toxinas nocivas é suficiente para provocar perda de peso.

Ao fazer essa dieta, a pessoa pode perder peso rápido não necessariamente devido à perda de gordura, mas sim devido à redução da retenção de líquidos.

2 – Não consumir carnes e laticínios pode ser um problema

O consumo excessivo de carnes e laticínios integrais pode favorecer o aumento do colesterol e o surgimento de doenças cardiovasculares, no entanto, parar de consumir esses alimentos pode ser prejudicial à saúde, afinal, comer carnes e laticínios na dose certa é importante para suprir as necessidades de cálcio e proteínas do organismo.

3 – Você pode não conseguir fazer exercícios físicos

Ao cortar a carne da alimentação, seu corpo pode sofrer com a falta de proteínas. Esses nutrientes são importantes para a construção dos músculos, portanto, ao aderir à proposta da dieta alcalina, você pode não conseguir ter um bom desempenho na prática de atividades físicas.

Caso você decida realmente seguir essa dieta, é importante consumir outras fontes de proteínas, como lentilhas, por exemplo.

4 – A mesma receita para todo mundo

Uma coisa importante que não deve ser negligenciada, é que a dieta alcalina, quando feita sem acompanhamento de um médico ou nutricionista, não leva em consideração as necessidades individuais. Isso é perigoso, pois pode causar prejuízos à saúde, e favorecer o surgimento de problemas como o efeito sanfona.

5 – É difícil seguir

Por ser uma dieta restritiva, ou seja, por não permitir um cardápio com muitas variedades de alimentos, pode ser um pouco difícil seguir a dieta alcalina. Esse é um ponto negativo que pode levar muitas pessoas a abandonarem o regime antes de conseguirem resultados satisfatórios.

Para terminar!

Como vimos no artigo, a dieta alcalina possui vários pontos positivos e negativos.

Minha intenção com esse texto é te ajudar a tomar uma decisão mais consciente.

Agora cabe a você decidir se vai seguir a dieta ou não. Mas de qualquer forma, lembre-se sempre de que é importante procurar orientação de um médico ou nutricionista antes de começar qualquer dieta.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. ROSEMEIRE DA SILVA disse:

    Gostaria de saber?Tenho cinquenta anos ,faço reeducação alimentar,pratico exercicios fisicos, e não consigo chegar a minha meta de 65 quilos, estou com 69 quilos, estou ficando desanimada , me ajudem por favor. meus exames medicos estão todos ok.

  2. Ana Lara disse:

    Já fiz a dieta dukan, e sentia muita fraqueza. Vou experimentar essa, mas se sentir fraca, vou comer frango grelhado.

  3. Luciana oliveira disse:

    Já fiz algumas dietas e atualmente estou fazendo a dieta do detox. Vou tentar fazer a dieta da alcalina para ver se é boa. Muito obrigada!