Dieta balanceada – Como ter uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada é aquela que fornece ao seu corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar adequadamente. Mas como manter uma dieta que realmente promova saúde e bem-estar?

No artigo abaixo eu vou explicar como é possível manter uma dieta balanceada de forma simples e econômica. Leia com bastante atenção para não perder nenhum detalhe.

Por que é importante manter uma dieta balanceada?

Para você viver com saúde, seu corpo precisa de vários nutrientes. Ele precisa da energia dos carboidratos; precisa de proteínas para construir os tecidos; de gorduras para armazenar energia, produzir hormônios e outras substâncias importantes; de vitaminas, fibras, minerais, bactérias e enzimas para ser capaz de realizar várias tarefas importantes para a manutenção da saúde. Ele também precisa de água.

dieta balanceadaSe a sua dieta não é balanceada, ou seja, se ela não oferece todos os nutrientes que o seu corpo precisa, começam a ocorrer falhas no seu organismo, então você pode ganhar peso ou emagrecer demais, ficar doente e perder a disposição para realizar as tarefas diárias.

Uma dieta não balanceada pode também pecar pelo excesso.

O excesso de nutrientes também é prejudicial. Por exemplo, se você consumir proteínas demais, o funcionamento dos seus rins pode ser afetado. Algumas vitaminas, quando consumidas em excesso, podem se tornar tóxicas. Gorduras e carboidratos em excesso podem fazer você ganhar peso e também desenvolver doenças cardiovasculares.

Também é importante ficar de olho na qualidade dos nutrientes. Existem diferentes tipos de carboidratos e gorduras, sendo que alguns tipos são benéficos, e outros nem tanto.

Como fazer uma dieta balanceada

Fazer uma dieta balanceada não é algo tão difícil assim. Claro que hoje em dia, por causa da falta de tempo, às vezes é complicado fugir dos alimentos prejudiciais, como fast-foods, por exemplo. Mas se você deseja manter a sua saúde e a boa forma, é necessário fazer algum esforço.

Agora veja quais alimentos você deve incluir na sua dieta balanceada.

Frutas

As frutas são excelentes fontes de nutrição. Elas possuem muitas vitaminas, fibras, antioxidantes e outros nutrientes importantes. Não economize na variedade, afinal, quando você consome vários tipos de frutas, o seu corpo recebe diversos nutrientes diferentes.

Prefira também consumir frutas orgânicas, pois elas são livres de pesticidas e outras substâncias nocivas.

Legumes e verduras

As verduras e os legumes são as principais fontes de vitaminas e minerais. Folhas verde-escuras geralmente contêm mais nutrientes, e não devem faltar no seu almoço e jantar.

Prefira também consumir verduras e legumes orgânicos, e prefira, sempre que possível, consumi-los crus, pois as altas temperaturas podem destruir os nutrientes e substâncias benéficas presentes nesses alimentos.

Grãos e alimentos integrais

Os alimentos e grãos integrais são melhores do ponto de vista nutricional.

Durante o processo de refinação os alimentos perdem a maior parte das vitaminas, fibras e minerais. Isso torna os alimentos refinados menos nutritivos. Além disso, esse tipo de alimento provoca muitos picos de insulina no sangue, e isso aumenta a fome e favorece o ganho de peso.

Os alimentos integrais não provocam tantos picos de insulina, e também são excelentes para prolongar a sensação de saciedade.

Mas muita gente pode dizer que os integrais são mais caros. Isso é verdade, mas veja bem, eles são mais nutritivos, e promovem mais saciedade que os refinados. Assim, ao consumir alimentos integrais, você sentirá menos fome e comerá menos. Isso refletirá positivamente na sua saúde e também no seu bolso.

Proteínas

Algumas dieta famosas, como a dieta da proteína, estimulam o consumo excessivo de proteínas. O problema é que o excesso de proteínas pode prejudicar o funcionamento dos rins e, em caso mais graves, pode causar insuficiência renal.

As proteínas são fundamentais para os músculos e para o cérebro, no entanto, é preciso consumi-las de forma correta.

Muita gente pensa que as proteínas estão presentes somente em alimentos de origem animal. Mas isso não é verdade.

Alimentos como grãos integrais, feijões, nozes, lentilhas, amêndoas, sementes e tofu também são excelentes fontes de proteínas. Você pode complementar com carnes magras, peixes, frango sem pele e lacticínios, mas evite excessos, e prefira sempre alimentos orgânicos.

Beba água

Não troque a água por nada. Refrigerantes, sucos industrializados (qualquer suco que vende no supermercado) e bebidas isotônicas possuem diversos componentes que prejudicam a saúde e causam aumento de peso.

O ideal é que você beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se quiser beber sucos, faça com frutas frescas, e não coloque açúcar. Se quiser tomar chá, não adoce.

Evite o consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados (processados) são péssimos para a saúde, e se você está acima do peso, eles são ainda mais nocivos.

Esses alimentos são ricos em conservantes, espessantes, corantes, acidulantes, aromatizantes. Todas essas substâncias são nocivas ao organismo.

Alimentos defumados também devem ser evitados, bem como salsichas, salames e mortadelas.

Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras trans, como margarina, pipoca de micro-ondas, glacê pronto, pizzas e salgados congelados, dentre outros. As gorduras trans não são reconhecidas pelo organismo, e aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares, além disso, favorecem o excesso de peso.

Uma dica interessante é sempre que você for ao supermercado, dê uma boa olhada nos rótulos dos produtos, se encontrar nomes esquisitos, devolva pra a prateleira, sua saúde agradecerá.

Comece hoje!

Pode ser um pouco difícil manter a dieta balanceada nas primeiras semanas, no entanto, você deve sempre pensar que uma alimentação adequada ajudará o seu corpo a se manter sempre saudável.

Vários estudos já comprovaram que pessoas que mantém uma dieta saudável e equilibrada vivem mais e melhor, portanto, não perca mais tempo, adote uma dieta balanceada e viva com mais saúde e alegria.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

63 Comentários

  1. lyly costa disse:

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiii esse blog

  2. Elizangela disse:

    Obrigado pelas dicas.. ótimo dia

  3. sandra disse:

    parabéns, adorei as dicas,
    começarei minha dieta hoje mesmo

  4. JOZELIA disse:

    Adorei as dicas, muito bom mesmo!

  5. Ruth disse:

    Muito bom,adorei!obrigada

  6. Rafael disse:

    Valeu parceiro!!!!!

  7. DIlma Teixeira disse:

    Valeu pelas dicas, gostei bastante!

  8. Celi disse:

    Ótimas orientações.

  9. erilene disse:

    Adorei as dicas ajudou miuto, parabens pelo site mt bom….

  10. Renata disse:

    Adorei a dica! Vale a pena cuidar da saúde. Obrigada.

  11. ROSELUCE GOMS PEREIRA disse:

    Muito boa as dica, tem como vc por favor enviar uma lista tipo o que pode e o que não pode em relação aos alimentos tenho uma certa dificuldade de diferenciar se estou comendo no alimento certo para a dieta. Obrigado desde de já.

  12. Damaris disse:

    Oi Cristiano..amei o site, suas dicas vão me ajudar muito , principalmente que estou começando agora a me reeducar na alimentação..Obrigada mesmo!!!!

  13. greice valeria disse:

    boa noite,
    obrigado pela dica e sua disponibilidade para nos ajudar.
    até breve

  14. Janaína Peixoto disse:

    Obrigada pela dica.

  15. FranciNeide Lima disse:

    Muito obrigada Cristiano Costa, suas dicas estão me ajudando muito, demais, amei, leio todas, muito bom, parabéns! Abraço

  16. alice disse:

    valeu octimas dicas tou fazendo isso.

  17. JANAINA disse:

    MUITO BOM, ESSE BLOG VAI ME AJUDAR MUITO, POIS FAZER DIETA É DIFÍIL E SEM UMA AJUDA É MUITO PIOR.
    PARABÉNSSS!!!

  18. neide martins disse:

    Estou adorando as suas orientaçoes.
    Obrigado

  19. ana maria disse:

    obrigado pela dica estou começando uma reeducação alimentar

  20. Luciana Gomes disse:

    São dicas valiosas vou começar a rever meu cardapio. Beijos

  21. Cleiwiany disse:

    Muito bom seu artigo, gostei muito do blog.

  22. paulo costa disse:

    obrigado pelas dicas estao me ajudando muitoo

  23. ruddy disse:

    Gostaria de agradecer as dicas ,pois esta sendo de grande utilidade para me estruturar um novo conceito em viver muito obrigado

  24. palestina tomas disse:

    Bom dia recebi o seu guia e estou a ler as suas dicas. espero que me ajude a perder peso, pós não aguento mais.

  25. Lourdes disse:

    Olá como está ?realmente as tuas dicas são boas sei que não v me arrepender porque já comecei ontem continuo contar consigo.

  26. Roberta disse:

    Adorei as sugestões!!

  27. Betania disse:

    Eu estou tomando os sucos ja tem uma semana e ja perdi quasse 4k MT FELIZZ Cristiano Deus te abençoe 😉

  28. francielma disse:

    olá Cristiano amei as suas dicas

  29. Domingas varanda disse:

    Adorei as suas dicas, mas não posso comer nada que seja verde escuro entre outros alimentos pq tomo varfine .mas muito obrigado e a sua ajuda é sempre benvinda. Atenciosamente Domingas

  30. Talita disse:

    Bom dia!
    Recebi o guia e estou iniciando a leitura dele e quanto a matéria postada achei muito boa

  31. Shirley disse:

    Estou amando o blog!!! Estou super motivada para começar. Mto Obrigada!!!

  32. Vânia Maria Castor disse:

    Olá Cristiano , obrigado pelas dicas , me ajudaram bastante

  33. Kelley S. disse:

    Excelente orientação para qualidade de vida! Perseverança no foco e sucesso!!! D ))

  34. Marta Souza disse:

    Oi Cristiano…..Adoreii suas orientações….. vou começar hj a ler o guia…..
    Quero mto atingir meu objetivo…bjuss

  35. Dany disse:

    Muito bom adorei!!!

  36. Tânia disse:

    Olá Cristiano adorei as suas dicas sensacionais…
    Obrigado!!!!!!!!!

  37. CAROL disse:

    SHOW DE BOLA ,SUPER DICAS TEM ME AJUDADO MUITO!!! ABRAÇOS””

  38. Mileidi Martinez Luna disse:

    Muito obrigada Senhor Critiano adorei as dicas,valeu

  39. Mileidi Martinez Luna disse:

    Gostei de todos seus artigos aguardo por mais por gentileza obrigada!!

  40. Marines disse:

    Adorei… preciso eliminar gorduras, encontrei aqui um grande incentivo, Já comecei até caminhar.. kkkk

  41. Monica disse:

    Tenho uma síndrome que me obriga a não gastar energia, de forma que praticar atividade física fica muito difícil p mim, p “ajudar” venho de uma família com problemas de obesidade. Minha única saída é cuidar da alimentação e as dicas do blog estão me ajudando.
    Obrigada

  42. Donato Barros disse:

    Os nutrientes são peças fundamentais para uma boa dieta balanceada. Gostei bastante do conteúdo principalmente por ter mostrado de forma simples e econômica como implementar esse tipo de dieta que beneficie uma alimentação saudável.

    Parabéns pelo site, conteúdo. Pois tenho certeza que ajudará muitos leitores.

    Atenciosamente,

  43. Edmar disse:

    Esse post é bem completo sobre alimentação saudável, realmente seria muito bom se as pessoas seguirem essas dicas, pois ajudará muito na sua saúde como está escrito no artigo este blog é completo sobre todos os assuntos relacionados a saúde.

  44. Aline disse:

    Bom dia meu nome é Aline tenho 26 anos e peso 127 kilos ja tentei de tudo para perder peso por uma semana ate consigo depois não consigo mais aí volto a comer tudo outra vez eu não trabalho fico muito tempo deitada só comendo tenho pressão alta eu queria que alguém pudesse me ajudar pois eu sei que preciso é quero perder peso