Dieta balanceada – Como ter uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada é aquela que fornece ao seu corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar adequadamente. Mas como manter uma dieta que realmente promova saúde e bem-estar?

No artigo abaixo eu vou explicar como é possível manter uma dieta balanceada de forma simples e econômica. Leia com bastante atenção para não perder nenhum detalhe.

Por que é importante manter uma dieta balanceada?

Para você viver com saúde, seu corpo precisa de vários nutrientes. Ele precisa da energia dos carboidratos; precisa de proteínas para construir os tecidos; de gorduras para armazenar energia, produzir hormônios e outras substâncias importantes; de vitaminas, fibras, minerais, bactérias e enzimas para ser capaz de realizar várias tarefas importantes para a manutenção da saúde. Ele também precisa de água.

dieta balanceadaSe a sua dieta não é balanceada, ou seja, se ela não oferece todos os nutrientes que o seu corpo precisa, começam a ocorrer falhas no seu organismo, então você pode ganhar peso ou emagrecer demais, ficar doente e perder a disposição para realizar as tarefas diárias.

Uma dieta não balanceada pode também pecar pelo excesso.

O excesso de nutrientes também é prejudicial. Por exemplo, se você consumir proteínas demais, o funcionamento dos seus rins pode ser afetado. Algumas vitaminas, quando consumidas em excesso, podem se tornar tóxicas. Gorduras e carboidratos em excesso podem fazer você ganhar peso e também desenvolver doenças cardiovasculares.

Também é importante ficar de olho na qualidade dos nutrientes. Existem diferentes tipos de carboidratos e gorduras, sendo que alguns tipos são benéficos, e outros nem tanto.

Como fazer uma dieta balanceada

Fazer uma dieta balanceada não é algo tão difícil assim. Claro que hoje em dia, por causa da falta de tempo, às vezes é complicado fugir dos alimentos prejudiciais, como fast-foods, por exemplo. Mas se você deseja manter a sua saúde e a boa forma, é necessário fazer algum esforço.

Agora veja quais alimentos você deve incluir na sua dieta balanceada.

Frutas

As frutas são excelentes fontes de nutrição. Elas possuem muitas vitaminas, fibras, antioxidantes e outros nutrientes importantes. Não economize na variedade, afinal, quando você consome vários tipos de frutas, o seu corpo recebe diversos nutrientes diferentes.

Prefira também consumir frutas orgânicas, pois elas são livres de pesticidas e outras substâncias nocivas.

Legumes e verduras

As verduras e os legumes são as principais fontes de vitaminas e minerais. Folhas verde-escuras geralmente contêm mais nutrientes, e não devem faltar no seu almoço e jantar.

Prefira também consumir verduras e legumes orgânicos, e prefira, sempre que possível, consumi-los crus, pois as altas temperaturas podem destruir os nutrientes e substâncias benéficas presentes nesses alimentos.

Grãos e alimentos integrais

Os alimentos e grãos integrais são melhores do ponto de vista nutricional.

Durante o processo de refinação os alimentos perdem a maior parte das vitaminas, fibras e minerais. Isso torna os alimentos refinados menos nutritivos. Além disso, esse tipo de alimento provoca muitos picos de insulina no sangue, e isso aumenta a fome e favorece o ganho de peso.

Os alimentos integrais não provocam tantos picos de insulina, e também são excelentes para prolongar a sensação de saciedade.

Mas muita gente pode dizer que os integrais são mais caros. Isso é verdade, mas veja bem, eles são mais nutritivos, e promovem mais saciedade que os refinados. Assim, ao consumir alimentos integrais, você sentirá menos fome e comerá menos. Isso refletirá positivamente na sua saúde e também no seu bolso.

Proteínas

Algumas dieta famosas, como a dieta da proteína, estimulam o consumo excessivo de proteínas. O problema é que o excesso de proteínas pode prejudicar o funcionamento dos rins e, em caso mais graves, pode causar insuficiência renal.

As proteínas são fundamentais para os músculos e para o cérebro, no entanto, é preciso consumi-las de forma correta.

Muita gente pensa que as proteínas estão presentes somente em alimentos de origem animal. Mas isso não é verdade.

Alimentos como grãos integrais, feijões, nozes, lentilhas, amêndoas, sementes e tofu também são excelentes fontes de proteínas. Você pode complementar com carnes magras, peixes, frango sem pele e lacticínios, mas evite excessos, e prefira sempre alimentos orgânicos.

Beba água

Não troque a água por nada. Refrigerantes, sucos industrializados (qualquer suco que vende no supermercado) e bebidas isotônicas possuem diversos componentes que prejudicam a saúde e causam aumento de peso.

O ideal é que você beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se quiser beber sucos, faça com frutas frescas, e não coloque açúcar. Se quiser tomar chá, não adoce.

Evite o consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados (processados) são péssimos para a saúde, e se você está acima do peso, eles são ainda mais nocivos.

Esses alimentos são ricos em conservantes, espessantes, corantes, acidulantes, aromatizantes. Todas essas substâncias são nocivas ao organismo.

Alimentos defumados também devem ser evitados, bem como salsichas, salames e mortadelas.

Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras trans, como margarina, pipoca de micro-ondas, glacê pronto, pizzas e salgados congelados, dentre outros. As gorduras trans não são reconhecidas pelo organismo, e aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares, além disso, favorecem o excesso de peso.

Uma dica interessante é sempre que você for ao supermercado, dê uma boa olhada nos rótulos dos produtos, se encontrar nomes esquisitos, devolva pra a prateleira, sua saúde agradecerá.

Comece hoje!

Pode ser um pouco difícil manter a dieta balanceada nas primeiras semanas, no entanto, você deve sempre pensar que uma alimentação adequada ajudará o seu corpo a se manter sempre saudável.

Vários estudos já comprovaram que pessoas que mantém uma dieta saudável e equilibrada vivem mais e melhor, portanto, não perca mais tempo, adote uma dieta balanceada e viva com mais saúde e alegria.

64 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *