Dieta Cetogênica: como fazer para emagrecer rápido

A Dieta Cetogênica é utilizada desde a década de 20 para o tratamento de crianças e adolescentes com epilepsia refratária. Essa dieta consiste em manter uma alimentação rica em gorduras, moderada em proteínas e baixo teor de carboidratos.

O objetivo é levar o corpo a entrar em cetose. Quando o corpo entra em cetose, ele passa a utilizar os corpos cetônicos como fonte de energia, o que leva à estabilidade cerebral e à diminuição das crises epilépticas.

No caso de quem deseja perder peso rápido, a Dieta Cetogênica promove uma grande queima de gordura. Isso acontece porque a alimentação com restrição de carboidratos leva à diminuição da quantidade de glicose no sangue, então o organismo é obrigado a queimar gordura para conseguir energia, o que acaba provocando o emagrecimento rápido.

Como emagrecer rápido com a Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica conheçaPara fazer a Dieta Cetogênica é preciso parar de comer alimentos que possuem grandes concentrações de carboidratos. Ao invés de consumir carboidratos, a recomendação é consumir alimentos ricos em gorduras e proteínas.

A boa notícia é que não há restrição quanto à quantidade de alimento, por isso, essa dieta não é muito difícil de seguir, já que você não precisa passar fome, basta restringir o consumo de alimentos que possuem muito carboidrato — mas tome cuidado, porque exageros podem sim influenciar negativamente nos resultados.

Para fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer o recomendado é manter uma alimentação que contenha:

  • 60 a 75% de calorias originadas de gorduras;
  • 20%, no máximo, de calorias provenientes de proteínas;
  • 15%, no máximo, de carboidratos, porém, os carboidratos devem ser de baixo índice glicêmico, justamente para evitar a elevação dos níveis de glicose no sangue.

Cardápio da Dieta Cetogênica

Não existe um cardápio pré-definido, isso porque o metabolismo de cada pessoa funciona de maneira diferente. O cardápio pode variar também de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Se você deseja fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer, o recomendado é procurar um médico ou nutricionista. Esses profissionais farão uma avaliação, e prescreverão um cardápio adaptado às suas necessidades e objetivos.

Dieta Cetogênica e exercícios físicos

Como sabemos, os exercícios físicos são essenciais para quem deseja emagrecer rápido, afinal, além de promoverem bem-estar e saúde, eles ajudam a evitar a flacidez.

Mas para quem segue a Dieta Cetogênica, pode ser difícil fazer exercícios físicos regularmente, principalmente aqueles exercícios que exigem mais do corpo.

Isso acontece porque essa dieta restringe o consumo de carboidratos, que são a nossa principal fonte de energia. A restrição no consumo de carboidratos leva a uma diminuição do principal combustível para os músculos: a glicose. Fazer exercícios quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos pode resultar em grande fraqueza e até mesmo desmaios.

Mas de jeito nenhum você precisa parar de fazer exercícios físicos. Existe uma variação da Dieta Cetogênica que possibilita a prática segura de atividades físicas. Essa variação é chamada de Dieta Cetogênica Cíclica.

Dieta Cetogênica Cíclica

Essa dieta consiste em manter o corpo em cetose durante toda a semana. No final de semana, você deve consumir alimentos que contenham carboidratos de baixo índice glicêmico. Esses carboidratos são armazenados no corpo, e proporcionam a energia que você precisa para praticar exercícios físicos durante a semana.

Essa variação da Dieta Cetogênica não proporciona energia para você fazer atividades físicas de alto impacto, como musculação e corrida, por exemplo. No entanto, ela proporciona energia para fazer atividades leves, como caminhadas curtas.

Como saber que o meu corpo entrou em cetose?

Para saber se a dieta realmente está levando o seu corpo a entrar em cetose, você pode comprar um medidor de níveis de cetose. Eles são vendidos em farmácias e até mesmo em lojas virtuais.

Existem duas versões desse aparelho:

  • Urina: para medir a cetose você só precisa urinar numa placa fina feita de plástico. O material da ponta da plaquinha muda de cor quando reage aos corpos cetônicos. De acordo com a cor que ele ficar, é possível saber em qual nível de cetose o seu corpo está.
  • Sangue: é considerado mais preciso. Você utiliza um lancetador para retirar uma pequena amostra de sangue, depois é só colocar a amostra no aparelho que ele medirá o nível de cetose. O resultado aparecerá no visor.

Observações importantes sobre a Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica, assim como a Dieta da Proteína, é bastante restritiva e rígida. No que diz respeito à perda de peso, ela realmente traz ótimos resultados, no entanto, deve ser feita sob orientação de um médico ou nutricionista.

Essa dieta não pode seguida por longos períodos de tempo, pois a falta de carboidratos pode provocar sérios prejuízos à saúde.

Nem todo mundo pode fazer a Dieta Cetogênica, veja abaixo para quais grupos de pessoas ela é contraindicada:

  • Pessoas com mais de 65 anos;
  • Pessoas com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares;
  • Pessoas que sofrem com insuficiência hepática ou renal;
  • Pessoas que estão fazendo tratamento com cortisona.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

23 Comentários

  1. vinicius disse:

    estou fazendo a cetonica em 4 dias perdi 2 kilos continuo fazendo corro e caminho ,hoje faz 6 dias de dieta fui me pezar ganhei os 2 kilos novament nao entendi,e minha urina nao esta escura o que faço?

  2. Tania disse:

    Ja falei em outro topico,e vou deixar aqui a dica.

    Querido amigo comigo passou a mesma coisa,como descreve a colega acima.

    Eu tambem obtive efeito contrario.

    Precisei fazer essa dieta por 2 meses direto para perder,alias eliminar 3kg
    até procurar dicas sobre tiroides e cia,e encontrar o Dr. Lair Ribeironos videos do youtube.

    Solução:
    Algas marinhas,muito peixe do mar,sardinha,camarão cha de limão ,limonada e nossa querida erva brasileira agar-agar em todas as refeições e clara de ovos,presunto e pao preto torrado.

    Gelatinas diet e caminhada.

    Conclusao: Após mudar a alimentação,aumentar o nivel de iodo na alimentação ,consegui eliminar 15kg em 30 dias.

    Sai do 71.900kg para o 54.5kg mas foi luta.
    Pois meu corpo retinha liquidos e começou a estocar gordura,alias triplicou minha gordura. Todos os dias eram 73.100kg

    Mesmo com toda disciplina.

  3. Rosi disse:

    Bem o corpo se dá muito bem com essa dieta, os dois primeiros dias são horríveis, depois acostuma. Em 5 dias perdi 3 kilos.
    Continuo firme e pretendo perder 10k

  4. Maria de Fátima disse:

    Boa tarde Tania vc pode me mandar o cardápio. Fico agradecida preciso perder 30kg. Obrigada

  5. Cátia Rezende disse:

    Tânia me mande o seu cardápio…preciso eliminar 20 kg por favor.

    obrigada!

  6. Barbara disse:

    Boa tarde gente!!
    Duvidei muito desta dieta..para mim, era tudo balela, porém resolvi arriscar. Não estava mais aguentando ser uma BALEIA. Estou no meu 6 dia (na metade do 6 dia). Tenho intestino preso, o que dificulta um pouco o resultado. Estou perseverante .. Tenho 1,58 cm de altura.
    Comecei a dieta com terríveis 75kgs. Depois de 5 dias ja estava pesando 71kgs, ou seja, 4 kgs em 5 dias.. AEEEEE!!
    Pretendo eliminar mais 16kgs.. então, bora continuar esta dieta até o fim.. META 55,0kgs. Me acompanhem nesta. Volto depois =)

  7. Daniela disse:

    Eu já tinha iniciando em Março desse ano, e como estava desempregada, me virava com pouca diversidade de alimentos Era ovo, bacon, calabresa, presunto, peito de peru, requeijão e na vontade de doce eu fazia “danoninho” em casa. Foi uma semana e 5 kilos eliminados. Aí eu fiz uma viagem com minha mãe e fora de casa é complicado seguir o plano. Sabendo dos bons resultados, retornei nessa segunda (06/07), iniciando a jornada com 77Kg. Sempre faço a pesagem com a mesma roupa para não criar ilusões (no meu caso, de camisola que é leve). Hoje (início do terceiro dia) eu me pesei com blusa de frio e calça, e estou com 75,9Kg. Ainda não estou praticando exercícios que é o recomendado, e o resultado já tá aparecendo. Vou me pesar na real somente no dia 13 pela manhã, aí tento voltar aqui e contar. Eu sou baixinha (1,58m), mas tenho ossatura larga e meu corpo fica “magro” com uns 60 Kg. Com essa dieta pretendo chegar aos 65Kg, depois disso, só no controle mesmo e exercícios. Se alguém estiver fazendo ou for começar e quiser trocar idéias, experiências e apoio.

  8. Cledson disse:

    Conheci esta dieta através de um vídeo de uma menina no youtube. Resolvi tentar, e realmente depois de 4 dias perdi 4kg. Vou continuar e tentar perder os 15kg que preciso. A unica coisa estranha é que não me sinto mais magro. Minha irmã falou que já é visível, mas eu não percebi. Vou me pesar mais uma vez hoje e depois só no 15° dia. Quero ver se realmente vou perder o peso que todo mundo fala que perde, e volto aqui pra contar.

  9. Isabel disse:

    Gente por favor me passam essa dieta. Tenho 46 anos e meu metabolismo muito lento. To aguardando. Grata

  10. Isabel Cristina disse:

    Pessoal o que pode tá acontecendo comigo? Não to emagrecendo com a dieta. Comecei na quinta e no sábado tinha perdido uma barbaridada. Nesse dia quebrei com um docinho. Mas continuei e estou fazendo ate hj dia 26 agosto. Mas nao tô perdendo nada. Eu menstruei. Pode ser por isso. Mas to inchada e não perdi nada. Gente me ajuda. Peso 73 kgs. To ficando até deprimida. Ja tentei de tudo e não emagreço. Será que é porque ja tenho 46 anos?

  11. Silvia Silva disse:

    Boa tarde, por favor me ajudem!!! Estou no terceiro dia da dieta cetogênica e tudo indica que irei menstruar, ou algum escape….tomo anticoncepcional de uso contínuo CERAZET, estou super preocupada!!! Tem alguma coisa a ver com a dieta??? Socorro, não quero menstruar, sofro demais!!!

    obs: amanha entro com os carboidratos, com as taxas permitidas.

    SERÁ QUE DEVO PARAR A DIETA??? ou ENTRANDO COM OS CARBO. MINHA MENSTRUAÇÃO CESSARÁ NOVAMENTE….ME AJUDEM POR FAVOR!!!

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Silvia!

      O recomendado é você procurar orientação de um médico ou nutricionista, pois a dieta cetogênica não pode ser feita sem orientação de um profissional de saúde.

      Abraços!

  12. JANETE disse:

    Olá, alguém ainda está fazendo a dieta????

  13. Marcelo disse:

    Para quem tem dificuldades para iniciar a dieta, comece apenas reduzindo os carboidratos, não precisa deixar de ingerir..apenas façam uma dieta low carbo.. fique dois dias sem ingerir carbos e no resto da semana volte a consumir carbos porem em pequena quantidade de preferência no almoço e treine façam uma atividade aeróbica, uma caminhada ajuda três vezes na semana.. ficando assim… segunda e terça não ingerir carbos, porem não treinar, quarta, quinta e sexta ingerir carbos em pequenas quantidades, de preferência no almoço e fazendo treino aerobico, sábado não consuma carbos e não treine… e Domingo faça um dia OFF.. consuma carbos sem medo, porem de forma consciênte de preferência para frutas.. aproveite e coma algum doce ou algo q vc goste no almoço.. segunda retome tudo nada de carbos…e assim vai… é bem melhor que ficar sem ingerir carbos por muito tempo… eu fiz assim hoje tenho 13% de gordura corporal… e digo oq me ajudou a manter a dieta por muito tempo foi o dia OFF no domingo onde consumo sem medo como se n tivesse fazendo a dieta… se n fosse esse dia OFF certamente já teria desistido da dieta lá no começo.

  14. francielle oliveira da luz disse:

    Olha vou te dizer que essa dieta ai é sofrida, fiz por 5 dias e acho q se precisar sou ateh capaz de fazer novamente + ela dah bastante dor de cabeça, dah frio no corpo, e no 5 dia vc está matando por um pao de qquer tamanho + dah resultado.

  15. Livia Cristina disse:

    Oi, estou com uma duvida, sobre a salsicha, mortadela e o tipo de linguiça! e a hora certa de consumir!

  16. Cindy disse:

    Oi eu estou fazendo a dieta já perdi 7kg em uma semana sem fazer exercícios.Minha meta é 15 kg estou me dando super bem com a dieta a melhor que eu já fiz.

  17. SUELI disse:

    olá, entrei em cetose faz cinco dias, segundo pesquisa se leva em torno de 15 dias para estar cetoadaptada, a perda de peso iniciará logo após entrar em cetose ou após os quinze dias, porque como disse já fazem cinco dias qu entrei em cetose mais não vi resultados na balança, muito obrigado

  18. Sara disse:

    O anticoncepcional interfere na perda de peso? Já estou no 5 dia e só perdi 1k. Estou fazendo tudo certo…

  19. leo disse:

    estou fazendo a dieta a dezessete dias e só consegui perder 3,500 achei muito pouco