Dieta da berinjela para emagrecer rápido: como fazer

A berinjela é um fruto não muito presente na mesa dos brasileiros, no entanto, ela está ficando famosa graças as suas capacidades emagrecedoras. Muita gente tem procurado informações sobre como fazer a dieta da berinjela para emagrecer, e se você também quer saber como fazer essa dieta, leia o artigo abaixo com bastante atenção.

A dieta da berinjela realmente funciona?

dieta da berinjela para emagrecer simplesA berinjela é um alimento que possui uma quantidade muito pequena de calorias (100 gramas de berinjela possuem apenas 16 calorias). Esse fruto é riquíssimo em fibras, vitaminas e minerais. Por ter muita fibra, a berinjela ajuda a melhorar o trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade.

As fibras presentes na berinjela, quando ingeridas juntamente com uma quantidade adequada de água, se transformam numa espécie de gel que torna a digestão mais lenta. Esse gel também aumenta a distensão da parede do estômago, o que favorece o prolongamento da sensação de saciedade.

Esses dois efeitos contribuem para o emagrecimento saudável, já que a pessoa sente menos fome, e acaba ingerindo menos calorias.

Como fazer a dieta da berinjela

Na verdade não existe realmente uma dieta da berinjela, o que existem são cardápios que são montados tendo a berinjela como um dos ingredientes.

O segredo para emagrecer utilizando a berinjela é seguir um plano alimentar saudável e equilibrado, e claro, incluindo esse fruto no cardápio. Não podemos esquecer também de que é importante fazer exercícios físicos regularmente.

Para melhorar ainda mais os resultados, você pode, além de incluir a berinjela nos seus pratos, tomar água de berinjela e utilizar diariamente a farinha de berinjela. Aqui no blog já ensinamos como fazer a farinha de berinjela para emagrecer, e agora vamos ensinar como fazer a água de berinjela.

É importante frisar que, segundo algumas pesquisas, a farinha de berinjela traz mais benefícios que a água de berinjela e a berinjela cozida ou assada (nunca coma berinjela frita), isso porque a farinha preserva todas as propriedades do fruto.

O bom da farinha de berinjela é que ela pode ser incluída em vários pratos, e como quase não tem gosto, é mais fácil de consumir.

Como fazer a água de berinjela para emagrecer

Fazer a água de berinjela é muito fácil, confira:

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 litro de água

Pegue a berinjela e retire sua casca com cuidado, depois coloque o fruto de molho na água e deixe durante toda a noite. Logo pela manhã, é só bater tudo no liquidificador, coar e beber durante todo o dia. Não coloque açúcar.

Agora veja uma sugestão de cardápio

O cardápio abaixo é apenas uma sugestão. O recomendado é que você procure uma nutricionista para fazer uma avaliação e elaborar um cardápio adaptado às características e necessidades do seu organismo.

sugestão de cardápio dieta da berinjela ok

Outros benefícios proporcionados pela berinjela

Como já foi mencionado, não existe uma dieta da berinjela para emagrecer, no entanto, o consumo frequente de berinjela pode trazer vários benefícios à saúde.

1 – Ajuda a reduzir o colesterol

A berinjela, principalmente sob a forma de farinha, ajuda a reduzir o colesterol. É claro que a berinjela não substitui os tratamentos convencionais de controle do colesterol, no entanto, pode ser uma aliada importante.

2 – Reduz dores articulares

A farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico no organismo. Esse ácido em excesso pode provocar dores nas articulações.

3 – Ajuda a diminuir o risco cardíaco

Os flavonoides presentes na berinjela podem ajudar a diminuir o risco de problemas cardíacos. O potássio presente no vegetal facilita o controle da pressão arterial.

Cuidados que você deve tomar

Apesar da berinjela ser um alimento que traz vários benefícios para a saúde, você não deve consumi-la em excesso. Por isso é tão importante procurar orientação de uma nutricionista, justamente para eliminar os riscos de cair no consumo excessivo.

As fibras em excesso podem causar prisão de ventre e perda de nutrientes. Como a berinjela é muito rica em fibras, é preciso dosar o consumo.

A berinjela também é rica em carboidratos, e a grande ingestão de carboidratos pode provocar aumento de peso.

A berinjela é um alimento que favorece a formação de radicais livres no organismo, e esses componentes podem provocar envelhecimento precoce. O recomendado é consumir a berinjela e também frutas cítricas, que são ricas em Vitamina C. 

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Daniel disse:

    Obrigado pelo dedicação e esforço em nos indicar os procedimentos saudável de uma dieta , e pelo livro disponível gratuitamente, abraços.

  2. cristiane disse:

    olá bom dia,essa agua de beringela pode ser ser tomada por quanto tempo?

  3. Carme disse:

    Que interessante nao sabia que a biringela ajuda na formacao de radicais livre Brigada pela informacao!

    • Cristiano Costa disse:

      Por favorecer um pouco a formação de radicais livres no organismo, é preciso consumir a berinjela e algum outro alimento rico em vitamina C.

      Abraços!

  4. Roseli disse:

    Eu ja faço a farinha diferente, corto 1,5 kg de beringela em fatias bem fininhas e coloco uma do lado da outra em varias assadeiras e coloco no sol sem cobrir quando estou em casa, se nao pode colocar telinhas de nylon por causa de algum pássaro, ai depois de varias horas elas estão quase secas e depois deicho no forno alto por 5 minutos só pra secarem 100% e depois bato no liquidificador. (Não guardem sem antes passar pelo forno se não embolora). Economizo muito gás com isso.