Dieta da maçã: descubra como fazer – Guia completo

Você conhece a dieta da maçã? Essa dieta é bastante famosa nos Estados Unidos, e foi criada pela nutricionista Tammi Flynn, que percebeu que quando seus clientes comiam uma maçã minutos antes de cada refeição, conseguiam perder mais peso.

Como funciona a dieta da maçã

Flynn testou a dieta da maçã em vários clientes, e muitos deles afirmam categoricamente que conseguiram perder até 17 kg em apenas 12 semanas.

Mas como funciona essa dieta?

dieta da maçã para emagrecer rápidoO fundamento da dieta da maçã é muito simples: basta comer 1 maçã 15 minutos antes de cada uma das 3 principais refeições. Ao comer maçã antes das refeições, as fibras da fruta agem promovendo saciedade, evitando que você coma demais.

Mas para perder ainda mais peso, a nutricionista recomenda também que a pessoa adote um cardápio pobre em carboidratos simples e gorduras saturadas. Além disso, os açúcares refinados devem ser eliminados.

Na dieta da maçã é importante comer 4 a 5 pequenas refeições por dia, e elas devem conter alimentos saudáveis pobres em gorduras. Cada refeição deve conter proteína magra, já que a proteína ajuda a reduzir o apetite, contribuindo para aumentar a perda de peso.

Outra recomendação é incluir 6 porções de outras frutas e legumes na alimentação diária. O objetivo é ajudar na redução calórica sem precisar sentir fome.

Benefícios da maçã

Além de deliciosa, a maçã é uma fruta que tem muitas propriedades benéficas à saúde:

  • A maçã possui até 5 g de fibras dietéticas, e essas fibras ajudam a preencher o estômago, o que diminui a fome e ajuda você a comer menos;
  • A maçã é rica em nutrientes protetores, como antioxidantes, minerais e vitaminas. Esses nutrientes protegem contra doenças cerebrais relacionadas com a idade, como a doença de Alzheimer, por exemplo;
  • A pectina presente na maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL);
  • Os flavonoides e outros fitoquímicos presentes na fruta protegem contra o câncer do fígado e do cólon;
  • Os taninos presentes na maçã protegem contra cáries, doenças da gengiva e infecções urinárias;
  • A maçã também é rica em ácido fólico, um tipo de ácido que previne problemas no tubo neural e protege contra o câncer. Além disso, comer 3 maçãs por dia durante a gravidez ajuda a controlar o ganho de peso, e também contribui para a prevenção de complicações congênitas no bebê.

Dieta da maçã e exercícios físicos

A dieta da maçã não dispensa os exercícios físicos. Segundo Flynn, a receita para emagrecer é combinar as refeições equilibradas com exercícios aeróbicos e musculação. Mas você não pode se esquecer de comer 3 maçãs por dia.

Considerações Finais

Essa dieta tem feito muito sucesso, e apesar de ter sido criada por uma nutricionista, não é recomendável segui-la sem orientação de um profissional de saúde qualificado.

Você precisa ter em mente que cada organismo funciona de maneira diferente, assim, uma recomendação que serve para uma pessoa, não necessariamente servirá para outra.

Para emagrecer sem riscos, o ideal é que você tenha um cardápio adaptado aos seus objetivos e necessidades nutricionais, e isso é algo que você conseguirá consultando uma nutricionista.