Dieta da USP original funciona mesmo?

A dieta da USP original é um regime restritivo da moda que foi bastante difundido nos anos 90. Mas essa dieta ficou tão famosa, que ainda hoje é utilizada por muita gente que está procurando maneiras de perder peso rápido.

A dieta da USP original funciona mesmo, ou seja, ela realmente proporciona perda de peso. Se for feita do jeito tradicional, ela pode ajudar uma pessoa a perder até 10 kg em 15 dias. Contudo, é importante encarar essa dieta com cautela. Mas por que? Simples, ela é muito restritiva, e pode acabar prejudicando a saúde de quem a segue.

No artigo abaixo explicaremos todos os detalhes a respeito dessa dieta para perder peso rápido.

Dieta da USP original: confira todos os detalhes a respeito desse regime

dieta da USP original funciona mesmo gente

Uma das principais coisas que você precisa saber a respeito da dieta da USP, é que ela não tem nenhum tipo de vínculo com a tão famosa Universidade de São Paulo (USP). Na verdade, não existe nenhuma prova de que essa dieta restritiva tem relação com as pesquisas realizadas pelos médicos e nutricionista da Universidade de São Paulo.

Quanto às características do regime, o cardápio da dieta da USP para emagrecer rápido é restritivo, e é montando para ser seguido durante 7 dias. No oitavo dia, a recomendação é parar um dia e comer o que der vontade, depois, começar a dieta novamente por mais um período de 7 dias.

A dieta da USP original é muito semelhante a outro regime famoso, a dieta da proteína. Ela é parecida porque defende a redução drástica do consumo de carboidratos, e o aumento do consumo de proteínas e gorduras. Outras dietas também funcionam de maneira parecida, um exemplo é a Dieta Dukan.

Outra coisa importante que podemos dizer a respeito da dieta da USP, é que ela pertence ao grupo das dietas hipocalóricas.

Esse grupo diz respeito aos regimes que defendem uma drástica redução no consumo de calorias diárias. Dietas desse tipo realmente proporcionam emagrecimento muito rápido, no entanto, podem ser bastante prejudiciais à saúde.

Dieta da USP e seus principais riscos

Como já foi mencionado, a dieta da USP realmente pode proporcionar emagrecimento rápido. Mas é importante ter em mente que um regime com essas características pode te enganar, ou seja, você poderá até perder alguns quilinhos, mas não estará perdendo apenas gorduras, na verdade, estará perdendo também bastante massa magra e líquidos, e isso não é bom.

Como a dieta da USP proíbe o consumo de alguns grupos alimentares, como os carboidratos, e reduz drasticamente o consumo diário de calorias, o risco de perder músculos e líquidos é enorme, e por causa disso, a perda de peso que essa dieta provoca não pode ser encarado como um emagrecimento real.

E tem mais!

Esse tipo de regime não faz bem para o seu organismo, afinal, ele será privado de nutrientes importantes, e isso poderá causar problemas como fraqueza, por exemplo.

Mas existe outro problema bastante chato.

Dietas com esse modo restritivo de funcionamento podem te deixar vulnerável ao efeito sanfona.

Como a dieta da USP provoca perda de massa magra e líquidos, o risco de você voltar a engordar após o regime é bastante grande, afinal, quando começar a se alimentar da mesma forma como se alimentava antes de fazer a dieta, seu corpo dará um jeito de repor o que perdeu, então, provavelmente você ganhará peso muito rapidamente.

Confira outros possíveis efeitos colaterais

A dieta da USP, como toda dieta restritiva, pode causar um grande número de efeitos colaterais bastante desagradáveis. Confira alguns deles:

  • Irritação;
  • Fraqueza muscular;
  • Mau hálito (esse problema acontece por causa da chamada cetose metabólica);
  • Tonturas;
  • Desatenção;
  • Estresse;
  • Cansaço;
  • Prisão de ventre;
  • Alterações no sono;
  • Dores de cabeça.

Podem ocorrer também alguns problemas mais graves, como complicações cardíacas e renais, por isso, é preciso ter bastante cautela com essa dieta, e nunca fazer um regime desses sem acompanhamento de uma nutricionista.

Cardápio da dieta da USP

Confira abaixo o cardápio que as pessoas costumam utilizar para fazer a dieta da USP – estamos apresentando esse cardápio apenas para demonstrar como funciona o regime. Esse plano alimentar não pode ser seguido sem o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado.

cardápio dieta da usp - exemplo

Esse cardápio é muito restritivo, não é mesmo?! É por esse motivo que insistimos que você deve tomar bastante cuidado, e nunca fazer esse tipo de regime sem orientação de uma nutricionista.

Dieta da USP ou reeducação alimentar: qual a melhor opção?

A dieta da USP original realmente pode ajudar a perder peso rápido, contudo, ela é apenas um regime restritivo, que, além de oferecer riscos à sua saúde, não te ajuda a se alimentar de maneira saudável e equilibrada.

Investir na reeducação alimentar é uma opção muito mais interessante, afinal, você aprenderá a ter hábitos alimentares mais saudáveis, não colocará a sua saúde em risco, e terá mais chances de emagrecer e manter um peso saudável ao longo do tempo.

Além de fazer reeducação alimentar, é importante também dar um basta no sedentarismo, e começar a fazer atividades físicas regularmente.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Diego disse:

    Muito interessante este cardápio, muito completo e pratico!

  2. natan disse:

    Essa dieta é top, achava que era feita pelo pessoal da USP

  3. andressa disse:

    gente, fazer dietas por conta própria é algo extremamente perigoso! Cada um é cada um, cada um tem um peso, uma altura, cada um tem que ter sua dieta personalizada! Não tem como ir na internet e escolher algo que talvez não satisfaça todas as suas necessidades calóricas e que supra todas as vitaminas que seu corpo precisa. Eu já fui em nutricionista e sei como é dieta para emagrecer. É bem diferente desta dieta da usp, é muito mais completa e segura. Emagrecer rápido é perigoso demais! vcs nem imaginam! Eu sou uma ex-ana e sei do que estou falando!

  4. Lucas disse:

    Olá, gostaria só de dizer um equívoco na publicação. O nosso organismo ele é movido realmente por carboidratos, não tendo este, o organismo tirará das GORDURAS, sua forma de energia, e em última instância vai tirar massa protética.

  5. lucia disse:

    Eu fiz a dieta da usp e emagreci sete quilos em quinze dias Achei pouco e continuei com a dieta por mais uns dez dias Amanheci com dores abdominal intensa , fui internada com suspeita de pedras nos rins e posteriormete apendicite aguda Os medicos queriam me operar e nao autorizei a cirurgia , pois nao senti firmeza no diagnostico Mas como as dores nao passava eu contimuei internada por cinco dias onde passei por varios exames … ultrasson , tomografia , sangue , urina e nada de anormal Resumindo … as dores nada mais era que GASES Tive alta no 5° dia, saí do hospital e fui direto para uma pizaria , fui a forra comi … comi como se fosse a ultima refeição da minha vida .