Dieta DASH: conheça os benefícios dessa dieta saudável

A dieta DASH tem se tornado uma grande aliada no combate à hipertensão, no entanto, essa dieta também pode ajudar a perder peso, desde que seja feita de maneira correta.

Dieta DASH: o que é?

A sigla DASH é uma abreviação de Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”.

Essa dieta surgiu a partir de um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos. Esse estudo teve apoio do National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI).

dieta DASH para emagrecerAtualmente essa dieta é considerada uma estratégia não medicamentosa muito promissora no que diz respeito ao combate à hipertensão e também na prevenção de problemas graves como o AVC.

A grande vantagem da dieta DASH é que ela é de baixo custo, fácil de seguir, não restringe grupos alimentares, e não provoca efeitos colaterais.

Além disso, ela é reconhecida pela comunidade científica.

Mas como funciona a dieta DASH?

Essa dieta recomenda o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, produtos lácteos que tenham baixo teor de gordura, verduras, aves, peixes e cereais integrais. Também recomenda diminuir o consumo de doces, sal, açúcares e carne vermelha.

Um plano alimentar fundamentado na dieta DASH proporciona uma alimentação rica em fibras, cálcio, magnésio e potássio. Isso contribui para diminuir a pressão arterial, reduzindo os riscos de problemas como AVC e doenças cardiovasculares.

Veja abaixo como deve ser a alimentação de acordo com as recomendações da dieta DASH original:

  • Frutas: 4 a 5 porções por dia
  • Vegetais: 4 a 5 porções por dia
  • Leite e derivados (com baixo teor de gordura): 2 a 3 porções por dia
  • Carnes magras, peixes e frango: menos de 180 gramas por dia
  • Óleos e gorduras: 2 a 3 porções por dia
  • Sementes e oleaginosas: 4 a 5 porções por semana
  • Açúcares: menos de 5 porções por semana
  • Sal: aproximadamente 6 g por dia (3000 mg)
  • Grãos integrais: 6 a 8 porções por dia

* Recomendações para uma dieta de 2100 kcal/dia.

Como emagrecer com a dieta DASH?

Apesar da dieta DASH não ter sido criada com o objetivo de proporcionar perda de peso, ela pode ser utilizada por quem deseja emagrecer.

Essa dieta é interessante porque proporciona uma alimentação saudável e balanceada, portanto, ela traz vários benefícios para a saúde.

É importante lembrar que uma alimentação balanceada e saudável proporciona mais disposição para realizar as atividades diárias, e ajuda a reduzir e a manter o peso ideal.

Para utilizar a dieta DASH para emagrecer é necessário elaborar um plano alimentar com redução calórica. Esse plano, quando elaborado corretamente, pode ser seguido por toda a vida.

Para elaborar esse plano é importante que você procure orientação de uma nutricionista, no entanto, você pode começar a sentir o gostinho da dieta DASH hoje mesmo. AQUI tem uma sugestão de cardápio de 6 dias baseado no estilo DASH. Com esse cardápio você pode emagrecer até 2 kg em apenas 1 semana, e sem precisar passar fome!

Além de seguir a dieta DASH, é importante também que você abandone os hábitos sedentários, e comece a se exercitar regularmente. Deixe a preguiça de lado e viva com mais saúde e felicidade.

Aqui no blog Emagrecimento Urgente existem diversas sugestões de exercícios físicos para emagrecer, inclusive, tem uma lista com os 21 melhores exercícios que auxiliam na perda de peso. Você pode conferir a lista completa [aqui].

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!