Dieta detox – cardápio e como fazer para emagrecer rápido

Se você está fazendo uma dieta saudável, mas mesmo assim não está perdendo a quantidade de peso que esperava, então pode ser que seu organismo ainda esteja intoxicado por causa dos alimentos tóxicos que você consumia antes de mudar a sua alimentação. Mas a boa notícia que existe uma solução para isso: a dieta detox.

A dieta detox não pode ser utilizada para emagrecer, já que ela não foi desenvolvida para isso. A dieta detox é uma técnica da nutrição funcional, e sua função é desintoxicar o organismo, com o objetivo de ajudá-lo a funcionar melhor.

Antes de iniciar uma dieta com o objetivo de perder peso, é recomendado fazer a dieta detox para eliminar as toxinas que estão no seu organismo. As toxinas podem atrapalhar o processo de emagrecimento, já que elas impedem que o organismo funcione corretamente. É por isso é importante eliminá-las, e só então iniciar uma dieta para emagrecer.

Dieta detox para emagrecer

Como funciona e como fazer a dieta detox

O fígado e os rins são os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas nocivas à saúde, no entanto, o funcionamento desses órgãos fica prejudicado quando consumimos bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, gorduras, sódio e açúcares.

Quando paramos de nos alimentar de maneira prejudicial, o fígado e os rins voltam a funcionar normalmente, e então eliminam as toxinas prejudiciais à saúde.

A dieta detox é uma técnica que prioriza os alimentos saudáveis, com o objetivo de ajudar o fígado e os rins a funcionarem melhor, de maneira que eles consigam desintoxicar o organismo mais rapidamente. Assim, a dieta detox pode ser uma aliada muito valiosa para quem deseja emagrecer rápido, desde que ela seja utilizada por pouco tempo e com o único objetivo de promover a rápida desintoxicação do organismo.

Para fazer a dieta detox você deve eliminar da sua alimentação aqueles alimentos que são ricos em gorduras saturadas e trans. O mesmo vale para produtos industrializados, bebidas alcoólicas e açúcar.

Você deve priorizar o consumo de verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas e grãos. De forma alguma pule refeições, pois isso pode levar o seu organismo a entrar em desequilíbrio, o que não é bom para quem deseja perder peso rápido.

Algumas dietas detox recomendam que você passe alguns dias apenas tomando líquidos, porém, essa é uma recomendação perigosa, que pode causar prejuízos a sua saúde. Ao se alimentar somente com líquidos, o seu fígado ficará sobrecarregado, pois precisará trabalhar mais para conseguir energia.

Uma dieta líquida também faz mal aos rins, pois o excesso de líquidos prejudica o equilíbrio dos eletrólitos no organismo, e em casos mais graves esse desequilíbrio pode resultar em desidratação.

Uma dieta essencialmente líquida é muito pobre em calorias, e isso pode levar você a sofrer com dores de cabeça, tonturas, desmaios, dentre outros problemas.

Você deve tomar bastante líquido sempre, mas não na proporção que algumas dietas malucas recomendam. O ideal é tomar de 2 a 2,5 litros de água por dia.

Durante a dieta detox você deve tomar água gelada e também alguns chás que ajudam no processo de desintoxicação do organismo. O chá verde e o chá de gengibre são boas opções — no caso do chá verde, ele deve ser consumido com moderação, pois possui muita cafeína.

Leia: Chás emagrecedores

Dieta detox e cardápio

dieta detox e efeito sanfonaNão existe um cardápio padrão da dieta detox, no entanto, para fazer essa dieta, você deve montar um cardápio repleto de verduras, legumes (de preferência orgânicos), frutas, oleaginosas, cereais, carnes magras, leguminosas, sementes e líquidos. Você pode colocar no cardápio da dieta detox alguns temperos naturais, como gengibre, alho, alecrim, cebola e ervas frescas.

Você deve riscar do seu cardápio os alimentos industrializados, os laticínios, açúcar, corantes e conservantes, adoçantes, cereais refinados, álcool, café e refrigerantes.

Para ver uma sugestão de cardápio dieta detox clique aqui.

Por quanto tempo devo seguir a dieta detox?

A duração do processo de desintoxicação varia de pessoa para pessoa, já que cada organismo tem suas particularidades, porém, você não pode seguir a dieta detox por mais de 7 dias.

Se você quiser fazer a dieta detox por mais tempo, procure um profissional de saúde.

Evite o efeito sanfona

Dietas muito restritivas levam o organismo a entrar em estado de emergência, assim, o metabolismo fica mais lento, e o corpo gasta menos energia. Além disso, essas dietas promovem perda de massa magra.

Quando você termina uma dieta muito restritiva, e volta a se alimentar normalmente, a tendência é que seu organismo acumule mais gordura, visto que seu corpo está queimando menos energia por causa do estado de emergência provocado pela dieta restritiva.

O resultado é que você engorda, mas não recupera a massa magra. Assim, seu corpo fica mais flácido e fraco.

Para evitar essa catástrofe, ao terminar a dieta detox, mude os seus hábitos alimentares. Faça uma reeducação alimentar e pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. Isso te ajudará a fugir do efeito sanfona.

>> Quer saber como fazer exercícios em casa para emagrecer? Clique aqui! <<

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. fernanda disse:

    Tem q ter força de vontade, eu tenho 21 anos e já estou emagrecendo. E vamos embora!!!!!!!!!!!!!!!!!!