Dieta do atum: como funciona e cuidados

A dieta do atum é mais uma dieta restritiva que tem feito bastante sucesso entre as pessoas que desejam perder peso rápido. Mas será que essa dieta realmente funciona? Quais os riscos de se seguir esse regime?

No artigo abaixo você saberá as respostas para essas e outras questões importantes. Confira!

Como funciona a dieta do atum

dieta do atum é restritivaA dieta do atum é baseada em um cardápio de apenas 1.000 calorias diárias. Essa dieta recebe esse nome porque o atum é incluído em pelo menos uma refeição do dia.

A dieta do atum não pode ser seguida por mais de três dias, afinal, ela é bastante restritiva e monótona, e se você segui-la por mais tempo, poderá prejudicar seriamente a sua saúde.

Durante os três dias dessa dieta você poderá fazer apenas 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), portanto, se você decidir seguir esse regime, prepare-se para sofrer com dores de cabeça, tonturas, fraqueza e desânimo.

Vantagens e desvantagens da dieta do atum

Eu não sou fã de dietas restritivas, e não recomendo a ninguém que siga esse tipo de regime, mas mesmo assim vou falar um pouquinho das vantagens da dieta do atum.

Depois vou falar das desvantagens, e tenho certeza que quando você terminar de ler o artigo, certamente vai entender que essa dieta não é a solução para o seu problema.

Vantagens

Uma das principais vantagens da dieta do atum, é que o atum é um alimento bastante rico em ácidos graxos poli-insaturados. Esses ácidos possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudam a manter a saúde do coração, reduzem o colesterol ruim e a pressão arterial.

Outra vantagem, é que essa dieta é muito curta, o que facilita a adesão daquelas pessoas que têm dificuldades para seguir regimes mais longos.

As vantagens param por aqui. Agora vamos ver as desvantagens.

Desvantagens

Esse regime restritivo recomenda apenas 3 refeições por dia, portanto, ele vai contra os princípios de uma alimentação balanceada, o que é bastante perigoso, considerando que uma alimentação balanceada é essencial para o  bom funcionamento do organismo.

Além disso, o cardápio da dieta do atum é bastante monótono, e todo mundo segue o mesmo cardápio, o que é péssimo, pois não são levadas em consideração as diferenças individuais.

Agora vem a parte mais dolorosa!

Por durar apenas três dias, e por recomendar apenas três refeições por dia, a dieta do atum favorece o ganho de peso. Isso mesmo que você leu!

Quando você faz uma dieta maluca como essa, seu organismo entende que algo perigoso está acontecendo (e ele tem toda razão). Então ele rapidamente dá um jeito de economizar energia, e quando faz isso, seu metabolismo fica mais lento, e seu corpo gasta menos calorias.

A tragédia vem logo que você termina a dieta.

Quando a dieta termina, e você volta a comer normalmente, o risco de engordar muito é bastante grande, pois seu metabolismo está lento, e seu corpo não precisa de toda a energia oferecida pelos alimentos que você ingere. O resultado é que a energia excedente vai sendo acumulada sob a forma de gordura.

Percebeu agora porque essa dieta pode trazer mais prejuízos que benefícios?

Cardápio

Se você não leu o artigo inteiro, ou seja, se já pulou logo para a parte do cardápio, recomendo que volte um pouco e leia sobre as desvantagens da dieta do atum.

Ok, agora você já conhece as principais desvantagens dessa dieta restritiva. Mas se mesmo assim quiser seguir esse regime, procure uma nutricionista e peça para que ela te ajude a montar um cardápio.

Considerações finais

A dieta do atum não serve para quem deseja emagrecer de forma saudável e definitiva, afinal, ela é um regime restritivo que não promove a reeducação alimentar.

Se você deseja de fato perder peso e viver uma vida mais plena e feliz, recomendo que fuja dessas dietas malucas e comece a se alimentar de forma balanceada e saudável, e procure se exercitar com mais frequência.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!