Dieta do Dr. Atkins: entenda como funciona

Se você já não sabe mais o que fazer para emagrecer, e está pensando em começar a Dieta do Dr. Atkins, peço que você pare tudo o que estiver fazendo, e se concentre nesse artigo, pois nele eu vou mostrar como funciona essa dieta, e quais os riscos que ela pode trazer para a sua saúde.

Como funciona a Dieta do Dr. Atkins

A Dieta do Dr. Atkins foi criada pelo médico norte-americano Robert Atkins. Apesar de ter sido criada nos anos 60, essa dieta ainda é bastante famosa e, inclusive, outras dietas famosas, como a Dieta Dukan, foram inspiradas no regime do Dr. Atkins.

Mas como funciona a dieta do Dr. Atkins?

Dieta do Dr. AtkinsA estratégia básica utilizada por essa dieta é a redução drástica da ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

Os carboidratos são utilizados pelo organismo para gerar energia, e ao cortar os carboidratos, o corpo é obrigado a retirar energia das gorduras. Esse efeito, segundo os defensores da dieta do Dr. Atkins, leva ao emagrecimento.

Se você optar por fazer esse regime, precisará consumir alimentos ricos em proteínas e gorduras. As proteínas são nutrientes capazes de aumentar a sensação de saciedade, portanto, você não passará fome durante a dieta, e esse é um dos motivos pelos quais a dieta criada pelo Dr. Atkins tem conquistado tantos adeptos.

Cuidado com a Dieta do Dr. Atkins!

Apesar dessa dieta ter sido criada por um médico, e apesar de ter conquistado um exército de seguidores, muitos especialistas condenam esse regime restritivo. E eles têm bons argumentos.

1 – Um dos argumentos utilizados pelos especialistas, é que apesar da Dieta do Dr. Atkins proporcionar emagrecimento rápido, não necessariamente ela proporciona perda de gordura.

Segundo esses especialistas, ao cortar os carboidratos da alimentação, o corpo começa a retirar energia do glicogênio armazenado nos músculos. Isso leva à perda de massa magra e água, o que resulta em emagrecimento rápido. No entanto, a maior parte da gordura corporal fica praticamente intacta, e só começa a ser queimada após o esgotamento das reservas de glicogênio.

Esse é um grave problema, pois quando a pessoa termina a dieta, e volta a se alimentar normalmente, o risco de engordar tudo novamente é muito grande. E tem outro problema. Como houve perda de massa magra, o risco de sofrer com a flacidez também se torna bastante alto.

2 – Como vimos anteriormente, a estratégia da Dieta do Dr. Atkins é restringir o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras.

O problema é que o consumo exagerado de proteínas pode dificultar o funcionamento dos rins, e favorecer o desenvolvimento de um quadro de insuficiência renal.

Além disso, o consumo elevado de gordura, em especial de gordura de origem animal, pode levar ao aumento dos níveis de colesterol ruim, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares.

3 – Durante o período em que estiver fazendo a dieta, você poderá sofrer com tonturas, dores de cabeça, fraqueza, indisposição e desmaios. Isso se deve à falta dos carboidratos.

4 – Como essa dieta é muito restritiva, você poderá encontrar grandes dificuldades para superar a vontade de comer doces e outras guloseimas. Além disso, poderá sofrer com mau humor e irritabilidade.

Palavras finais

Agora você já sabe como funciona a Dieta do Dr. Atkins, e quais consequências ela pode trazer para sua saúde, portanto, pode tomar uma decisão mais consciente sobre quais estratégias deseja utilizar para emagrecer.

Meu conselho é que você evite utilizar dietas restritivas, pois elas podem favorecer o efeito sanfona e ainda prejudicar a sua saúde.

Prefira sempre a reeducação alimentar, e nunca se esqueça de que as atividades físicas são essências para o emagrecimento saudável e consistente.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Rosana Danzer disse:

    Sao muito boas as dicas que tenho recebido no meu email, gostaria que me indicasse alguns exercicios para o braco pous sao muitos grosso e nao consigo. Perder a gordura d mesmo e estao flacidos. Agradeco e espero sua resposta .obrigada rosana danzer

  2. Robson Rachid disse:

    Engraçado, eu fiz essa dieta junto com academia e hiit, perdi 23 Kg, fiz testes de bioimpedância, e não perdi “massa magra” como disseram os “especialistas”. Deve-se lembrar que o ponto de partida para o surgimento dessa dieta foi o estilo de vida dos esquimós.

  3. Edna disse:

    Desejo seguir a dieta mas gostaria de dicas sobre exercícios para perder gordura na parte inferior da coxa e ancas

  4. Nathy disse:

    Engraçado tbm é que meu marido fez a dieta a partir do livro que adquirimos de sua tia, e o que ocorreu com meu esposo, foi exatamente o que continha e ocorreu com os pacientes citados nele no livro ” só benefícios! ”. Ele perdeu muitos kg rapidamente sem nenhum sintoma, ou efeito colateral. E antes que falem: ” Mas tais efeitos são a longo prazo”. faz se 5 anos!!!