Dieta do mediterrâneo para emagrecer

A dieta do mediterrâneo é baseada na alimentação dos povos que vivem nas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo. A dieta mediterrânea é conhecida no mundo inteiro, e se tornou sinônimo de alimentação saudável, e atualmente é está sendo bastante utilizada por pessoas que desejam emagrecer sem prejudicar a saúde.

A dieta do mediterrâneo não é um daqueles regimes malucos que exigem que você passe fome, no entanto, você precisará fazer alguns sacrifícios, como, por exemplo, diminuir bastante o consumo de doces e alimentos industrializados.

Como funciona a dieta do mediterrâneo

dieta do mediterrâneo saudávelA alimentação dos povos mediterrânicos é bastante diferente da alimentação de nós brasileiros. Ela é baseada em cereais, frutas, leguminosas, oleaginosas, peixes, vinho, leite e derivados, azeite de oliva e muitas ervas de cheiro. Carnes vermelhas, doces, produtos industrializados e alimentos ricos em gordura de original animal são pouco consumidos.

Para emagrecer com a dieta mediterrânea o que você precisa fazer é apenas seguir os mesmos costumes alimentares dos povos mediterrânicos.

  • Comece por substituir os alimentos industrializados por alimentos frescos in natura. Só com essa atitude você já ajudará o seu corpo a se livrar de uma grande quantidade de substâncias nocivas.
  • Troque a carne vermelha por peixes. Mas você não deve consumir qualquer peixe, o indicado é comer salmão, tilápia e sardinha. Os peixes não devem ser fritos, precisam ser assados ou grelhados, e o recomendado é comer pelo menos três porções por semana. A carne vermelha pode entrar no cardápio, mas deve ser consumida apenas 2 vezes por mês.
  • Consuma frutas e vegetais todos os dias. No caso dos vegetais, eles devem ser preparados no vapor. Coma bastante tomate, pois ele é rico em licopeno, uma substância que combate os radicais livres e previne contra doenças degenerativas. No almoço e jantar, inclua sempre uma saladinha verde, e de sobremesa, ao invés de comer um grande pedaço de torta de chocolate, coma uma fruta – inclua as frutas também no café da manhã e em um dos lanches do dia.
  • Consuma gorduras do bem. O azeite extravirgem é uma excelente fonte de gorduras do bem. Ele pode ser utilizado para temperar diversos alimentos, como peixes e saladas. Mas você não pode exagerar, pois ele é bastante calórico. O ideal é consumir, no máximo, 2 colheres de sopa de azeite por dia.
  • Na dieta do mediterrâneo o consumo de castanhas também é bastante estimulado. Portanto, diariamente você deve comer algumas castanhas, nozes e amêndoas. Esses alimentos ajudam a manter o colesterol sob controle, e também aumentam a sensação de saciedade. As castanhas podem ser utilizadas em diversos pratos, e também podem ser consumidas durante o lanche da manhã e da tarde.
  • Quem segue a dieta mediterrânea deve consumir grãos integrais. Eles são fonte de proteínas, e possuem diversas outras substâncias que ajudam a manter a saúde em dia. Portanto, grão de bico, soja, feijões e lentilha, não podem faltar no seu prato.
  • Na dieta mediterrânea é muito comum o uso do vinho. Vários estudos científicos já comprovaram que doses moderadas de vinho ajudam a proteger o coração. Mas não vale exagerar! O recomendado é tomar apenas 1 taça de vinho tinto por dia.
  • Os laticínios também fazem parte da dieta do mediterrâneo. Queijos, leite e iogurte são bem-vindos, mas dê preferência ao queijo branco, ao iogurte natural e ao leite semidesnatado.

Outras recomendações importantes

Se você seguir a dieta do mediterrâneo à risca conseguirá ótimos resultados muito rapidamente, no entanto, para alcançar resultados ainda mais interessantes, é preciso seguir também uma rotina adequada de exercícios físicos.

Os exercícios físicos, além de estimularem o seu corpo a queimar mais calorias, também fortalecem os músculos, melhoram o humor e ajudam o organismo a se proteger de doenças.

Se você não tem muito tempo disponível para ir a uma academia, não tem problema, pois é possível fazer vários exercícios emagrecedores no conforto de sua casa. Eu publiquei aqui no blog alguns vídeos que podem te ajudar a se exercitar de maneira correta. Confira Aqui.

Mas Atenção: É muito importante que você procure orientação de uma nutricionista e de um educador físico.

Recomendações!

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Elma disse:

    Adorei sei Blog

  2. Ivone disse:

    Essa dieta além de emagrecer ainda acaba, em pouco tempo, com os riscos cardiovasculares. Veja o vídeo do médico cardiologista Dr. Assem Malhortra.

  3. Dietas disse:

    Adoro a Dieta Mediterrânea, pois é muito boa para a saúde do corpo em geral, faz uso de uma Alimentação natural e proporciona ótimos resultados. Ótimo artigo!

  4. Rosana disse:

    adorei a ideia da dieta mediterranea, pois ela contem alimentos saudaveis, mais eu nao gosto de soja, castanhas e nozes. Apesar de gostar de suco de soja e vinho tinto aos finais de semana. Adorei o artigo.