Dieta do ovo cozido para emagrecer funciona?

Os ovos já foram considerados vilões, pois existia uma crença de que eles aumentavam o colesterol, no entanto, uma pesquisa realizada pelo Rochester Center for Obesity in America descobriu que os ovos ajudam na perda de peso.

Então quer dizer que a dieta do ovo cozido realmente emagrece? Segundo a pesquisa sim, e você descobrirá por que no artigo abaixo.

Dieta do ovo cozido emagrece: entenda por quê

A dieta do ovo cozido emagrece porque os ovos ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

O estudo realizado pelo Rochester Center provou que comer ovos no café da manhã ajuda a diminuir a fome.

Nesse estudo 30 mulheres com excesso de peso comiam no café da manhã 2 ovos cozidos ou bagel. Os ovos e o bagel possuíam a mesma quantidade de calorias.

dieta do ovo cozidoOs pesquisadores observaram os hábitos alimentares das mulheres, e constataram que as que comiam ovos no café da manhã sentiam menos fome na hora do almoço. Eles constaram também que essas mulheres que incluíram os ovos no café da manhã, nas 36 horas seguintes, consumiam, em média, 417 calorias a menos que as mulheres que comiam bagel no café da manhã.

A conclusão a que os pesquisadores chegaram foi que comer ovos no café da manhã prolonga a sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome excessiva.

Outro estudo realizado pela Wane State University (Michigan, Estados Unidos) chegou a uma conclusão parecida. Nesse estudo os pesquisadores descobriram que incluir ovos no café da manhã ajuda na perda de peso, desde que essa estratégia seja combinada com uma dieta de baixa caloria.

O poder do ovo cozido

A dieta do ovo cozido não é interessante somente porque emagrece.

O ovo cozido, apesar de ser pequeno, possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais, como o potássio, zinco, ferro, vitamina E e ácido fólico.

Um ovo possui aproximadamente 6,29 g de proteínas, e apenas 78 calorias, portanto, ele é alimento muito nutritivo que ajuda a controlar a fome e a manter a saúde em dia.

Os ovos também são ricos em vitamina B12. Essa vitamina é muito importante para manter o metabolismo saudável, além disso, ela ajuda o corpo a transformar as calorias ingeridas através da alimentação em energia. Essa vitamina também é importante para ajudar na formação dos glóbulos vermelhos — a falta de vitamina B12 pode favorecer o surgimento da anemia.

A vitamina A presente nos ovos ajuda a manter a saúde dos olhos, da pele, dos dentes e dos ossos. Além disso, essa vitamina também tem uma função importante no que diz respeito à amamentação e reprodução.

Mas é importante esclarecer que os ovos só oferecem todos esses benefícios quando são consumidos cozidos. Isso porque os ovos cozidos são preparados sem adição de óleo ou manteiga.

Vamos comparar:

  • Um ovo frito possui 90 calorias e aproximadamente 6,83 g de gorduras, sendo que 2 gramas são gorduras saturadas;
  • Um ovo mexido contém 91 calorias e 6,7 g de gorduras, sendo que 2 g são de saturadas;
  • Um ovo cozido possui apenas 78 calorias e 5,3 g de gorduras, sendo que 1,6 g são de gorduras saturadas.

Mas como fazer a dieta do ovo cozido?

Para fazer a dieta do ovo cozido basta você adicionar esse alimento ao seu cardápio. Mas não se esqueça de que o seu cardápio deve ser balanceado e saudável.

O ideal não é comer ovos no almoço ou jantar. Na verdade, para emagrecer é melhor você incluir o ovo no café da manhã, assim, você já começa controlar a sua fome desde manhãzinha.

Para te ajudar, segue abaixo uma sugestão de cardápio.

Café da manhã

  • 1 ovo cozido grande acompanhando de torradas
  • 1 xícara (chá) de café com leite desnatado
  • 1 fruta de sua preferência

Lanche da manhã

  • 1 fruta de sua preferência (pera, banana, maçã)

Almoço

  • 1 prato de salada feita com rodelas de laranja, palmito e rúcula
  • 2 colheres de sopa de arroz integral
  • 1 colher de sopa de feijão
  • 150 g de peixe assado ou grelhado
  • 1 taça de salada de frutas

Lanche da tarde

  • 1 torrada light
  • 1 colher de sobremesa de geleia de frutas vermelhas diet
  • 1 iogurte de frutas light

Jantar

  • 1 prato de sopa feita com abóbora e frango desfiado acompanhado de 1 torrada integral
  • ½ mamão tipo papaia com gotas de limão

Dicas importantes

  • Esse cardápio é apenas uma sugestão. O ideal é que você procure uma nutricionista para que ela faça um cardápio adaptado as suas necessidades.
  • Além de fazer a dieta do ovo cozido, não se esqueça de praticar exercícios físicos.
  • Não existe dieta milagrosa, o que provoca emagrecimento saudável e consistente é uma alimentação adequada aliada a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis. 

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Luciane disse:

    Eu adoro ovo cozido mas ainda mole, pode ser?